Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Ginecologista gaúcha é premiada em congresso mundial na França

A ginecologista do Fertilitat, Centro de Medicina Reprodutiva, Rafaella Petracco, foi premiada no 20º Congresso Mundial de Controvérsias em Obstetrícia, Ginecologia e Infertilidade (COGI). O evento reuniu especialistas da área em Paris, entre os dias 4 e 7 de dezembro.
A tese de doutorado de Rafaella – “Diminuição da expressão do miRNA 135 na fase secretora do ciclo menstrual em pacientes com endometriose” - foi reconhecida pelo júri científico e agraciada com o prêmio de melhor trabalho do congresso. “O estudo evidencia novidades do ponto de vista das causas genéticas da endometriose, e podem servir, no futuro, para o desenvolvimento de ferramentas terapêuticas”, explica a doutora.
A médica reitera que o estudo é um passo ainda experimental na busca de medicamentos capazes de bloquear a ação de fatores relacionados à endometriose e que podem ser os protagonistas na regulação dos genes que estão envolvidos na manutenção da doença e nas consequências por ela causada.
A endometriose é uma das principais linhas de pesquisa da ginecologista tendo iniciado esse estudo durante sua formação na Universidade de Yale nos Estados Unidos. “O prêmio é o reconhecimento de um longo trabalho, desenvolvido ao longo de três anos”.

Endometriose:

A endometriose é uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio que durante a menstruação migram pelas trompas e caem na superfície dos ovários ou na cavidade abdominal, onde passam a se comportam como se endométrio fossem. Sofre influencia dos hormônios, multiplicam e sangram determinando um microambiente hostil no encontro do óvulo e do espermatozoide, além de provocar sequelas na anatomia das trompas e da sua relação com os ovários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece Albino Manique

Albino Batista Manique, mais conhecido como Albino Manique, faleceu as 8.30h desta manhã aos 80 anos de idade completados no mês passado,em ...