Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Dia de Reis

Magos,bruxos,astronômos,sábios,figuras controversa no meio biblíco que foram ofertar seus presentes ao menino Jesus na manjedoura em Belém.
Eis o que nos diz o folclorista Paixão Cortês a respeito do tema Terno de Reis:
Sempre que se aproxima o fim do ano, vejo com desencanto que a querência gaúcha, vai se deixando envolver mais pelas fantasias das luzes da cidade, pela ambição de um comércio sedento de grandes lucros. Refiro-me ao mercantilizado NATAL. Na colonização hispano lusitana da America do Sul, especialmente do Cone Sul, incluindo os países tropicais como Brasil (abrangendo o estado do Rio Grande do Sul) o natal estava despido do cenário de neve, renas, trenós e pinheirinhos coloridos, de desenhos e figuras caricatas e profanas (como Papai Noel) não cristãs, ausência da obrigação de presentear e negociar de fúteis objetos, e desumanas atitudes.
O nosso homem do campo desconhecia as comemorações de Natal à maneira como hoje são usais nas cidades. Isto não quer dizer que no campo as pessoas tenham se esquecido das mensagens cristãs de Natal, da entrada de Ano Novo e do Dia Dos Reis. Se o dia 1° de janeiro é festivamente assinalado por churrascadas , não menos vibrantes são os festejos de Natal  com os Ternos de Reis” – Os Reses – grupos musicais que anunciam, de rancho em rancho, de casa em casa, o nascimento do Salvador, até o dia 06 de janeiro.
O objetivo desta visita varia de um Terno para outro: alguns visam unicamente louvar a memória de Jesus Menino. Há aqueles que, oprimidos pelas necessidades materiais que muitas vezes afligem nossos trabalhadores rurais, saem “pedindo ou tirando reis”, na certeza de que ao menos no campo, ainda não se esqueceram de todo, as lições de fraternidade que Cristo legou aos nossos homens de bem. No transcurso de sua “missão”, um Terno desenvolve uma ação lítero-poética, que se fundamenta nas “Estações”, isto é , na temática que a Bíblia do Novo Testamento deixou.
No Rio Grande do Sul, as festividades Natalinas da tradição gaúcha, até a Chegada do Reis, são momentos da família riograndense, de muita paz e alegria a todos e esperança com a mensagem do Menino Jesus .


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre a atriz Eva Todor

Morreu hoje decorrente de uma pneumonia aos 98 anos a atriz Eva Todor. O velório ocorre amanhã das 9 às 11 h no Teatro Municipal do Rio d...