Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Policial Civil morto em Canoas

O policial civil Andre Klein Ferreira 32 anos, lotado na 17ª D.P da capital, foi baleado agora no começo da noite,quando chegava em sua casa na Rua Armando Fajardo, B.Igara em Canoas por 2 índividuos que o surpreenderam na tentativa de roubarem o seu veiculo.

O policial foi socorrido pelo SAMU,mas não resistiu e faleceu.
Os assaltantes fugiram em uma Kombi branca ,um deles baleado pelo policial deu entrada no hospital Centenário de São Leopoldo,sendo preso no local,seu comparsa fugiu.

CCT Rancho Crioulo homenageado na Câmara de Vereadores

Por iniciativa do Vereador Dario Silveira (PDT) o Centro Canoense de Tradições CCT Rancho Crioulo foi homenageado durante a sessão legislativa desta noite pela passagem de seus 60 anos, ocorridos no dia 06/06.

Rua junto ao Beira-Rio receberá nome de sambista Carlos Medina

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, na tarde de ontem Projeto de Lei de autoria da Mesa Diretora que denomina Rua Carlos Medina o logradouro não cadastrado conhecido como Rua C - Sport Club Internacional, localizado no Bairro Praia de Belas, junto ao Estádio Beira-Rio. Como lembra o projeto, Carlos Medina teve uma trajetória invejável como músico e carnavalesco na Capital, com atuação na tribo Os Comanches, no Musical Everest, nos grupos musicais Dólar, São Francisco, Mensagem, Senzala, Medina e Cia, nas duplas com Wilson Ney e Marinho Castro, no bloco Os Intocáveis, na Sociedade Floresta Aurora, nas Escolas de Samba Acadêmicos da Orgia, Academia de Samba Praiana, Imperadores do Samba, União da Vila do IAPI, Império da Zona Norte, Bambas da Orgia e Estado Maior da Restinga e na Banda da Saldanha.

Forças Armadas começam a deixar definitivamente o conjunto de favelas da Maré.

Militares das Forças Armadas começam a deixar definitivamente o conjunto de favelas da Maré, no Rio de Janeiro (RJ), nesta manhã.

Arraial Cultural será dia 3 na Estação Niterói

O largo da Estação Niterói da Trensurb, descendo a passarela, recebe na próxima sexta-feira, seu Arraial Cultural, com muita música, dança e gastronomia, das 18h30 às 22h, com entrada franca. A ideia partiu de alunos da graduação em Arquitetura da Ufrgs que, com o projeto, querem chamar a atenção para a ocupação e reutilização de espaços que por vezes são esquecidos como uma possibilidade de eventos. O projeto foi apresentado à Trensurb que apoiou a ideia e fechou parceria com a Secretaria Municipal da Cultura de Canoas.
Esta primeira edição, que funcionará como um piloto para futuros projetos de ocupação, terá, entre as atrações, na dança: os grupos Art & Dança, Studio Spasso, Rondon Grupo de Dança e La Tablada; e o grupo Norte Sul Capoeira Oxóssi, na capoeira. A música ficará por conta das bandas Erluma, com seu rock instrumental; Paquetá, com surf punk instrumental; muito rap e hip hop com o Consciência Oratória, e o punk rock da banda Ferrolho.

Fonte:Secom/PMC

Divulgados concorrentes do 43º Festival do Cinema de Gramado

Em uma coletiva de imprensa nesta manhã no Cine Capitólio em Porto Alegre,com a presença da comissão organizadora,foram divulgados os concorrentes do 43º Festival do Cinema de Gramado,são eles:

Longa-metragem nacional

“Ausência”, de Chico Teixeira (SP)
“Introdução à Música do Sangue”, de Luiz Carlos Lacerda (RJ)
“O Fim e os Meios”, de Murilo Salles (RJ)
“O Outro Lado do Paraíso”, de André Ristum (DF)
“O Último Cine Drive-In”, de Iberê Carvalho (DF)
“Ponto Zero”, de José Pedro Goulart (RS)
“Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert (SP)
“Um Homem Só”, de Cláudia Jouvin (RJ)


Longa-metragem estrangeiro

“Ella”, de Libia Stella Gómez (Colômbia)
“En La Estancia”, de Carlos Armella (México)
“La Salada”, de Juan Martin Hsu (Argentina)
“Ochentaisiete”, de Anahi Hoeneisen e Daniel Andrade (Equador)
“Presos”, de Esteban Ramírez Jímenez (Costa Rica)
“Venecia”, de Kiki Alvarez (Cuba)
“Zanahoria”, de Enrique Buchichio (Uruguai)


Curta-metragem nacional

“Bá”, de Leandro Tadashi (SP)
“Como São Cruéis os Pássaros da Alvorada”, de João Toledo (MG)
“Dá Licença de Contar”, de Pedro Serrano (SP)
“Enquanto o Sangue Coloria a Noite, Eu Olhava as Estrelas”, de Felipe Arrojo Poroger (SP)
“Haram”, de Max Gaggino (BA)
“Heroi”, de Pedro Figueiredo (SP)
“Macapá”, de Marcos Ponts (MA)
“Miss & Grubs”, de Camila Kamimura e Jonas Brandão (SP)
“Muro”, de Eliane Scardovelli (SP)
“O Corpo”, de Lucas Cassales (RS)
“O Teto Sobre Nós”, de Bruno Carboni (RS)
“Quando Parei de Me Preocupar Com Canalhas”, de Tiago Vieira (SP/GO)
“S2”, de Bruno Bini (MT)
“Sêo Inácio (ou O Cinema Imaginário)”, de Helio Ronyvon (RN)
“Virgindade”, de Chico Lacerda (PE)


Mostra Gaúcha


“Arte da Loucura”, de Karine Emerich e Mirela Kruel (Porto Alegre)
“Atrás da Sombra”, de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes (Porto Alegre)
“Bruxa de Fábrica”, de Jonas Costa (São Leopoldo)
“Consertam-se Gaitas”, de Ana Cris Paulus, Boca Migotto e Felipe Gue Martini (Bento Gonçalves)
“Da Vida Só Espero a Morte”, de Júlia Ramos (Porto Alegre)
“De Que Lado Me Olhas”, de Carolina de Azevedo e Elena Sassi (São Leopoldo)
“Kaali”, de Gabriel Motta Ferreira (Porto Alegre)
“Nes Pas Projeter”, de Cristian Verardi (Porto Alegre)
“O Corpo”, de Lucas Cassales (Porto Alegre)
“O Sonho, o Limiar e a Porta que Metamorfoseia”, de Gustavo Spolidoro (Porto Alegre)
“Pele de Concreto”, de Daniel de Bem (Porto Alegre)
“Plano”, de Virginia Simone, Carlos Dias e Matheus Walter
“Quanto Mais Suicida, Menos Suicida”, de Maurício Canterle Gonçalves (Santa Maria)
“Rito Sumário”, de Alexandre Derlam (Porto Alegre)

Dia terá um segundo a mais

Hoje terá um segundo a mais que os habituais 86.400 segundos. O motivo é que a rotação da Terra está mais lenta, de acordo com informações da Agência Espacial Americana (Nasa), gerando uma disparidade entre o tempo real de um dia e o contabilizado pelo Tempo Universal Coordenado (UTC), medida padrão usada em todo o mundo.
A base do UTC é o relógio atômico, o mais preciso do mundo. Nesse relógio, a duração do tempo é medida a partir de transições eletromagnéticas em átomos de césio. Essas transições são totalmente confiáveis. O aparelho determina com exatidão a duração dos segundos, minutos, horas e dias. É a medida que define a hora oficial em todo mundo.
Entretanto, o movimento de rotação da Terra não é tão preciso. A duração dos dias reais é influenciada por numerosos fatores. Os movimentos do manto da Terra e dos oceanos, as estações do ano e as variações no clima podem diminuir a velocidade de rotação do planeta, aumentando a duração dos dias em até 1 milésimo de segundo.
Parece pouco, mas o acúmulo dessas frações produzem uma defasagem entre o tempo medido pelo UTC e o tempo real da rotação da Terra. Por essa razão, o Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra, encarregado pela manutenção das duas escalas e pelo ajuste da UTC, determinou o acréscimo de um segundo "bissexto" para esta terça-feira.
Segundo informações do Observatório Nacional, responsável pela conservação e disseminação da Hora Legal Brasileira, o primeiro ajuste no UTC ocorreu em 1972. Desde então, 26 segundos foram acrescentados. Até marcar 21h, nesta terça-feira, o horário de Brasília ficará como 20 horas, 59 minutos e 59 segundos por dois segundos.
*Agência Brasil

Marília Pêra será homenageada no Festival de Gramado

Anunciado nesta manhã pela organização do 43º Festival do Cinema de Gramado que a atriz Marília Pêra será homenageada com o troféu Oscarito. O evento será realizado entre os dias 7 e 15 de agosto.

BM apreende cerca de 27 quilos de cocaína em Canoas

A Brigada Militar apreendeu cerca de 27 quilos de cocaína dentro de um ônibus em Canoas, nesta tarde. O coletivo estava na rua Atlântida, no bairro Estância Velha, sendo limpo por um homem de 28 anos. Conforme a BM, o entorpecente estava escondido em dois lugares: no interior da porta do motorista e no fundo falso de assoalho, no corredor. A localização ocorreu com o auxílio de um cão farejador. 

A Brigada Militar recebeu uma denúncia de que o ônibus teria vindo de Foz do Iguaçu, carregado com a droga. Em seguida, foi feita a verificação.
A droga estava dividida em tijolos grandes, de aproximadamente 1 quilo cada. Após o flagrante, o entorpecente e o ônibus foram encaminhados para a Delegacia de Pronto Atendimento de Canoas (DPPA).

Centro de Bem-Estar Animal recupera pitbull

Aproximadamente 100 dias após ser resgatado pelo Centro de Bem-Estar Animal, o pitbull Brian foi transferido nesta tarde para a Empresa C4 - Adestramento de Cães. Lá ele passará por um processo de ressocialização com outros cães.
Brian chegou ao Centro de Bem-Estar Animal vítima de três tiros, sendo que um deles atingiu seu maxilar. O cão passou por uma cirurgia ortopédica para a correção da fratura na mandíbula. O médico veterinário Diego Lucas acompanhou e realizou o tratamento do animal durante todo o período. "Ao chegar aqui ele estava em choque, perdeu muito sangue. Fizemos cirurgia pra remover as cápsulas alojadas", contou. Diego disse, ainda, que Brian, apesar da cautela com a qual era tratado, nunca foi agressivo com quem o cuidava.

Cinotécnico da Coordenadoria do Bem-Estar Animal (CBEA), Alexandre Szekir, ficou responsável pelo tratamento físico de Brian, ou seja, os passeios e treinamentos do cão. Alexandre relatou que, com o tempo, o cão se recuperou fisicamente e passou a ter seu psicológico estudado. "O Brian não era tratado com respeito antes. Ele tem medo de mangueira, de balde, de vassoura e que seu nome seja dito em voz alta. Todos merecem uma segunda chance e toda vida merece ser protegida.", afirmou.
O secretário especial da CBEA, Cristiano Moraes, lembrou do dia em que Brian chegou ao local. Ele relata que houve uma grande mobilização para salvar a vida do cão, que, inclusive, passou por transfusão de sangue. "O caso do Brian ilustra que o animal nunca é o culpado. Ele não pode ser responsabilizado pela agressão. Isso vai recair sobre uma pessoa, que, neste caso, deixou de fazer a coisa certa", afirmou.
O cão, após o tratamento, passará a ser responsabilidade de Ricardo Henrique Walter, dono da empresa C4 - Adestramento de Cães. Lá, Brian trabalhará a questão de sua intolerância perante a outros cães.
Serviços:

O Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) tem seus serviços voltados ao atendimento médico veterinário de cães e gatos de rua e castração para animais de família de baixa renda. Ao todo, são realizados dez atendimentos diários, previamente agendados. De acordo com a política de bem-estar animal adotada no município, com a criação da Coordenaria no início desta Administração Municipal, em 2009, voluntários individuais ou integrantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) que recolherem os animais para atendimento no CBEA, assumem o compromisso de, após o tratamento, encontrar um lar para os cães e gatos ou colocá-lo na condição de animais comunitários. Nesta segunda condição, eles recebem carinho, alimento e proteção do frio e do calor, dos moradores da região. 

Fonte:Secom/PMC

Assembleia debate o parto humanizado em audiência pública no Dante Barone

Audiência pública conjunta da Comissão de Saúde e Meio Ambiente e da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa discutiu, nesta tarde , o projeto de lei do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), que institui o parto humanizado e o combate à violência obstétrica. Profissionais da saúde, estudantes universitários e representantes do movimento de mulheres lotaram o Teatro Dante Barone para debater o assunto com o próprio autor da matéria.
“Consideramos parto humanizado o parto normal e respeitoso. Nossa proposta reúne as normativas já existentes para conferir ao tema força de política de Estado. As normas podem ser suspensas ou substituídas a qualquer tempo, o que não acontece com as políticas de Estado”, frisou Wyllys.
O projeto de lei estabelece os direitos da mulher durante a gestação e o parto, inclusive nos casos de aborto, as obrigações dos serviços de saúde e os direitos do feto e do recém-nascido. As regras previstas valem para o Sistema Único de Saúde (SUS), instituições privadas de saúde suplementar e filantrópicas. De acordo com a proposta, toda a gestante terá direito de escolher o tipo de parto, a equipe de acompanhamento e o local onde quer que ocorra. A grávida também poderá contar com um acompanhante e com a presença de uma doula, profissional que acompanha a gravidez e o processo de nascimento.
A proposição determina que os profissionais da saúde deverão dar prioridade à assistência humanizada no nascimento, assegurando interferência mínima da equipe, métodos não invasivos e utilização de medicamentos e cirurgias somente quando estritamente necessário. Ao defender o projeto, a coordenadora da Organização Não Governamental Luz Materna, Fabi Panassol, argumentou que “mulheres sabem parir e bebês sabem nascer. Precisamos descomplicar o parto”, sustentou.

Ainda de acordo com a proposta, assim que nascer, o bebê deverá ser imediatamente colocado em contato com a mãe. Abre-se exceção apenas para atendimento de emergência, em caso de risco de vida para um dos dois. A mãe também terá direito de permanecer em contato com seu filho, mesmo que ele esteja em unidade de tratamento intensivo. Para garantir a prerrogativa de escolha da mulher, o projeto prevê que a equipe de saúde deverá fornecer a ela todas as informações sobre gestação, diferentes formas de parto e amamentação.

Governador recebe embaixador da Palestina

O governador José Ivo Sartori e o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, reuniram-se hoje no Palácio Piratini. Na visita de cortesia do diplomata ao governo do Estado, foram examinadas questões como política internacional, a crise da economia global e as migrações. O embaixador convidou o governador para chefiar uma missão à Palestina, em outubro.
No Rio Grande do Sul, a comunidade palestina é formada por 30 mil pessoas, distribuídas por várias regiões do Estado. "O diálogo é importante para os povos, e pode ser reforçado com a ida de uma comitiva à Palestina", observou Sartori. Segundo Alzeben, há espaço para a formação de parcerias comerciais, em em áreas envolvendo, por exemplo, carnes, produtos primários e máquinas agrícolas.
Participaram da audiência a secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, o presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil, Elayyan Taher Aladdin, a representante das Mulheres Palestinas no RS, Maysar Hassan, e o presidente do Comitê da Palestina Democrática no Brasil, Nader Bujah.


Dia de São Pedro

O santo guardião das chaves, porteiro dos céus, é o Padroeiro do Rio Grande do Sul.
Embora já quase não se ascendam fogueiras em sua homenagem , a mesma tem a forma triangular.

O Bará do Mercado Público de Porto Alegre

Na data de hoje comemora-se São Pedro, que no sincretismo afro-religioso está associado ao Bará Lodê.
Para os gaúchos existe no centro do Mercado Público de Porto Alegre o "Assentamento do Bará", por esta razão o Mercado é considerado como uma referência religiosa para os praticantes de cultos de raíz africana da cidade de Porto Alegre.
Como surgiu esta lenda urbana no coração da capital do estado? Custódio José de Almeida, líder espiritual e conselheiro de políticos gaúchos como Julio de Castilhos e Borges de Medeiros. Vindo de Benin, o chamado "Príncipe Negro" traçou uma história cheia de mistérios.
Em 1897 Benin foi invadido por ingleses o que forçou nobres da região a procurarem refúgio em outras regiões da África. São João Batista de Ajudá, um porto não muito distante do reino de Benin, foi o local escolhido pelo príncipe negro, acompanhado por oficiais ingleses e por parte do seu conselho de chefes, dali foi embarcado para o Brasil.
Osuanlele Okizi Erupê (seu nome tribal) foi opositor britânico e fez um acordo para deixar o país e vivendo no exterior se tornou "pensionista" do governo inglês.
Em 2 de setembro de 1898, o príncipe Custódio chegou na Bahia, teve uma breve passagem no Rio de Janeiro. Custódio é orientado pelos Orixás a seguir para o sul do Brasil, chegando a Rio Grande em 1899, e por prováveis perseguições que tinham sido enviadas de seus inimigos na África ele vai para a cidade de Pelotas em 1900, onde conheceu o político Julio de Castilhos, que o procurou como último recurso para tratar um câncer de sua garganta.
Seguindo orientação dos Orixás, o príncipe vai para Bagé, e acaba fortalecendo toda questão da religião africana, que já existia de modo bastante frágil aqui no sul.
Com poder de mobilização dentro da comunidade, sua fama de curandeiro já percorria o país, e Julio de Castilhos convidou o príncipe para vir morar em Porto Alegre. Com a aprovação dos Orixás, Custódio Joaquim de Almeida fixa residência com sua corte na rua Lopo Gonçalves, 498 onde recebia várias personalidades, tanto do Rio de Janeiro, da África, como os políticos locais.
A presença de Custódio em Porto Alegre e o seu relacionamento com grandes políticos contribuiu muito para que não houvesse perseguições às casa de religião.
O poder da religião africana praticada por Custódio encantava a alta sociedade da época e trazia a sua casa gente simples e visitas ilustres; os necessitados o procuravam com os mais diversos fins; as mulheres ele encaminhava para fazer trabalhos domésticos, e os enfermos ficavam até serem curados das doenças e debilidades.
Muito elegante circulava pela cidade em uma carruagem, puxado por parelha de cavalos branco e preto; era proprietário de um haras, onde cuidava de seus cavalos e de vários outros dos políticos importantes.
O Mercado Público de Porto Alegre era muito movimentado, e para resguardo, príncipe Custódio fez o assentamento de um Bará, que é o guardião das casas, cidades e das pessoas; na África também é comum o assentamento do Bará nos mercados. Mais de um século após a chegada do príncipe negro em Porto Alegre, aqueles que praticam a religião africana, após rituais religiosos, seguem em direção ao mercado público, para cumprimentar, agradecer e homenagear o Bará que lá foi assentado por Custódio Joaquim de Almeida.
O príncipe Custódio morreu em maio de 1935, aos 104 anos, na casa em que sempre morou na rua Lopo Gonçalves em Porto Alegre.
Sobre o Orixá: Bará pode ser o mais benevolente dos Orixá se é tratado com consideração e generosidade.
Identificado como o diabo, por características peculiares de seu comportamento como: irreverência, prepotência, arrogância, astúcia.. Ele é dono das chaves dos portais, encruzilhadas e caminhos. Suas saudações, obrigações e cortes, devem sempre ser feitos em primeiro lugar.
Saudação - alupô ou lalupô.
Dia da Semana - segunda-feira.
Número - 07 e seus múltiplos.
Cor - vermelha.
Guia - corrente de aço (para alguns), vermelha escura (para outros).
Oferenda - pipoca, milho torrado, 07 batatas inglesas assadas e azeite de dendê.
Ferramentas - corrente, chave, foice, moeda, búzios.
Ave - galo vermelho.
Quatro pé - cabrito branco, marrom, vermelho ou de cor escura, menos preto.
Em 05 de julho de 2013, um incêndio atingiu o andar superior do 

mercado público de Porto Alegre que com 145 anos, não foi 

destruído dizem pela proteção do Bará que inclusive foi visto em 

um vulto em meio as chamas.

Sobre Lagartas e Borboletas

75 poetas, de várias idades, estilos e países reunidos com o objetivo de construir visões múltiplas sobre o tema “transformação”.
De sonetos a improvisos repentistas, da prosa poética ao
rapper, a liberdade lírica dá o tom à obra e ao exercício poético: desafio e superação, medo e coragem, desejo e libertação.
O livro recebe o selo TUBAP Books, prefácio de Chris
Herrmann, projeto gráfico de João Baptista da Costa Aguiar e Angela Mendes, com ilustrações inéditas da artista plástica mineira Cristina Arruda.
A surpresa fica por conta das biografias dos poetas, narradas
a partir dos olhos dos insetos que os representam.
A renda obtida com a venda do livro será totalmente revertida para o projeto social MANO DOWN, entidade sem fins lucrativos que promove, através da visibilidade, a igualdade social, para que as pessoas com down e outros deficientes tenham liberdade para dirigir a própria vida.
O Lançamento virtual do livro “SOBRE LAGARTAS E BORBOLETAS”,acontece hoje na rede social Facebook, durante todo o dia, com bate-papo e participação de todos os autores em página criada especialmente para divulgação do projeto, uma oportunidade para discutir literatura com professores,escritores, jornalistas, músicos e premiados artistas:facebook.com/sobrelagartaseborboletas?ref=hl

Estação da Trensurb ficará fechada para pericia

A Estação Anchieta da Trensurb, em Porto Alegre, estará fechada até as 18h30min de hoje. De acordo com a Brigada Militar, uma mulher teria caído nos trilhos e o local está interditado para perícia.
Os trens circulam na mesma linha entre as estações Farrapos, em Porto Alegre, e Niterói, em Canoas, nos dois sentidos. Por conta disso, o intervalo entre as viagens é de 15 em 15 minutos.

Qual a idade de Canoas?

Sou canoense nascido na maternidade Neuza Goulart Brizola do Hospital Nossa Senhora das Graças, hoje não mais existente.
Sou jornalista e me fiz historiador e pesquisador tradicionalista, tendo como professores dentre outros Paixão Cortes, Cyro Dutra Ferreira e Nico Fagundes, ando pelas ruas desta cidade há praticamente 47 anos a serem completados em novembro.
Minha família veio para cá bem antes disto, meus avós paternos tinham sua residência na Rua Major Sezefredo, indo até a Rua Liberdade,era uma pequena chácara e hoje no local funciona um motel,uma empresa de caminhões e outra de água mineral.
Meus avós maternos residiam na Mathias velho,inclusive enfrentando as enchentes que assolaram a cidade.
Hoje estamos completando 76 anos de emancipação política de Gravataí e São Sebastião do Caí, mas o que havia por aqui,anteriormente?
A área onde hoje se localiza o município de Canoas era habitada por índios , quando em 1725 chegaram à região os tropeiros lagunistas e com eles o povoador e conquistador Francisco Pinto Bandeira. Inclusive havia uma placa em sua homenagem na Praça Emancipação. Em 1733 ele ganhou sesmarias de terras e criou a Fazenda Gravatai, que foi herdada mais tarde por Josefa Eufália de Azevedo (A Brigadeira). Posteriormente essas terras foram repartidas e vendidas
Em 1871 iniciou-se a construção da estrada de ferro que ligaria Novo Hamburgo a Porto Alegre . O primeiro trecho da ferrovia foi inaugurado em 14/04/1874 data que inclusive consta no brasão do municipio e na zona central de Canoas foi construída uma estação. O povoamento da região iniciou em torno desta estação férrea, que ficava no centro da Fazenda Gravataí
Os homens da guarda da estação utilizaram uma grande timbaúva na construção de uma canoa para o serviço da sede, situada às margens do rio dos Sinos. Novas embarcações foram feitas com árvores do mato que havia no local que, por esse motivo, ficou conhecido como Capão das Canoas, o que originou o nome da estação férrea, do povoado e, posteriormente, do município, que acabou sendo reduzido apenas para Canoas.
O major Vicente Ferrer da Silva Freire, proprietário da Fazenda Gravataí na ocasião, aproveitou a viação férrea para transformar suas terras em um lote de chácaras de veraneio, que ele pôs à venda. Ponto de referência obrigatório, o local passou a ser designado como Capão das Canoas. Logo, as grandes fazendas foram perdendo espaço para as pequenas propriedades, chácaras e granjas. Em 1908, Canoas recebe os irmãos Lassalistas que criaram uma escola agrícola, de ensino primário e de ensino secundário no centro da cidade. Em 1937 desloca-se para a localidade o 3º Regimento de Aviação Militar (RAV), hoje o 5º Comando Aéreo Regional (V Comar), isto foi decisivo para que ocorresse a emancipação do município. 
A emancipação ocorreu em 27/06/1939 e a posse do 1º prefeito Edegar Braga da Fontoura, ocorreu em 15/01/1940.
Aliás aí está a explicação do motivo de uma importante avenida de nossa cidade se chamar de 15 de Janeiro.
O presente texto quer convidar para uma reflexão,pois dos anos de 1874 quando foi inaugurada a Estrada de Ferro,inclusive com uma estação na localidade,provando que já era habitada, até 1939,perde-se 65 anos de história.
Outro fato a ser levado em conta,quando em 1908,Canoas foi elevada a Capela Curada, o que poderia ser também uma data de Fundação do Municipio, pois existem muitas cidades que consideram seu inicio de povoamento com a Igreja,pois não haviam serviços notoriais e os registros eram feitos por meio de certidões de batizado e casamento nos Livros Tombo paroquiais.

Canoas perde o Gauchinho das Carruagens

Nilson Gomes  Pereira, o Gauchinho das Carruagens, de 85 anos,morou no bairro Niteroi desde 1935. Muito conhecido da comunidade, Gauchinho era jardineiro, cantor, repentista e possuia sete carruagens, uma das quais com 135 anos, nas quais gostava de carregar principalmente as crianças, além de noivos para casamentos tradicionalistas.
Gauchinho que transportou dentre outros Teixeirinha, Gildo de Freitas , Leonel Brizola  e alguns prefeitos de Canoas seus vices e personalidades tradicionalistas como prendas regionais e estaduais,foi encontrado caído sem vida no pátio de sua residência,na manhã de ontem,provavelmente,não resistiu a noticia da morte de seu amigo Nico Fagundes.
O Gauchinho das Carruagens,por não ter seus familiares localizados,segundo ele tinha irmãs em Gravatai,teve seu sepultamento custeado pela Prefeitura Municipal de Canoas,para não ser sepultado como indigente.
Ontem mesmo funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos, estiveram na residência e recolheram as carruagens e demais pertences que foram levados para o Parque Eduardo Gomes.


Roda de Chimarrão com haitianos será sábado

A Roda de Chimarrão, em comemoração ao Dia do Imigrante, comemorado em 25 de junho, que aconteceria hoje, às 15h, no Espaço Central da 31ª Feira do Livro de Canoas, foi adiado para o sábado, das 14h às 17h, no mesmo local. A atividade é iniciativa da Coordenadoria da Igualdade Racial 
A Coordenadoria arrecadará alimentos não perecíveis e agasalhos, que serão entregues aos imigrantes haitianos, residentes em Canoas, no sábado, na EMEF Nancy Pansera. O evento recebeu patrocínio de erva mate para todos os interessados em participar. 

Grupo Darcy Pacheco em Nova Santa Rita

Com investimento superior a R$ 35 milhões e conclusão das obras em 24 meses, o grupo Darcy Pacheco, um dos líderes de movimentação de cargas especiais no Brasil, confirmou a implantação da sua nova Sede em Nova Santa Rita. O grupo Darcy Pacheco é formado por quatro empresas e fatura anualmente R$ 144 milhões de reais.
A decisão foi confirmada, nesta manhã, em reunião com a presença da prefeita de Nova Santa, Margarete Simon Ferretti e de seu secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento do município, Rodrigo Batistella.
Na oportunidade, o grupo apresentou carta consulta para instalação da empresa no município, às margens da BR-386, Km 387, localizado a 15 minutos do centro de Porto Alegre pela nova BR- 448. Os diretores da Darcy Pacheco também elogiaram a hospitalidade recebida e se colocaram à disposição da prefeita e ressaltaram a importância logística da cidade.
Na apresentação do projeto, os diretores do grupo detalharam o complexo arquitetônico, que contará com amplo auditório, estacionamento, salas de reuniões. A planta foi desenvolvida com modernas técnicas de reaproveitamento dos recursos naturais e de energia solar.
Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento do município, Rodrigo Batistella, além da geração de 300 empregos diretos, a empresa contribuirá significativamente com o desenvolvimento do município através de arrecadação de impostos municipais, aquisição de combustíveis e lubrificantes, além de alugueis de imóveis e fomento do comercio local. A intenção de Batistella é ousada, e ressalta que deseja atrair todo o grupo para a cidade. Ele frisa que já está preparando projeto para atração do investimento, iniciativa a ser remetida à Câmara Municipal do município.
A Prefeita Margarete agradeceu à direção do grupo Darcy Pacheco pela confiança que a empresa depositou na cidade de Nova Santa Rita e frisou que a chegada da empresa agrega ainda mais importância para a cidade, já considerada uma das maiores da América Latina em Logística. Segundo Margarete, a gestão está voltada para o desenvolvimento econômico e social da cidade. 
Assessoria de Imprensa /Prefeitura de Nova Santa Rita 

Mais 76 famílias pioneiras de Canoas serão homenageadas

O 2º Bosque das Famílias Pioneiras de Canoas, que será inaugurado neste sábado , vai homenagear 76 famílias que contribuíram para a história da cidade. O ato se dará por meio do plantio de 76 mudas de árvores. O evento ocorre, a partir das 14h, na Praça Alziro Corrêa de Andrade, Rua 01 com Rua 03, Residencial Pitangueiras, no Bairro Harmonia, na área reservada para este segundo bosque.
As novas famílias homenageadas:

1. Família Antpack
2. Família Bagatini
3. Família Bandeira
4. Família Battistella
5. Família Becker
6. Família Bianchini
7. Família Bonacina
8. Família Buttenbender
9. Família Caldana
10. Família Calixto
11. Família Capoani
12. Família Cattelan
13. Família Colombo
14. Família Corbellini
15. Família De Boite
16. Família Del Cueto
17. Família Eloy
18. Família Fernandes
19. Família Fidelix
20. Família Fortes
21. Família Galvani Silveira
22. Família Gazzo
23. Família Gazzi
24. Família Girardi
25. Família Gobbo
26. Família Hanna
27. Família Hausladen
28. Família Ibaldo
29. Família Iost
30. Família Kieling
31. Família Koch
32. Família Lamb
33. Família Lazzarotto
34. Família Lech
35. Família Ledur
36. Família Lottici
37. Família Luz
38. Família Mancy
39. Família Marantes
40. Família Marconato
41. Família Mindof
42. Família Motta
43. Família Muller
44. Família Munari
45. Família Nascimento
46. Família Oliveira
47. Família Otto
48. Família Pavin
49. Família Peruffo
50. Família Peuckert
51. Família Picoral
52. Família Pierotto
53. Família Reis
54. Família Regert
55. Família Richesky
56. Família Ritter
57. Família Roesch
58. Família Rombaldi
59. Família Schen
60. Família Schmitt
61. Família Schwahn
62. Família Scossi
63. Família Seibel
64. Família Senger
65. Família Silveira
66. Família Souza
67. Família Tietze
68. Família Uequed
69. Família Valdez
70. Família Veleda
71. Família Valentim
72. Família Vieira
73. Família Weigert
74. Família Zanetti
75. Família Zanettin
76. Família Zubaran

Fonte:Ronaldo M. Botelho Secom/PMC

Lançamento estadual da FenaMassa ocorre hoje no Galpão Crioulo do Palácio Piratini


Ocorre logo mais a noite, o Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre, recebe o lançamento estadual da 4ª edição do Festival Nacional da Massa – FenaMassa, de Antônio Prado e da 35ª Noite Italiana. O principal objetivo é apresentar as novidades de 2015 à imprensa e aos convidados.
O evento  terá diversas atrações. Além do vídeo e da nova campanha de divulgação do festival, haverá também um espaço de degustação de massas, vinhos e cervejas artesanais. Quatro ilhas com massas e uma ilha com vinhos e doces ficarão distribuídas pelo salão. Uma comitiva da 35ª Noite Italiana de Antônio Prado, que ocorre em agosto, estará presente e oferecerá comidas típicas italianas, como salame, copa, queijo e pão colonial, entre outros.
Os pratos principais da noite são penne em salada com tomate seco, grão de bico e ricota; tortei verde ao molho de frango; lasanha; e ravioli ao molho de alho poró e nata. “Os convidados podem esperar uma bela degustação, uma ótima confraternização e uma explosão de sabores”, promete Felipe Anziliero, um dos chefs responsáveis pelo cardápio e também coordenador do Comitê de Eventos Gastronômicos da FenaMassa 2015.
Todos os acompanhamentos oferecidos - como vinhos, sucos de uva, cerveja artesanal e água mineral - são produzidos originalmente em Antônio Prado.

FenaMassa 2015:

De 9 a 12 e de 16 a 18 de outubro o Centro Histórico da cidade será tomado por apresentações culturais, gastronomia farta e diversão. Entre as novidades desse ano, estão mudanças na planta baixa do festival, a inclusão de mais um eixo estratégico no projeto da FenaMassa e a apresentação dos objetivos de cada comitê pelos coordenadores. Como diferencial, a 4ª edição de 2015 tem uma diretoria exclusiva voltada para o evento, com o apoio da CIC de Antônio Prado. Mais informações no site www.fenamassa.com.br.

Justiça bloqueia bens de franquias de pizzaria

A juíza da 6ª Vara da Fazenda Pública, Maria Elisa Schilling Cunha, determinou a indisponibilidade dos bens de seis empresas que são responsáveis pelas franquias da Pizza Hut em Porto Alegre e Caxias do Sul. A decisão, em caráter liminar, atende a pedido da Procuradoria Geral do Estado, e dela cabe recurso.

Nota de pesar do governador José Ivo Sartori

Mais conhecido como Nico, Antonio Augusto Fagundes morreu na noite desta quarta-feira aos 80 anos em Porto Alegre, depois de passar algum tempo hospitalizado. O velório, cuja hora ainda não foi defindida, será no Palácio Piratini. 
"O Rio Grande do Sul perde Nico Fagundes, um grande amigo, que muito contribuiu para a cultura gaúcha e com a preservação das tradições. Nico parte, mas seu legado permanece para a presente e as futuras gerações. 
Nossos sentimentos aos familiares."

José Ivo Sartori, governador do Rio Grande do Sul.

Morre o tradicionalista Nico Fagundes

Uma noticia que para o jornalista Cauê Nascimento é difícil de participar aos leitores, devido a sua amizade e por ter sido aluno do falecido.
Mas não se pode deixar de informar  a  quem nos prestigia com a leitura de nosso site.
Morreu nesta noite, em Porto Alegre, um dos expoentes da cultura tradicionalista do Rio Grande do Sul. O historiador e folclorista Antônio Augusto Fagundes, respeitado tanto pelo trabalho como poeta quanto de estudioso da alma e das tradições gaúchas, tinha 80 anos.
Mais conhecido como Nico, nos últimos anos enfrentara uma série de problemas de saúde – um derrame, em 2000, e uma infecção que chegou a deixá-lo em coma, em 2010. O autor da célebre letra do Canto Alegretense nasceu em Alegrete em 4 de novembro de 1934 – município que homenagearia com a composição, um dos hinos da música regionalista.
Chegou a Porto Alegre aos 20 anos e rapidamente se enturmou com os fundadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Inicialmente, atuou como poeta e divulgador da obra de, entre outros, Aparício Silva Rillo e Jayme Caetano Braun.
Depois de formar-se advogado – Teixeirinha, Gildo de Freitas e outras personalidades ligadas à cultura regional foram seus clientes –, Nico se especializou em História do Rio Grande do Sul e fez Mestrado em Antropologia Social. Dedicou-se a pesquisar a formação, a identidade e os costumes típicos do Sul, levando-os a conhecimento do público por meio de livros, canções e, sobretudo, graças a sua atuação nos meios de comunicação.
Nico foi um dos mais importantes expoentes da cultura gaúcha, compositor de clássicos como “Origens” e “Canto Alegretense”. Ele também se notabilizou por apresentar o programa “Galpão Crioulo”, da RBS TV, por cerca de 30 anos, até 2012, quando a atração passou ao comando de seu sobrinho, Neto Fagundes e de Shana Muller.

"E na hora derradeira que eu mereça
ver o sol alegretense entardecer
como os potros vou virar minha cabeça
para os pagos no momento de morrer.
E nos olhos vou levar o encantamento
desta terra que eu amei com devoção
cada verso que componho é o pagamento

de uma dívida de amor e gratidão."

Ônibus tomba e duas mulheres morrem em Portão

Um ônibus de turismo tombou nesta madrugada e causou a morte de duas mulheres na ERS 240 em Portão, no Vale do Caí. Segundo informações do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), o acidente ocorreu às 3h05min no km 6 da rodovia. No coletivo, além de dois motoristas, estavam 30 passageiros, que sofreram ferimentos leves ou graves e foram encaminhados para hospitais de Portão e São Leopoldo. 

De acordo com o CRBM, o ônibus da MG Turismo trafegava de Pelotas, no Sul do Estado, para Caxias do Sul, na Serra, onde os passageiros fariam compras. O coletivo, que seguia na pista da direita, teria sido cortado por um Palio cinza. O motorista conseguiu evitar o choque, mas perdeu o controle do veículo, que caiu em um barranco às margens da rodovia. 
Uma das mulheres que morreu no acidente é Sônia Dalmar Ferreira da Silveira, 55 anos, cujo corpo foi encontrado embaixo do ônibus tombado. A outra vítima ainda não foi identificada pelos policiais rodoviários. Os bombeiros de Portão, São Sebastião do Caí e São Leopoldo foram acionados para ajudar no resgate.
Os policiais rodoviários conseguiram conversar com o motorista do coletivo, que relatou as circunstâncias do acidente. O condutor fez o teste do bafômetro, que não apontou presença de álcool no sangue. 
O motorista do Palio seguiu viagem após o acidente e não prestou socorro, segundo o CRBM.

Cristiano Araújo e namorada morrem em acidente de carro

O sertanejo Cristiano Araújo morreu nesta manhã após sofrer um grave acidente de carro. Ele estava internado no Hospital Neurológico, em Goiânia. A namorada do cantor, identificada como Allana Morais, de 19 anos, que estava com ele no veículo, morreu no local. Outras duas pessoas que estavam no carro, o empresário do cantor, e o motorista, identificados como Víctor Leonardo e Ronaldo Miranda Ribeiro, tiveram ferimentos leves.

O acidente ocorreu na BR 153, entre o trevo de acesso a Morrinhos e um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), próximo de Goiatuba, a caminho de Goiânia. Araújo e a equipe retornavam de uma festa junina em Itumbiara, no Sul de Goiás. A Range Rover onde viajavam ficou totalmente destruída.
Levantamentos preliminares da Polícia Rodoviária Federal indicam que a namorada do cantor viajava no banco traseiro e não usava cinto de segurança. O carro capotou várias vezes e o corpo dela foi lançado para fora do veículo, parando cerca de cinco metros de distância. A PRF fez imagens mostrando que um dos pneus estourou durante o acidente.
O carro tem apenas dois meses de uso, os pneus estavam em ótimas condições e uma das hipóteses é de que o veículo estava em alta velocidade " e o motorista tenha dormido ao volante", informou o inspetor da PRF Newton Moraes. Ele destacou que o local do acidente é uma pista duplicada em excelente estado. Na estrada, as vítimas foram socorridas inicialmente por amigos que também retornavam do show em Itumbiara.

Morre atriz Dandara Rangel

Conhecida figura da cena LGBT de Porto Alegre, a drag queen, atriz e comediante Dandara Rangel morreu hoje , aos 51 anos, em decorrência de um câncer. Famosa principalmente por imitações da cantora Alcione, completaria em 2015 30 anos de carreira entre o teatro, shows em casas noturnas LGBT e produções para a televisão. O velório será realizado no Cemitério São Miguel e Almas a partir das 18h. O enterro está marcado para as 9h.

Convocados a depor na CPI sobre Operação Zelotes

Os presidentes da Mitsubishi Brasil, Aiichiro Matsunaga, e da Ford Motor Company América do Sul, Steven Armstrong – responsável pela montadora no Brasil –, além do presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, foram convocados hoje para prestar depoimento na comissão parlamentar de inquérito (CPI) do Senado que investiga um esquema de venda de sentenças no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Foram convocados também o vice-presidente executivo do banco Santander, Marcos Madureira, e o presidente da Diretoria Executiva do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer. 

No Dia Olímpico COB apresenta mascote Ginga

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) apresentou, hoje , Ginga, a onça pintada que será a mascote do Time Brasil, que vai competir nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em julho. A comemoração ao Dia Olímpico aconteceu no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, e contou com as presenças da presidenta Dilma Rousseff e de atletas, como os ginastas Arthur Zanetti e Flávia Saraiva.

Cunha defende projeto para penalizar atos de intolerância religiosa.

Após o apedrejamento de uma menina que deixava um culto religioso e o assassinato de um médium, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), defendeu na sexta-feira incluir na legislação punições a quem praticam atos de intolerância religiosa. Para Cunha, esse debate pode ser feito na análise de um projeto de lei do líder do PSD, Rogério Rosso (DF), que amplia a pena máxima para o crime de “ultraje de culto religioso” de 1 para 8 anos de prisão. “O próprio líder apresentou uma proposta para condenar aqueles que não respeitam insígnias religiosas. É um bom momento para você também penalizar ou coibir aqueles que praticam atos de violência contra quem exerce sua crença religiosa, qualquer que seja ela”, disse Cunha. Cristão evangélico, o presidente da Câmara disse que “não compactua com qualquer tipo de agressão a quem pratica sua crença religiosa.” “Condeno veementemente isto. Isso não faz parte de prática cristã e tem que ser punido veementemente”, afirmou.

Grêmio conta com novos consulados na China e no Japão

O Grêmio passou a contar com mais dois consulados no exterior. Desta vez, a China e o Japão entraram para a lista dos 112 consulados gremistas espalhados pelos 35 países, entre África, Ásia, Europa, América e Oceania. Com as novas unidades, cada um dos países contam agora com duas representações do Tricolor.
A nova sede na China foi instalada na cidade de Dongguan, no Estado de Guangdong. Segundo o sócio e cônsul Marlon Borowsky, a ideia de criar a sede surgiu a partir de uma conversa em entre amigos gremistas. “Depois de dois dias em que criamos um grupo no Wechat - rede social da China semelhante ao Whatsapp, já éramos 100 gremistas. Então percebi que já tínhamos uma numerosa torcida e que estava na hora de nos organizarmos no local. Estamos cadastrando os torcedores que possuem interesse em integrar o consulado. No momento, já contamos com 90 pessoas registradas”, comenta Borowsky, que mora há 11 anos na cidade localizada no sul da China.

O consulado já tem programado seu primeiro encontro, que irá ocorrer no dia 3 de julho, evento que dará início ao planejamento de uma série de atividades para a comunidade gremista local.

Além da China, o Grêmio também passou a contar com um novo consulado no Japão, em Tóquio. Para o cônsul responsável, Paulo Berwanger, a implantação de uma sede na cidade, além de divulgar o nome do Clube, tem grande peso simbólico. “Foi aqui que conquistamos o nosso maior título, em 1983: o de Campeão Mundial Interclubes”.

Apesar do número da comunidade local não ser muito significativo, Berwanger ressalta que não é difícil ver gremistas pelas ruas da capital japonesa. “Não é raro vermos pessoas com a camisa do Grêmio nas ruas e, principalmente, nos estádios durante os jogos da liga japonesa."

Para a divulgação do Grêmio em Tóquio, o consulado pretende planejar diversas ações. “Aproveitaremos todas as oportunidades que tivermos para divulgar o nome, a marca e a tradição gremista, tanto aqui em Tóquio, como em outras províncias ”, completa o cônsul.


Paradouro das Nuvens

A partir de 19 de maio, o Paradouro das Nuvens, localizado entre Gramado e Igrejinha, abre ao público com uma vista privilegiada do Vale do ...