Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Luto no Tradicionalismo Gaúcho

Faleceu o  Conselheiro Benemérito do MTG, responsável pelo que é, hoje, o Movimento, Wilmar Winck de Souza, o Provisório.
Nascido em Palmeira das Missões em 1926, Provisório é um dos precursores do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Em sua trajetória, participou da fundação do 35 CTG, um dos primeiros CTG’s do Estado. Aos 21 anos, veio a Porto Alegre para estudar no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, local onde conheceu Paixão Cortes, Barbosa Lessa, Glaucus Saraiva e Cyro Dutra Ferreira, com os quais fundou o 35 CTG, em 1948. Retornou a Palmeira das Missões um ano depois, entrando na carreira política em 1959, quando se tornou vice-prefeito, sendo eleito prefeito do município após quatro anos.
Em 12 de janeiro de 1950, fundou o Centro de Tradições Gaúchas 35 de Palmeira das Missões (diferenciando-se do 35 CTG de Porto Alegre na nomenclatura), quarto Centro de Tradições Gaúchas do Rio Grande do Sul, permanecendo na presidência da entidade durante seis mandatos consecutivos. Oito anos depois, comandou uma cavalgada de sua cidade natal a Porto Alegre, para presenciar a inauguração do monumento Laçador, inspirado na imagem de seu amigo, Paixão Cortes. 
Provisório foi patrono dos festejos farroupilhas do RS em 2008, reconhecido e homenageado pelos gaúchos do estado, também na FECARS daquele ano. Foi considerado o primeiro trovador do tradicionalismo organizado, ao entrar para o grupo de jovens que criou o 35CTG. Ajudou a criar e presidiu nas três primeiras edições do Carijo da Canção, de Palmeira das Missões.
Fonte Rogério Bastos/MTG RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SSP recebe 22 viaturas da prefeitura de Canoas

O governador José Ivo Sartori assinou, hoje, convênio entre a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS) e a prefeitur...