Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Google anuncia lente de contato "inteligente" para diabéticos

Um enorme auxílio para quem sofre de diabetes pode estar vindo dos laboratórios da Google. A empresa acaba de anunciar que está em desenvolvimento uma lente de contato "inteligente", capaz de monitorar os níveis de glicose do corpo analisando amostras de lágrimas.
O pequeno gadget tem um chip wireless (para enviar dados) e um sensor de glicose para fazer o teste uma vez por segundo. Segundo a Google, a lente é tão confortável quanto as outras comuns que usamos no dia-a-dia.
Já existem monitores com sensores de glicose que trabalham sob a pele dos pacientes, mas a multinacional dona do buscador mais popular da internet aponta que as pessoas que sofrem de diabetes precisam tirar amostras de sangue da ponta do dedo diariamente, um procedimento cansativo e doloroso.
Era sabido que as lágrimas poderiam ajudar a monitorar os níveis de açúcar do organismo, mas o problema sempre foi a dificuldade de coletar amostras e estudar o fluido. Instalar chips minúsculos em lentes de contato é a aposta da Google para vencer esse obstáculo.
Ao divulgar o projeto, a Google lembrou que o descontrole nos índices de açúcar no sangue, problema que se torna frequente com a doença, pode precipitar danos nos olhos, nos rins e no coração. Além disso, o risco de desmaiar está sempre à espreita, enquanto o indivíduo se engaja em atividades perigosas, como dirigir um carro. A diabetes afeta uma em cada 19 pessoas no planeta.
A empresa californiana já discute com a agência reguladora americana FDA os critérios para lançar o produto no mercado, mas antecipou que precisará de parceiros com experiência no ramo para finalizar o projeto, buscando inclusive profissionais que possam criar aplicativos para interpretar e compartilhar os dados coletados pela lente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peleia Gastronomica está de volta

Um dos grandes sucessos gastronômicos de 2023 está de volta em 2024 com muito mais brilho e sabor.  A Peleia, competição de assado feita em ...