Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Pesquisadores descobrem nova espécie de peixe no RS

Pesquisadores de Pelotas, descreveram recentemente uma nova espécie de peixe. Batizado de Austrolebias bagual, ele vive em poças temporárias, ambientes que se formam anualmente e secam meses depois.
A descoberta ocorreu em Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo. A nova espécie atinge cinco centímetros de comprimento, possui o fundo claro e listras tranversais mais escuras, além de variar em colorações de azul e verde nas nadadeiras.
Conforme o vice-coordenador do Instituto Pró-Pampa, responsável pela pesquisa, esse tipo de peixe utiliza uma estratégia para manutenção da espécie. Luis Lanés explica que, quando a poça seca, os ovos se mantêm depositados no solo.
“Sempre fazemos as pesquisas no período de chuva, basicamente de junho até dezembro, no máximo. Depois, essas poças secam. Mas os ovinhos continuam, ficam enterrados no solo e voltam a se desenvolver na próxima temporada. Eles já estão adaptados”, afirmou. .
Apesar dessa característica, a espécie é considerada “criticamente ameaçada” de extinção. Segundo Lanés, ela vive em ambientes restritos e em áreas utilizadas para agricultura, como cultivo de arroz e trigo. A descoberta ocorreu através do Projeto Peixes Anuais do Pampa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mudanças nas placas veiculares

O projeto de lei (PL) 3.214/2023, que restabelece a informação sobre o município e o estado de registro nas placas veiculares, foi aprovado ...