Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Protesto em campo na festa de encerramento no Maracanã

Um fato curioso e que aconteceu com muita rapidez, marcou um momento da cerimônia de encerramento da Copa das Confederações, no Maracanã. Enquanto todos acompanhavam a apresentação, um casal de figurantes abriu uma faixa de protesto, com os dizeres "Imediata anulação da privatização do Maracanã". Rapidamente eles foram retirados pelos organizadores.

Estátua papal

Uma estátua, em tamanho natural, do papa Francisco pode ser vista por quem passar perto do pátio da Catedral Metropolitana de Buenos Aires. No local, o então cardeal Jorge Bergoglio, eleito papa há três meses, celebrava diariamente missa. A escultura, feita em fibra de vidro e resina, fica em uma área fechada ao público, mas pode ser observada da rua.
A escultura parece real: o papa está com as vestes brancas, sorrindo e acenando. A estátua de Francisco foi colocada nas proximidades da imagem da Virgem de Lujan, padroeira da Argentina, que será exposta em fevereiro de 2014 no Vaticano. A estátua é obra do artista argentino Fernando Pugliese.
O artista planeja expor várias esculturas de Francisco em locais estratégicos da Argentina, em homenagem ao primeiro papa latino-americano. “Eu conheço Jorge Bergoglio há 14 anos. Sempre o admirei, sua personalidade muito humilde fascina-me”, disse o artista.

Concurso Regional Prendas e Peões 2013 da 12ª R.T

A fase regional da 44ª Ciranda Cultural de Prendas e do 26° Entrevero Cultural de Peões,teve conhecidos ontem a noite, durante fandango no CTG Sentinela do Rio Grande da Base Aérea de Canoas os novos peões e prendas da  12ª Região Tradicionalista,são eles: 
2ª mirim: Júlia Barreto - CTG Domadores do Rincão
1ª mirim: Emily Zahner - GAG Ppiazitos do sul
4º Guri: Douglas - CTG Estancia de Sapucaia
3º Guri: Endriws Fardin - CTG Querencia Pampeana
2º Guri: Leo Bruno de Souza - CTG Mata Nativa
1º Guri: Vitor Henrique - CTG Chama Nativa
3ª Juvenil: Amanda Toniello - CTG Estancia de Sapucaia
2ª Juvenil: Carolina Martins - CTG Mata Nativa
1ª Juvenil - Amanda Faleiro - GAG Piazitos do Sul
1º Xiru: Moises de Mesquita - GAG Piazitos do Sul
3ª Chinoca: Edna de Mesquita - GAG Piazitos do Sul
2ª Chinoca: Jocelaine Rodrigues - CTG Mata Nativa
1ª Chinoca: Silvana de Souza - CTG Mata Nativa
1º Peão: Edson Brozlaren - CTG Mata Nativa
2ª Prenda: Carolina dos Santos Peixoto - GAG Piazitos do Sul
1ª Prenda: Tuanny Prado Flores - CPCG Gerciliano Alves de Oliveira.

Foto do prendado:Vera Rejane Freitas Fernandes,
Agradecimento especial a prenda Tuanny que forneceu a relação dos peões e prendas.



Jornalistas sofreram 53 ataques durante protestos

Desde o início dos protestos de rua que tomaram o País, no último dia 6, mais de 50 profissionais de imprensa envolvidos na cobertura foram agredidos - e seis deles, presos. Nesses 23 dias, 13 veículos de meios de comunicação foram danificados total ou parcialmente.
O levantamento foi feito pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, a Abraji, a partir de informações das redações, de sindicatos e da ONG Repórteres Sem Fronteiras. No total, foram 53 ataques a 52 jornalistas (um deles foi preso em um dia e agredido em outro).
Os números foram coletados em 11 cidades - e praticamente metade dos incidentes, 25, ocorreu em São Paulo. Fortaleza vem a seguir, com seis, e Rio de Janeiro, com cinco. A Folha de S.Paulo, com sete profissionais envolvidos, foi o veículo com maior número de vítimas.
Na nota em que relata os episódios, em seu site, a Abraji repudia "a violência da polícia contra manifestantes pacíficos e jornalistas e repudia igualmente a hostilidade de alguns manifestantes contra os trabalhadores dos meios de comunicação, como repórteres, fotógrafos, cinegrafistas e motoristas". A entidade afirma ainda que "impedir ou dificultar o trabalho da imprensa é agir contra a democracia".
Esses profissionais, prossegue a nota, "estão nas ruas cumprindo com o dever de manter a sociedade bem informada" e isso "deve ser respeitado, independentemente de preferências políticas e dos meios em que informam". Eles trabalham "com o mesmo profissionalismo e destemor com que cobriram as grandes passeatas contra a ditadura, a campanha das Diretas-Já, a campanha pelo impeachment de Fernando Collor".

Prisões:

Mais de 60% dos casos anotados pela entidade – 34 do total – se referem a agressão ou ameaça de parte da polícia. Seis dos casos levaram à prisão dos profissionais, por períodos curtos, de poucos minutos, ou até de três dias, como ocorreu ao repórter Pedro Nogueira, do portal Aprendiz, que chegou a ser indiciado por formação de quadrilha. De sua parte, os participantes dos protestos foram os responsáveis por 12 casos de agressão. Em um dos casos não foi possível esclarecer o que motivou os ferimentos do profissional.
Os ataques contra veículos de jornais ou emissoras de rádio e TV ocorreram em nove cidades brasileiras. Um dos primeiros, e mais exibidos na mídia eletrônica, foi o incêndio de uma unidade móvel da TV Record em São Paulo, no dia 18 de junho. Dois dias depois, ataque semelhante foi feito contra uma unidade móvel do canal SBT.
O dia mais violento, nesse item, foi 24 de junho, quando quatro veículos foram depredados numa manifestação em Goiânia que, ao final, descambou para uma batalha de rua entre grupos armados e a polícia. Desses quatro, dois eram da TV Anhanguera, afiliada da rede Globo, um da TV Serra Dourada, afiliada do SBT, e um do jornal O Popular. A sede da TV Serra Dourada também foi apedrejada por manifestantes.
A Abraji adverte, ao divulgar os números, que o levantamento "é parcial", porque pode haver "casos que podem ou não ter sido computados, por diversas razões" - uma delas seria a de empresas, ou jornalistas, que preferem não divulgar as informações.

Grêmio demite Vanderlei Luxemburgo

Vanderlei Luxemburgo não é mais técnico do Grêmio. O técnico foi avisado agora pela manhã da decisão da direção e deixou o estádio Olímpico durante a realização do jogo-treino contra o Caxias. "Nós avaliamos que o clube precisava mudar e esta mudança começou pelo treinador", disse o diretor-executivo Rui Costa em entrevista coletiva. 
De acordo com Rui Costa, a decisão foi unânime e ocorreu durante uma reunião. "Tomamos esta decisão, que teve a concordância de todo o departamento de futebol com o presidente.

Sandra Annenberg se emociona no “Jornal Hoje”

.
Ontem,o “Jornal Hoje” exibiu uma reportagem sobre o drama de uma família Boliviana, eles tiveram o filho de 5 anos assassinados por bandidos. O desabafo da mãe do menino  fez a Sandra ficar com os olhos cheios de lágrimas, logo após a exibição da matéria.
A jornalista ficou muito emocionada e não chorou por pouco, ela conseguiu disfarçar bem para chamar a reportagem seguinte. Essa não é a primeira vez que ela se comove com alguma matéria, meses atrás, ela também se emocionou com uma reportagem que mostrava o reencontro da mãe com a filha usuária de crack.

Ministro descarta uso da Força Nacional ou o Exército

Apesar das manifestações ocorridas no país nas últimas semanas, muitas com ações de vandalismo, o governo brasileiro está tranquilo em relação à segurança do papa Francisco e dos mais de 2 milhões de católicos que virão ao Brasil em julho próximo para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), disse ontem à Agência Brasil o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República. O evento está programado para o Rio de Janeiro, no período de 23 a 28 de julho.
Ele descartou a necessidade de recorrer à Força Nacional ou a tropas do Exército para garantir um ambiente de segurança e tranquilidade no Rio de Janeiro, durante o evento. “Absolutamente, não [será necessário]. Não pensamos em nada disso. Inclusive porque o público da jornada tem uma marca muito forte da solidariedade”. Ressaltou que, no mínimo, 1 milhão de pessoas de fora do Rio estarão na cidade para participar do evento. “E todo mundo vem com o espírito da paz, da fraternidade”.
Após reunião , no Palácio Guanabara, com o governador Sérgio Cabral, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, o ministro disse que a vinda do papa, a seu ver, vai ajudar a elevar o nível desse processo de movimentos populares. “É uma chamada para a solidariedade e a fraternidade, que vai ao encontro da boa energia que está na rua. Nós achamos que, até lá, vai haver um processo de purificação, digamos”.
Carvalho ressaltou que nos próximos 30 dias, “muita coisa vai rolar ainda”. Observou que as manifestações estão cada vez mais repudiando o que é vandalismo. “Está havendo uma separação. A gente acha que até lá, vai estar ainda mais decantado. E, portanto, nós não estamos mais preocupados com esse aspecto”, disse. Para o ministro, embora as manifestações continuem, a Jornada Mundial da Juventude vai contribuir para o bom andamento do processo.
Durante o encontro, foram debatidos os últimos preparativos para a JMJ, incluindo questões de logística relativas à vinda do papa Francisco. “Foi uma espécie de revisão dos preparativos. Passamos a dom Orani a segurança de que tudo será feito para que tudo ocorra da melhor maneira possível, o Estado brasileiro assegurando não apenas a logística, mas todo o funcionamento da cidade, do país, naqueles dias”, declarou o ministro.

STJ nega recurso para revisão de condenação de Cesare Battisti

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por intermédio da Quinta Turma, negou ontem, o pedido da defesa do ativista italiano Cesare Battisti para rever sua condenação por uso de carimbos oficiais falsos do serviço de imigração brasileiro em passaportes estrangeiros. Os magistrados entenderam que há a “configuração da infração”. Uma cópia da decisão será encaminhada ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
O Estatuto do Estrangeiro (Lei 6.815/80), no Artigo 65, determina a expulsão do estrangeiro que praticar fraude para obter sua entrada ou permanência no país. A publicação do acórdão do julgamento está prevista para 1º de julho, próxima segunda-feira. A assessoria do Ministério da Justiça informou que vai se pronunciar sobre o assunto, depois que receber a decisão.
Ex-ativista político na Itália, Battisti foi condenado pela Justiça italiana à prisão perpétua por quatro homicídios, no final dos anos de 1970. Battisti, que vive em São Paulo, diz ser inocente. Ao ser preso no Brasil, o governo negou o pedido de extradição do italiano e concedeu a ele o status de refugiado político.
Na tentativa de rever a condenação pelo uso de carimbos falsos, a defesa de Battisti impetrou um agravo em recurso especial no STJ, negado em agosto de 2012 pelo desembargador Adilson Vieira Macabu. Desta vez, a Quinta Turma julgou o agravo regimental contra essa decisão. O novo relator da ação, desembargador convocado Campos Marques, analisou todos os argumentos da defesa de Battisti.
De acordo com o processo, a fraude foi descoberta quando Battisti estava preso por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). O relator da ação observou que a acusação se referiu às declarações prestadas por Battisti admitindo que: “Os carimbos constantes dos seus passaportes, imitando os da imigração brasileira, se destinavam a, caso fosse necessário, dar aparência de legalidade junto às autoridades brasileiras". Laudos periciais atestam a infração. Segundo processo, ficou comprovado que Battisti tinha consciência da falsidade dos carimbos utilizados.
Fonte:Agência Brasil

Na penitenciária

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) informou, por meio da assessoria, que o deputado federal Natan Donadon (RO) já está no Complexo Penitenciário da Papuda. Ele foi encaminhado para a Penitenciária do Distrito Federal, uma das unidades do complexo, onde cumprirá a pena. Donadon ficará em uma cela individual, mas sem regalias, segundo o tribunal.
De acordo com seu perfil no site da Câmara dos Deputados, Donadon não tem nível superior. Porém, ele tem direito a cela individual por ter mandato parlamentar, conforme informou a assessoria do tribunal.
O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Donadon a 13 anos, quatro meses e dez dias de prisão pelos crimes de peculato e formação de quadrilha. Ele se apresentou ao superintendente da Polícia Federal, Marcelo Mosele, em uma parada de ônibus, na área sul da capital federal, na manhã de ontem. O deputado estava acompanhado de seu advogado, Nabor Bulhões.
É o primeiro caso de um deputado federal preso durante o exercício do mandato desde a promulgação da Constituição Federal de 1988.

Gastos do governo com Copa "não são problema da Fifa"

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, concedeu entrevista hoje,ao lado do ministro do Esportes, Aldo Rebelo, e do presidente da CBF, José Maria Marin, para fazer um balanço da Copa das Confederações, no Rio de Janeiro. De acordo com Blatter, a competição deste ano foi a melhor organizada pela entidade até agora. Além disso, o dirigente ainda afirmou que futebol teve um “papel positivo" no âmbito das manifestações que se espalharam pelo País nos últimos dias. No entanto, se eximiu de responsabilidade sobre o dinheiro aplicado no evento e disse que gastos públicos bilionários do governo brasileiro com a Copa de 2014 "não são problema da Fifa".
"Entendo as manifestações sociais, mas por outro lado, o futebol traz esperança. Acompanhamos as reações do governo, que prometeu mudanças, mas isso não é problema nosso, não nos responsabilizamos por isso", afirmou. Ele fez questão de reafirmar que não há "plano B" para organizar o Mundial de 2014 em outro país. "Foi muito bom fazer este teste, mas a competição foi mais importante, vimos isso em campo. Ainda faltam dois jogos, mas posso dizer que os testes foram bem sucedidos porque sabemos agora o que precisa ser melhorado e o que funcionou", completou Blatter.

Ausência :

Ao ser perguntado sobre sua ausência durante o torneio, depois de ter sido vaiado ao lado da presidente Dilma Rousseff na partida de abertura no estádio Mané Garrincha de Brasília, Blatter garantiu que não "fugiu". Ele disse que simplesmente foi assistir à Copa do Mundo Sub-20, que está sendo realizada na Turquia. 
"Vocês precisam lembrar que na Turquia estão sendo realizadas as mesmas manifestações que aqui. O papel do presidente da Fifa é comparecer à abertura da competição. Voltei para assistir às semifinais, não podem dizer que fugi", enfatizou o dirigente. 
Blatter também disse não saber se a presidente Rousseff participará da cerimônia de encerramento da Copa das Confederações. "Ficarei feliz se ela comparecer, mas não sou profeta, não sei se ela estará presente", brincou.

BM pede para população não agir para combater vandalismo

A atitude de alguns moradores e comerciantes do bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, que reagiram para tentar impedir a depredação de vândalos em mais uma noite de protestos ontem, foi reprovada pelas autoridades da segurança pública do Estado. “Por favor, comunidade, não se organize desse jeito. Se organizem para colaborar com as forças públicas”, pediu o comandante do Estado Maior da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas, em entrevista coletiva nesta sexta-feira.
Uma das vias mais tradicionais do bairro boêmia, a rua João Alfredo, foi ocupada por cerca de 30 pessoas que se posicionaram lado a lado para impedir a chegada de vândalos, que se espalharam pelas ruas do Centro após o início da manifestação, que começou de forma pacífica na Praça da Matriz. Apesar do susto e devido aos últimos prejuízos, um grupo de moradores e comerciantes tentou impedir a depredação, se armando com pedaços de pau e ferro. "Não incentivamos que moradores, organizações de bairros, tenham essa atitude", sustentou Freitas.
Ruas do eixo central da Capital amanheceram com um rastro de destruição deixado pelo grupo violento que danificou carros particulares, contêineres de lixo e estabelecimentos comerciais. Apesar dos estragos, não houve saques, ressaltou o coronel Freitas. “Essas ações de polícia ostensiva minimizaram a ações dos vândalos. Agora nós queremos qualificar o atendimento e estar onde os vândalos estão”, destacou. 
Ainda assim, houve confrontos. Entre os feridos, uma adolescente precisou ser socorrida e levada ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) por intoxicação de gás - utilizado para dispersar a multidão. Um policial militar foi atingido por uma pedra no rosto.  "Cavalos foram agredidos com garrafas e pedras, mas nenhum precisou ser sacrificado", acrescentou.
No total, 18 pessoas foram detidas na ação policial. Cinco foram presas em flagrante, um menor foi apreendido e apresentado ao Ministério Público (MP) e outros sete adolescentes foram entregues aos familiares. Além disso, duas pessoas assinaram termo circunstanciado e foram liberadas e três seguem sendo investigadas. Desde a semana passada, 15 já foram indiciadas, informou o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana, delegado Vicente Nunes.
Ainda assim, a BM avalia como positiva a ação durante o protesto. "Sim, problemas ocorreram na Cidade Baixa e no Centro. Temos certeza da redução que houve sobre os locais danificados", ponderou o coronel Freitas. "Pela ação ostensiva, muito do dano à vida e ao patrimônio foi preservado", sustentou.

Sargento atingido em protesto espera voltar ao trabalho

O dia foi de repouso para o sargento Elso Teixeira, 53 anos de idade e 33 de Brigada Militar. Atingido por uma pedra no rosto após o protesto de quinta-feira, ele sofreu um derrame interno no olho esquerdo e está sendo medicado com cinco colírios diferentes. “Se tiver outro derrame, a tendência é perder a visão”, disse o policial após sair de uma consulta médica.
No momento em que foi atingido, Teixeira – que atua no 26º BPM, em Cachoeirinha – estava na rua Jerônimo Coelho, próximo à Praça da Matriz, onde mais cedo cerca de 4,5 mil pessoas haviam participado de uma manifestação. O policial havia se deslocado até o local após receber um comunicado do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). 
Ao chegar à rua, deparou-se com uma jovem de 14 anos inconsciente. Ela havia sofrido uma parada cardiorrespiratória e desmaiou devido ao gás lacrimogêneo. Conforme o relato do sargento Teixeira, alguns vândalos não estavam permitindo que as equipes de atendimento socorressem a vítima. “Quando chegamos ao local, eu tinha quatro ou cinco escudos que passei para os soldados que estavam lá. Primeiro isolamos o local, porque não estavam deixando chegar nem paramédicos. Fizemos uma linha e começamos a verbalizar com eles, e eles avançando”, relatou Teixeira. 
De acordo com ele, algumas pessoas infiltradas no movimento fizeram menção de tirar as armas dos policiais. Para dispersar o grupo, Teixeira fez disparos com uma espingarda calibre 12 com munição antimotim, que não provoca danos físicos. “Usamos um chumbo fino, que nem um grão de arroz. É mais o efeito psicológico, pelo barulho do estampido”, explica. 
Em meio a este cenário, Teixeira foi atingido por uma pedra – segundo ele do tamanho de uma laranja –, vinda do lado da Praça da Matriz. O sargento recorda que caiu e foi retirado do local por um colega. Em seguida, uma ambulância da Brigada Militar chegou até o local e levou ele e a adolescente para o Hospital de Pronto-Socorro (HPS). O sargento recebeu alta na mesma noite, mas foi atendido novamente nesta sexta-feira. 
Casado e pai de uma adolescente de 17 anos, Teixeira está confiante na recuperação. Para que isso ocorra, segue a recomendação médica de permanecer em repouso absoluto. Mas já pensa na volta à ação no Patrulhamento Tático Móvel (Patam) em sua cidade, onde atua no policiamento bancário e em vilas. “Calculo que, se tudo correr bem, em 15 a 20 dias estou de volta”, afirma. 
Fonte:C.P

Limpeza de redes e bocas de lobo previnem alagamentos

O trabalho constante de limpeza da rede de esgotos pluviais e bocas de lobo realizados pela Secretaria Municipal de Obras e subprefeituras em toda a cidade já se reflete na redução dos alagamentos. Neste ano, caiu em cerca de 40% o número de reclamações recebidas pela SMO.
Dois caminhões de hidrojateamento atuam uma semana em cada quadrante e as equipes das subprefeituras realizam um trabalho preventivo nas bocas de lobo e atendem a chamados quando a desobstrução é necessária.
Conscientização
Para ajudar a manter limpas as redes de escoamento da água da chuva e evitar transtornos, é importante que os moradores não joguem qualquer tipo de resíduo nas ruas e no passeio público.
Para denunciar ligue
0800 510 1234

Trabalho em 2013 (janeiro a maio)
92.120 metros de rede limpas
Bocas de lobo
Região Sudeste - 135
Região Sudoeste - 952
Região Noroeste - 1.171
Região Nordeste - 227
Fonte:Secom/PMC

Dia para conscientizar e respeitar a diversidade

Hoje é celebrado o Dia do Orgulho Gay e o calçadão do Centro recebeu até o final da tarde, estande da coordenadoria municipal de Política de Diversidades, instalado para divulgar e expressar a luta contra todos os tipos de preconceito e discriminação. Conforme o coordenador, Rogério Ambieda, a data foi escolhida porque em 28 de junho de 1969 em Nova York aconteceu a Rebelião de Stonewall, onde gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros enfrentaram a polícia. O levante é considerado um catalisador do movimento LGBT na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos. “Estamos neste local coletando assinaturas para o estatuto da diversidade sexual”, disse. O estande também oferece informações sobre o Disque Direitos Humanos, pelo número 100 e o Programa Rio Grande Sem Homofobia. “Sobretudo, o espaço foi destinado para promover a cidadania e a diversidade”, ressaltou Ambieda.
Alexsander Santiago (foto), após assinar a petição pública do Estatuto da Diversidade Sexual refletiu a data. “Precisamos ser vistos como pessoas normais e não como ET’s, como percebo todos os dias e também de mais atividades de conscientização”. 
Marco histórico:
A Rebelião de Stonewall foi um marco pela luta por respeito e direitos da população LGBTT. Em 28 de junho de 1969 o "Stonewall Bar", que era freqüentado pelo público LGBT da cidade de Nova Iorque, sofria constantes visitas do policiais, sendo além de extorquidos, tratados como animais.
Com luta física e tudo o que encontravam pela frente, os 400 gays aproximadamente, que se encontravam no bar, foram para cima da polícia acabando com as inúmeras pressões e começando de uma vez por todas a luta pelo respeito mundial.
 Até aquela data, na cidade de Nova York as leis proibiam a homossexualidade em público. Estabelecimentos que aceitassem clientes gays eram atacados e deveriam fechar. O levante aconteceu num bar nova-iorquino chamado Stonewall Inn, onde as pessoas, já cansadas de tanta injustiça e preconceito, se uniram e enfrentaram a polícia. No dia seguinte, mais de mil pessoas tinham aderido ao protesto que continuou por dias com adesão maciça e manifestações em várias localidades da cidade.
Coordenadoria de Políticas de Diversidades:
Telefones: (51) 3428-5323 e 3476-5336
Cartório da Diversidade e Igualdade Racial
Rua: Doutor Sezefredo Azambuja Vieira, 2730
Telefone (51) 3425-9026
Fonte: Clever Larsen Secom/PMC

Marcas & Líderes Canoas 2013


Adoção urgente


Oi pessoal, apareci no ap da minha tia há alguns meses, ela cuidou dos meus machucados, me colocou para dormir em um lugar quentinho onde não pego chuva e tenho sempre comidinha e água fresca. Essa foto é um pouco antiga, então não se assustem com o meu olhinho pois ele já melhorou. A tia cuida muito de mim e queria q eu fosse morar com ela, mas não tem espaço pq o ap dela é pequeno. Eu tbm queria ficar morando aqui no prédio, mas sábado passado uma pessoa má me machucou, estou com um corte na coxa direita. A tia está me dando antibióticos e passando remédio na ferida. Segunda apareceram uns cachorros grandes aqui, eles não gostam de mim e sempre querem me tirar da minha casinha e pegar a minha comida, então estou apanhando muito deles, o q não deixa o meu machucado cicatrizar. Segunda e terça eu não comi e nem sai da minha casinha, a tia ficou bem preocupada comigo. Ontem, já melhor, deitei no sol à tarde e curti o tempo bom q estava fazendo, mas à noite, os cachorros grandes vieram de novo, 3 deles, a tia teve q sair correndo da cama, de madrugada pra me salvar. Como ela está com muito medo por mim, ela está me colocando para adoção para q eu possa ter um lar onde me cuidem como ela faz e me protejam. Ela está bem triste por ter q passar a minha guarda para outra pessoa, mas como me ama muito, quer o meu melhor. 
Se gostaram de mim, a minha adoção é meio urgente, pois ela tem medo que os cachorros grandes me matem no final de semana, é só entrar em contato pelo fone 81786729 com Debora.

Dança cigana resgata autoestima de idosas no CCI

Desde o mês de março as manhãs de quinta-feira são reservadas à dança cigana no Centro de Convivência do Idoso (CCI) localizado no bairro Nossa Senhora das Graças. Um grupo de 32 mulheres com idades que chegam até os 80 anos, dançam, aprendem, brincam e se divertem com os passos sincronizados e orientados pela professora Neuza Gomes, servidora da Prefeitura de Canoas.
A iniciativa teve inicio com a Secretaria Municipal de Cultura e hoje é integrada ao Desenvolvimento Social e trabalhada voluntariamente no CCI por meio da Subprefeitura Região Nordeste. Neuza ressaltou que a atividade é fundamental para elevar a autoestima das participantes e tem o apoio do subprefeito, Júlio Barbosa.


O CCI recebe semanalmente em torno de 300 integrantes de grupos de idosos de Canoas e de oferece ginástica, curso de modelo e manequim, coral e danças. Conforme a coordenadora do Centro, Patrícia Lisboa, a previsão é que o CCI ofereça também, no próximo semestre, curso de informática objetivando a inclusão digital. Antes da primeira coreografia cigana, ao som do grupo mexicano, Maná, a sorridente Nair Paixão Prates de 70 anos falou sobre sua aguardada atividade das quintas-feiras no CCI. "Altera meu dia a dia e é tudo o que estamos precisando", comentou.



Fonte: Clever Larsen Secom/PMC

Deputado está foragido

O deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO) não cumpriu o acordo firmado com a Polícia Federal (PF) de se entregar nesta manhã . Diante disso, homens da PF estão nas ruas com a determinação de cumprir a ordem de prisão. A Inteligência da PF foi acionada para monitorar todos os possíveis pontos em que o deputado possa estar. 
Postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em estradas e também equipes em aeroportos já foram avisadas da ordem. A PF trabalha neste momento considerando que Donadon ainda esteja em Brasília. Mais cedo, policiais do Núcleo de Inteligência da PF estiveram no apartamento do parlamentar, na capital federal. Em Rondônia, policiais também foram acionados para tentar localizar o deputado.
O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou ontem a prisão imediata do deputado, condenado a 13 anos, quatro meses e 10 dias, em regime inicialmente fechado, pelos crimes de formação de quadrilha e peculato. No final da tarde desta quarta-feira, a ministra do STF Cármen Lúcia expediu mandado de prisão imediata de Donadon. O mandado foi remetido para a PF, que deverá realizar a detenção do parlamentar.

Novas noticias sobre Mandela

A filha mais velha de Nelson Mandela criticou  hoje a imprensa , acusando os jornalistas que cobrem a hospitalização do ex-presidente sul-africano de se comportarem como "abutres", sem respeitar as tradições locais.
"Há um certo racismo nos meios de comunicação estrangeiros que se permitem ultrapassar todos os limites", declarou Makaziwe Mandela à rádio-televisão pública SABC.  "Eles se comportam como abutres. É como se esperassem que um leão devore um búfalo para poder devorar seu esqueleto. É a impressão que temos na família", reclamou.
"A pessoa não pode entrar e sair do hospital. É um verdadeiro estorvo", acrescentou. Esta é a primeira vez que a família Mandela expressa abertamente sua irritação pela intensa cobertura midiática dos problemas de saúde do patriarca.

Estado de saúde de Mandela é crítico:

O presidente Jacob Zuma cancelou uma visita prevista nesta quinta-feira a Moçambique para permanecer na África do Sul, onde a família do ex-presidente Nelson Mandela teme por sua saúde. "Só posso reiterar que Tata (papai) está em condição muito crítica, qualquer coisa é iminente", declarou nesta quinta-feira a filha mais velha de Mandela, Makaziwe, em uma entrevista à rádio pública SAFM.

Voz do Brasil anuncia a morte de Nelson Mandela:

Comunicado contava com deputado do PPS lamentando o falecimento do líder sul-africano
O programa estatal A Voz do Brasil cometeu uma gafe na sua edição de ontem, anunciando durante o espaço da Câmara a morte de Nelson Mandela.
"Homenagem: morreu nesta quarta-feira o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela. Ao lamentar o falecimento do líder, Rubens Bueno, do PPS, ressaltou a história política de Mandela. De acordo com Rubens Bueno, Nelson Mandela incentivou o surgimento de grandes líderes negros em todo o planeta. Para o parlamentar, o ex-presidente vai ficar marcado na história mundial como símbolo da igualdade racial", disse o programa.

Canoas 74 anos de emancipação política

Em 27 de junho de 1939, a cidade foi criada pelo Decreto Estadual nº 7.839. Em 15 de janeiro de 1940 foi instalado o município de Canoas. Edgar Braga da Fontoura foi o primeiro prefeito e o município contava com 40.128 habitantes.
O crescimento econômico de Canoas deu-se, principalmente, a partir de 1945, depois do fim da Segunda Guerra Mundial. Além de numerosas indústrias, instalam-se no município a Base Militar da V Zona Aérea e a Refap, impulsionando o desenvolvimento da cidade.

Homem é preso com drogas em casa de cerimônias religiosas

Um homem foi preso nesta manhã  no bairro Restinga, Zona Sul de Porto Alegre, durante cumprimento de mandado de busca e apreensão da Polícia Civil. Segundo os delegados Shana Luft e Newton Filho, que coordenaram a ação, ele estava com quase um quilo de droga em uma casa de cerimônias religiosas.
Os policiais apreenderam 130 gramas de crack e 600 gramas de cocaína. O homem foi preso em flagrante e levado para depoimento na 16ª Delegacia de Polícia Civil, para depois ser encaminhado ao sistema prisional. Conforme os delegados, a investigação durou três semanas e foi iniciada a partir de denúncia anônima.

Supremo determina prisão de deputado federal

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou hoje a prisão imediata do deputado Natan Donadon (PMDB-RO), após rejeitar recurso da defesa do parlamentar. A ministra Cármen Lúcia, relatora da ação, considerou o embargo de declaração apenas uma medida protelatória do processo. É a primeira vez, desde a Constituição de 1988, que um deputado terá que cumprir pena durante o mandato, por determinação do STF. O deputado está em Brasília e não vai se pronunciar, segundo a assessoria de imprensa.
O único voto divergente foi o do ministro Marco Aurélio Mello. A votação foi 8 a 1. Na sessão, os ministros decidiram manter a condenação, referente a 2010, a uma pena de 13 anos, quatro meses e dez dias, que deve ser cumprida em regime fechado.
Em outubro de 2010, o deputado foi condenado pelos crimes de peculato e formação de quadrilha por desviar mais de R$ 8 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia entre 1995 e 1998, quando era diretor financeiro do órgão. Ele também terá que devolver R$ 1,6 milhão aos cofres públicos.
O advogado do parlamentar, Nabor Bulhões, reagiu à decisão, mas não

cabe mais recursos. “A decisão viola frontalmente a Constituição e as garantias constitucionais do mandato parlamentar”, ressaltou.

Manifesto contra projeto da cura gay

Em torno de 100 pessoas se reuniram na Esquina Democrática, em Porto Alegre para revindicar contra a proposta conhecida como “cura gay” e pela saída do presidente da Comissão dos Direitos Humanos (CDH), o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) que também é autor da proposta.
O projeto que já passou com aprovação pela CDH da Câmara dos Deputados, quer anular uma resolução já existente no Conselho Federal de Psicologia (CFP). A resolução determinava que os profissionais da área não poderiam aconselhar homossexuais a optarem novamente pela heterossexualidade.
Está em circulação um abaixo assinado para pedir a aprovação do Estatuto da Diversidade Sexual no Brasil, elaborado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em todo o País, o objetivo é recolher 1,4 milhão de assinaturas.

Jornada da Juventude

A menos de um mês para a 28ª edição da Jornada Mundial da Juventude – que ocorre de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro – jovens católicos de todo o mundo já começaram a contagem regressiva para participar da celebração que terá a presença do Papa Francisco. De acordo com organizadores do evento, são esperados cerca de 2 milhões de fiéis no maior encontro internacional de jovens com o Papa. 

Nelsinho Metalúrgico debate a saúde do trabalhador em Canoas

O ciclo de audiências públicas que tratam sobre a saúde do trabalhador segue, nesta sexta-feira,  na Câmara de Vereadores de Canoas, a partir das 18h30min. As primeiras ocorreram em Pelotas e Horizontina. Propostas pelo deputado Nelsinho Metalúrgico (PT) na Comissão Mista Permanente de Participação Legislativa Popular e realizada em conjunto com a Comissão de Saúde e Meio Ambiente, o debate terá foco nas questões relacionadas à prevenção de acidentes no trabalho. "É preciso que a sociedade perceba o custo social da não prevenção", destaca o parlamentar, que, na ocasião, também apresenta o projeto de lei 111/2012, de sua autoria, que trata sobre a promoção da saúde e a prevenção de acidentes, através de entidades e órgãos ligados ao Poder Público no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Estão convidados para a audiência representantes do Sistema Único de Saúde (SUS), do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), do Ministério Público do Trabalho, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, do Conselho Intersetorial da Saúde do Trabalhador, dos Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, das centrais sindicais, das coordenadorias regionais de saúde, dos conselhos e sindicatos e do Tribunal Regional do Trabalho, além da comunidade em geral.

Canoas : Conforme dados da superintendência regional do INSS, o município, de 1º de janeiro a 25 de junho de 2013, registrou 348 casos de auxílio-doença por acidente do trabalho.

Anuário Brasileiro de Proteção 2013:

Entre 2010 e 2011, houve um aumento de 4,7% no número de registros de acidentes fatais relacionados ao ambiente de trabalho. A informação foi divulgada pelo Ministério da Previdência Social, por meio de seu Anuário Estatístico no final do ano passado. Segundo o AEPS, em 2011, 2.884 trabalhadores perderam suas vidas durante o exercício de suas atividades profissionais, enquanto que em 2010 foram registrados 2.753 mortes no trabalho. O relatório também aponta um leve aumento no número de acidentes de trabalho. Foram notificados 711.164 acidentes laborais em 2011, enquanto que em 2010 foram contabilizados 709.474 registros no ambiente de trabalho, o que representa uma elevação de 0,2% no percentual de acidentes de trabalho.

Fonte:Imprensa Gab.Nelsinho Metalurgico.

Curadoria e comissões avaliam inscritos para o Festival de Cinema

As últimas semanas foram intensas para a curadoria e as comissões de seleção do 41° Festival de Cinema de Gramado. Avaliando 580 filmes inscritos (que representam um incremento de 48% em relação aos números do ano passado), os integrantes já chegaram a um consenso sobre as obras que disputarão o Kikito e o Prêmio Assembléia Legislativa de Cinema Gaúcho.
O perfil democrático entre a seleção de longas-metragens é um dos destaques desse ano, segundo o curador Rubens Ewald Filho - que repete a curadoria ao lado de José Wilker e Marcos Santuario. “Muito além do aumento de inscrições, os filmes inscritos esse ano tiveram um crescimento impressionante de qualidade. Foi difícil descartar nomes da lista. Mas o resultado tem um pouco de tudo e podemos esperar um Festival mais rico em propostas de filmes”, comenta.
Os filmes concorrentes serão anunciados em coletiva de imprensa que ainda será marcada pela organização do evento.

Jurandir Maciel se une às homenagens ao Grupo Hospitalar Conceição

O Grupo Hospitalar Conceição, maior instituição 100% SUS do Sul do país, foi homenageado durante o Grande Expediente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul desta tarde. A iniciativa foi do deputado Jeferson Fernandes (PT) e teve como tema “GHC – Um Novo Modelo de Saúde é Possível”. O parlamentar destacou o trabalho dessa instituição de saúde na área de inclusão social.
O deputado Jurandir Maciel (PTB) destacou que o Hospital Conceição precisa unir suas forças com a associação dos Funcionários que é uma importante associação, “a ASERGHC proporcionou uma maior integração entre os funcionários do grupo e fez crescer este grupo tão importante para a saúde de todos” concluiu o parlamentar.

Presidente do Parlamento gaúcho recebe comitiva da Festa da Uva de Caxias do Sul

O presidente do Legislativo gaúcho, Pedro Westphalen (PP), recebeu, nesta tarde , a visita de uma comitiva da Festa da Uva de Caxias do Sul, que ocorre de 20 de fevereiro a 9 de março de 2014. Na audiência, as 25 candidatas a soberana da festa se fizeram presentes. Representando o grupo, a jovem Leonara Frizzo entregou um bottom do evento ao presidente e agradeceu a receptividade.
O casal presidente da Comissão Social da Festa da Uva, Paulo e Mônica Spanholi, entregou ao presidente do Legislativo o convite para ser jurado do concurso que escolhe as soberanas, no dia 31 de agosto. “O presidente está recebendo o convite nº 1 da mesa de jurados. Esta Casa tem sido nossa parceira e essa é uma maneira que encontramos de retribuir a atenção recebida”, afirmou.
Westphalen se sentiu honrado com a distinção e falou sobre a importância da festa para o estado. “É um momento que a riqueza e o potencial da Serra gaúcha se apresentam para o mundo e para as oportunidades de negócio”. O presidente confirmou presença no evento. “Como médico ginecologista conheço e admiro a mulher. São seres que representam a expressão do amor. As mulheres são especiais e vem ao mundo com a missão de propagar o amor. Por essa razão, me sinto honrado, em nome do Legislativo, em representar a Assembleia nesta escolha”, concluiu.
A Festa da Uva remonta aos inícios da colonização italiana no Rio Grande do Sul. Entre os primeiros imigrantes era hábito uma certa reverência à terra e à colheita como elo de ligação entre as pessoas e como respeito pela dádiva do alimento.
Presenças
Também acompanharam a audiência o prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho; o secretário estadual do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe; a secretária municipal de Turismo, Drica de Lucena; o presidente da Câmara de Vereadores, Edson da Rosa; o presidente da Festa da Uva, Edson Nespolo; o superintendente de Comunicação da Assembleia, Vicente Romano; e os deputados Maria Helena Sartori (PMDB) e Vinícius Ribeiro (PDT).

Prisão sem guardas de Itaúna em Minas Gerais impressiona Nelsinho Metalúrgico

Os presídios tradicionais fazem parte do passado para 192 presos que estão na Apac - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – de Itaúna, Minas Gerais. Lá, as chaves das celas e das portas ficam com os presos que fazem parte do Conselho de Sinceridade e Solidariedade. Há regras rígidas a serem seguidas e as faltas cometidas pelos condenados são punidas. “É impressionante perceber que há, entre todos os presos, uma cultura de cumprir a pena e de se reintegrar à sociedade”, destaca Nelsinho Metalúrgico (PT). A comida é preparada pelos próprios presos e suas roupas são lavadas por eles. A comitiva almoçou no refeitório com os presos do regime fechado.
A ida à Itaúna, na segunda-feira, 24, foi organizada pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado petista Jeferson Fernandes. Com eles, representantes da AOB/RS, da Susepe e da Câmara de Vereadores de Canoas foram conhecer a estrutura física do presídio para homens, onde há 161 condenados e o das mulheres, com 31 e, sobretudo, conversar com estas pessoas para verificar os procedimentos – e sua eficácia - adotados neste modelo, onde a disciplina é mantida pelos próprios apenados. “O que vimos é a prova de que o ambiente saudável, onde os presos estudam, leem, trabalham e se responsabilizam pela rotina total da casa prisional, faz com que haja efetiva reinserção social. Os índices de recuperação do condenado, nesse modelo, são de 90%”, afirmou Nelsinho. No sistema penitenciário tradicional é de apenas 15%. Anteriormente, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça do RS foram conhecer o funcionamento das Apacs em Minas Gerais.

Infrações:

Há cinco tipos de falhas, que fazem os presos retornarem às casa prisionais de origem: agressão física ou verbal; tentativa de fugas, uso de drogas, uso de celular ou atos obscenos. As faltas mais leves, como não arrumar a cama, são passíveis de punição de reclusão nas celas, que pode durar de três a 10 dias. Neste caso, o preso fica sem tomar sol, sem fazer as refeições no refeitório, por exemplo. Há um controle entre eles, pois se um comete uma falta desta natureza, os demais de sua cela também recebem a penalização. Em geral, há apenas quatro presos por cela.

Canoas:

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PT), comprometeu-se em doar uma área para a instalação de uma Apac, já que elas não são responsabilidade do estado. Na prática, constitui-se uma associação com entidades voluntárias – em Minas Gerais, a entidade incentivadora do modelo é o Tribunal de Justiça – que viabiliza a casa prisional, através da captação de recursos.

Fonte:Imprensa Gab.Nelsinho Metalúrgico

Projeto RS Biodiversidade consolida lista de espécies exóticas invasoras

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por meio do projeto RS Biodiversidade, iniciou a última etapa de umas das mais importantes pesquisas voltadas à preservação da fauna e da flora gaúcha. Trata-se da lista das espécies exóticas invasoras no Rio Grande do Sul, que deve ser consolidada até novembro deste ano. "As invasões biológicas são a segunda causa de perda de biodiversidade no mundo, daí a necessidade de contarmos com um levantamento preciso sobre essas espécies", destaca a engenheira florestal Sílvia Ziller, coordenadora do estudo e consultora do RS Biodiversidade. 
Para tanto, o projeto promoveu um amplo trabalho de especialistas ligados à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Fundação Zoobotânica (FZB), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e universidades. A atividade desse grupo levou em consideração outros estudos e promoveu consultas a pesquisadores envolvidos com o tema. 

Listagem :

Ao término dessa primeira fase, foi elaborada uma listagem prévia que, recentemente, passou por mais uma ampla análise técnica durante oficina da qual participaram cerca de 60 especialistas em plantas e animais - incluindo peixes, vertebrados terrestres, invertebrados terrestres e invertebrados aquáticos. Nesse encontro, foram apresentadas novas contribuições ao levantamento que, agora, estão em análise dentro do RS Biodiversidade. Também foram reconhecidos os Marcos Legais (federal, estadual e municipal) referentes a essas espécies. 

Exóticas invasoras :

De acordo com a Convenção da Diversidade Biológica, aprovada pelo Decreto Legislativo nº 02 de 03/02/1994 e promulgada pelo Decreto nº 2.519 de 16/03/1998, são consideradas espécies exóticas invasoras aquelas cuja introdução ou dispersão ameaçam ecossistemas, ambientes ou outras espécies. 

Ameaças :

Entre os animais considerados como ameaças à biodiversidade do Rio Grande do Sul, estão o mexilhão dourado (Limnoperna fortunei), o javali (Sus scrofa) e a rã touro (Lithobates catesbeianus). Uva do Japão (Hovenia dulcis), ligustro (Ligustrum lucidum) e capim annoni (Eragrostis plana) são alguns exemplos de plantas exóticas invasoras. 

Estratégico :

O RS Biodiversidade é um dos projetos estratégicos do Governo do Estado e incentiva a produção sustentável no meio rural, em especial na agricultura familiar. Coordenado pela Sema, o projeto é executado em parceria com a FZB, Fepam e Emater. 

Fonte:Secom/Gov.RS

Cerimônia marca lançamento oficial da Campanha do Agasalho no Estado


A Campanha do Agasalho do Governo do Estado será oficializada amanhã, às 11h, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, em solenidade com a presença de autoridades estaduais e prefeitos municipais. A arrecadação dos donativos já está ocorrendo no Estado, e a cerimônia tem o objetivo de potencializar as doações durante a estação mais fria do ano. 

"Como já é de conhecimento, a campanha vem sendo desenvolvida desde o final de março. Estamos em um processo intenso de arrecadação e distribuição, e vários municípios já foram beneficiados", disse o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Oscar Luis Moiano. Conforme ele, historicamente um ato oficializa o lançamento da campanha, que em 2013 contará com a presença da Banda da Brigada Militar e do Coral Carlos Bina de Gravataí, composto por 60 crianças. "Nosso objetivo é atender todas as populações que ainda necessitam deste tipo de ajuda", ressaltou o secretário. 
O trabalho desenvolvido pela equipe da Casa Militar e Sub-chefia de Defesa Civil continua sendo desenvolvido a partir da Central de Doações, localizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Avenida Borges de Medeiros nº. 1501 - Porto Alegre) e atende pelo telefone (51) 3288.6781. O horário de funcionamento é das 8h30 às 12h e das 13h às 18h em dias úteis. 

Fonte:Secom/Gov. RS

Dilma desiste de Constituinte e aposta em plebiscito sobre reforma política

Segundo o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Coelho, o governo deve realizar um plebiscito para que a população decida quais pontos pretende mudar na legislação sobre o tema da reforma política.
Com isso, o governo desiste da ideia de convocar uma Constituinte para tratar do assunto. A declaração foi feita após uma reunião ocorrida nesta manhã com a presidente Dilma Rousseff, o vice-presidente, Michel Temer, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, no Palácio do Planalto.
Segundo Coelho, a presidente acredita que a reforma política pode ser feita sem alterações na Constituição, e que a convocação de uma constituinte seria algo desnecessário, e que iria inviabilizar a realização de uma reforma política que tivesse validade já no próximo ano.

Fonte:Agência Brasil 

Estátua egípcia se move sozinha em museu da Inglaterra

Curadores do Museu de Manchester, na Inglaterra, estão com medo de terem contraído a maldição do faraó. Uma estátua mortuária datada de 1800 a.C. tem se movimentado sozinha dentro de um armário de vidro, sem contato com os visitantes. Diante da recorrência, os estudiosos resolveram instalar uma câmera para investigar e conseguiram captar o fenômeno.
Tudo é tão lento que nem é visível ao olho nu, e as mudanças só aparecem quando o vídeo é acelerado dezenas de vezes. A estátua do deus Osiris gira 180°, nunca mais do que isso, e o movimento só ocorre durante o dia. "A causa pode ser vibrações geradas por jogos de futebol e trânsito do lado de fora, mas a peça está no mesmo lugar na estante de vidro há décadas e nunca se mexeu antes", disse no blog da instituição o curador Campbell Price.
"Certo dia percebi que tinha se movido, achei estranho porque está em um armário e eu sou o único que tem a chave", contou ao "Manchester Evening News". "Coloquei na posição certa, e no dia seguinte havia mudado de novo." Como a peça ficava na tumba de um faraó, alguns cogitam que o espírito do líder egípcio tenha sido perturbado e agora está na escultura.

Tudo Fácil da Borges de Medeiros ,funcionando normalmente.

A agência  do Tudo Fácil que fica na esquina da Avenida Borges de Medeiros com a Salgado Filho está funcionando normalmente  hoje em Porto Alegre. O prédio foi alvo de vandalismo durante o protesto da noite passada no centro da Capital.
Conforme a secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, o saldo da depredação foi de quatro vidros danificados, duas grades quebradas e três paredes pichadas. Os prejuízos serão calculados junto ao Badesul — que administra o local.
Já a agência do Banrisul que fica no interior do Tudo Fácil também foi invadida e teve os vidros estilhaçados. A recuperação das instituições deve seguir ao longo da semana, sem prejuízos ao atendimento.

Maioria dos presos em Porto Alegre tem antecedentes

Depois de mais uma noite de protestos que terminou em atos de vandalismo e saques em Porto Alegre, a cúpula da Segurança Pública se reuniu para conceder entrevista coletiva nesta tarde.
O Secretário de Segurança, Airton Michels, avaliou a atuação da Brigada Militar novamente como "exemplar". Já o chefe de Polícia do estado, delegado Ranolfo Vieira Junior, afirmou que a maioria dos presos tinha antecedentes.
Durante a madrugada, a BM divulgou um número de 103 detidos, mas a informação na entrevista coletiva é que 65 foram recolhidos à área judiciária. Houve 17 menores apreendidos por furtos e saques, que foram liberadores para os responsáveis.
"Dos 13 que estão recolhidos em presídios, 11 tinham antecedentes criminais. Podemos dizer que há criminosos se aproveitando das manifestações para cometer crimes comuns", afirmou Ranolfo durante a coletiva.
Também participou da entrevista o comandante-geral da Brigada Militar, Fábio Duarte Fernandes. Ele explicou a atuação da polícia durante a manifestação, quando houve intervenção na Avenida Borges de Medeiros. "Na Borges de Medeiros, perto da Andradas, houve um conflito entre os saqueadores e depredadores e os manifestantes. Constatamos isso na nossa rede de inteligência e determinamos o avanço da tropa porque recebemos a informação de que havia pessoas sendo agredidas", disse.

Prejuízo no comércio da capital ultrapassa R$ 2 milhões;

O prejuízo ao comércio de Porto Alegre com as últimas manifestações ultrapassa os R$ 2 milhões, segundo levantamento do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre. Assustados com as cenas de violência durante os atos, comerciantes estão fechando mais cedo, o que provoca queda de 60% no faturamento. Além disso, vândalos se infiltram em meio ao manifesto para pichar e saquear os estabelecimentos, provocando danos em cortinas de ferro, vidros, fachadas e equipamentos.
Na Zerouno, loja de pequeno porte especializada em roupas e calçados esportivos, o prejuízo ultrapassou os R$ 60 mil, conforme o gerente Marcos Hartstein. Os vândalos arrombaram a cortina de ferro por volta das 22h e invadiram o local. Até as roupas que estavam nos manequins foram roubadas.
Na Multisom,  o ataque dos vândalos provocou um prejuízo de R$ 300 mil, conforme o supervisor Miro Schinoff. "Foi feia a coisa aqui. Roubaram telefones celulares, notebooks, televisores e diversos instrumentos musicais.

Protesto em Porto Alegre tem vandalismo e 103 presos

O protesto na noite de ontem terminou com saldo de 103 presos em Porto Alegre. Segundo o Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic), 15 manifestantes foram presos após os primeiros atos de vandalismo na Rua João Alfredo, no bairro Cidade Baixa. Os outros foram detidos devido a saques em lojas na Avenida Salgado Filho e na Rua Voluntários da Pátria, na região central da capital gaúcha.
Todos foram encaminhados a um centro de triagem da Brigada Militar. Oito pessoas ficaram feridas e foram atendidas no Hospital de Pronto-Socorro (HPS). O protesto foi considerado encerrado pela Brigada Militar depois das 22h. Mais cedo, a caminhada chegou a reunir 10 mil pessoas de maneira pacífica até os primeiros confrontos e atos de vandalismo na Cidade Baixa.
De acordo com o Ceic, 17 contêineres foram queimados ao longo do percurso dos protestos. Durante o dia, foram retirados das ruas cerca de 80 lixeiras para evitar que o mesmo ocorresse. Uma banca de revistas também acabou incendiada nas proximidades do Hospital Santa Casa de Misericórdia. O Corpo dos Bombeiros foi acionado para controlar o fogo. Os bombeiros foram acionados para um total de 33 ocorrências.
Segundo comandante do Estado Maior da Brigada Militar, Alfeu Freitas Moreira, uma pessoa ainda foi presa portando uma TV de LCD furtada de uma loja de eletrodomésticos na Rua dos Andradas. "O manifestante já foi embora. Quem está aqui, está com o interesse de fazer bagunça. Pessoas quebraram vidros de automóveis, arranharam os carros.
Agências bancárias tiveram seus vidros quebrados no Centro. Uma concessionária de veículos foi depredada na Avenida João Pessoa. Na Cidade Baixa, carros foram chutados e um chegou até a ser arrombado, paredes foram pichadas e contêineres foram derrubados e depredados.
Antes, perto da Usina do Gasômetro, um pequeno grupo de jovens chutou placas de sinalização de trânsito, quando foram repreendidos por outros manifestantes.

Prejuízos com protestos somam quase R$ 3 milhões

Os prejuízos causados após os três últimos protestos em Porto Alegre são estimados em quase R$ 3 milhões. A projeção é resultado dos levantamentos do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) da Capital e da Prefeitura Municipal, divulgados hoje. 
Desde o início das mobilizações populares, um grupo de vândalos tem sido responsável por ataques a prédios públicos e privados, agências bancárias e estabelecimentos comerciais na região central da Capital. Conforme o Sindilojas, além das perdas de cerca de R$ 2 milhões aos comerciantes, há estimativa de queda de 60% no faturamento, já que as lojas são obrigadas a fechar mais cedo em dias de manifestações. 
Após tantos danos, o governo do Estado deve ser acionado pelo Sindilojas. Conforme o presidente da entidade, Ronaldo Sielichow, uma reunião realizada nesta terça-feira com onze representantes de todos os segmentos do varejo, discutiu alternativas para minimizar os impactos negativos. “Reconhecemos a legitimidade das manifestações pacíficas e as depredações são causadas por uma minoria desconectada das causas apoiadas. No entanto, são necessárias ações do governo do Estado que inibam o vandalismo. Os protestos colocam em risco a segurança da população e prejudicam a economia do Estado e do município”, explicou. 
Um documento assinado pelas entidades com reivindicações será entregue ao governador Tarso Genro nos próximos dias. O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Helenaldo Barbosa, também lamentou os atos de vandalismo, principalmente contra estabelecimentos da rua João Alfredo, na Cidade Baixa. 
Já o prejuízo aos cofres públicos chega a cerca de R$ 895 mil com os últimos protestos. Segundo o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), 28 contêineres de lixo foram vandalizados - sendo que 17 foram queimados. Além disso, semáforos e placas de sinalização foram depredadas, causando perdas estimadas em R$ 3 mil.

Lojistas e empresários avaliam danos:

Logo nesta manhã começaram os trabalhos de avaliação e reconstrução. Lojistas da rua Doutor Flores, no Centro,  foram um dos mais prejudicados. A loja Multisom foi fechada para o trabalho de rescaldo. Segundo o supervisor Miro Schinoff, todos os telefones celulares, aparelhos de som e instrumentos musicais da loja foram roubados. Somente ali, o prejuízo é de aproximadamente R$ 300 mil. “A ação dos vândalos durou cerca de dez minutos. O que não foi levado foi destruído”, lamentou. 
Nas Lojas Colombo, o gerente Giovani Rambo projetou o dano financeiro em cerca de R$ 30 mil. Do estabelecimento comercial, foram furtados aparelhos de televisão e notebooks. Segundo ele, o Batalhão de Choque conseguiu prender vândalos carregando as televisões logo após o ataque. Na loja Ponto Frio, foram roubados mais de dez aparelhos televisivos.
Na rua João Alfredo, na Cidade Baixa, o proprietário do Woodoo Lounge, Tiago Faccio, informou que os vidros do bar foram quebrados. “O prejuízo maior é quando somos obrigados a ficar fechados em função da depredação”, destacou. “Todos tem direito de protestar. O que não pode acontecer são os atos de vandalismo”, acrescentou. No mesmo bairro, nem o telecentro comunitário, localizado na sede da Secretaria Municipal da Juventude (SMJ), foi poupado. Ali os danos calculados são estimados em R$ 9 mil.

Fonte:C.P

Manifestação em Porto Alegre

O Centro de Porto Alegre foi dominado pelo caos, violência e depredações sem controle na noite de ontem após duas horas de manifestação pacífica iniciada, com chuva, às 18h, em frente à Prefeitura da Capital. Uma minoria de vândalos, em grupos esparsos como nas manifestações anteriores, mais uma vez se impôs e desgostou a maioria, cujos gritos de “vandalismo não” foram desconsiderados. Mais de 80 pessoas foram presas e pelo menos dois policiais se feriram. 
Um confronto se iniciou entre os próprios manifestantes na Esquina Democrática, o que gerou dispersão, correria e atropelos por diversas vezes. O saque de uma loja na Borges de Medeiros fez a Brigada Militar (BM) agir. Foram lançadas bombas de gás lacrimogêneo, por um lado, e pedras pelo outro. O confronto cresceu, virou embate. Antes, um grupo isolado saiu por ruas da Cidade Baixa promovendo quebra-quebra. 
No perímetro delimitado entre as ruas Siqueira Campos e Duque de Caxias e Marechal Floriano e General Câmara o cheiro do gás lacrimogêneo era muito forte devido à disputa por espaços entre manifestantes e BM. Para os que protestavam, a BM não economizou bombas de gás. A ação mostrou a adoção de uma estratégia mais ativa dos policiais, mas havia explicação: as esquinas da Borges com Riachuelo, Jerônimo Coelho e Duque de Caxias foram bloqueadas pelos policiais diante do anúncio nas redes sociais de que a marcha iria passar pelo Palácio Piratini.
O Centro de Porto Alegre foi dominado pelo caos, violência e depredações sem controle na noite desta segunda-feira após duas horas de manifestação pacífica iniciada, com chuva, às 18h, em frente à Prefeitura da Capital. Uma minoria de vândalos, em grupos esparsos como nas manifestações anteriores, mais uma vez se impôs e desgostou a maioria, cujos gritos de “vandalismo não” foram desconsiderados. Mais de 80 pessoas foram presas e pelo menos dois policiais se feriram. 

Saques a lojas:

Aos saqueadores, a manifestação proporcionou oportunidades. Em ruas paralelas à Borges, como Marechal Floriano, Vigário José Inácio, Doutor Flores, Andradas e suas transversais, dezenas de vândalos — a maioria com o rosto encoberto — aproveitaram a ausência policial. Forçaram e arrebentaram portas de estabelecimentos comerciais. Em torno de 21h, a Polícia ganhou reforços: ônibus com PMs, tropa de choque e motos chegaram ao local da batalha, ampliada depois às esquinas da Borges com Salgado Filho, Riachuelo e Duque.
De acordo com o coronel Alfeu Freias, do Comando de Policiamento da Capital, um dos presos no Centro levava na mochila uma televisão LCD furtada. Diversos produtos da loja O Boticário da avenida Salgado Filho também foram levados – parte foi recuperada logo em seguida.
Fonte:C.P

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...