Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Após ano de recuperação, campo espera 2014 com otimismo

Após um 2013 de recuperação, em que a agropecuária superou os prejuízos da seca do ano anterior e será o motor de um crescimento de cerca de 6% no PIB estadual, o campo se prepara para bater recordes em 2014. Em alta, soja e trigo devem ser os carros-chefe do bom desempenho.
Em entrevista coletiva hoje , o presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, apresentou estimativa de produção recorde de 30,2 milhões de toneladas de grãos para o ano que vem. “Temos um crescimento não apenas horizontal, com aumento da área plantada, mas também vertical, com lavouras cada vez mais tecnificadas e busca por mais produtividade e qualidade. Isso também ocorre na pecuária. O avanço da agricultura na Metade Sul levou à necessidade de aplicação de práticas diferenciadas nos nosso criatórios”, afirmou Sperotto.
A estimativa de produção da Farsul para 2014 representa alta de 2,4% na comparação com o ano anterior e supera o recorde de 29,7 milhões de toneladas colhidas em 2011. A soja continua avançando sobre área de pecuária – que desde 2005 perdeu 470 mil hectares para a produção do grão no verão. O aumento de 3,4% na área plantada com soja nesta safra também se dá sobre o milho, que tem 11,3% de queda de plantio. Já o arroz teve crescimento estimado de 3% na área plantada nesta safra.
No inverno, o trigo tem sido o grande destaque. Em 2013, o Rio Grande do Sul voltou a ocupar o primeiro lugar na produção do cereal, ultrapassando o Paraná, e em 2014 a expectativa é de mais avanço, com ampliação de 14,3% da área plantada. “O Estado assumiu a posição de campeão brasileiro de trigo, não só em volume, mas também em qualidade”, disse Sperotto. Para o dirigente, a continuidade do avanço do trigo, rumo à autossuficiência nacional, depende agora de políticas de governo.
Sperotto ainda lembrou que a possibilidade de renegociação de dívidas passadas, por meio de medidas governamentais em resposta a demandas da Farsul, permitiu a reintegração de produtores no crédito rural oficial e deu condições para que os agricultores dessem a resposta em termos de geração de riqueza. O total de crédito rural tomado no Estado em 2013, de janeiro a outubro, chegou a R$ 17 bilhões, superando em 24% o volume do mesmo período do ano anterior. O destaque foram custeio e investimentos. “O produtor quer prazo, quer tempo e quer pagar. Tanto que a taxa de inadimplência dos produtores é de apenas 0,2%”, lembrou Sperotto. “Estamos todos eufóricos com o desempenho do agronegócio em 2013”, festejou o vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira.

Desafios para 2014:

Para 2014, o presidente do Sistema Farsul acredita que o grande desafio é construir, junto com técnicos do governo, programas que permitam a universalizção do seguro agrícola, além da instituição de um modelo de seguro que cubra a renda, e não apenas o crédito tomado. Além disso, ele afirma que a luta por melhoria na competitividade brasileira – com redução de tributos e aprimoramento da logística e infraestrutura – deve continuar. Ao mesmo tempo, o Sistema Farsul, especialmente por meio do Senar-RS, continuará promovendo a adoção da agricultura de precisão, da irrigação e de outras tecnologias importantes para melhorar o desempenho da atividade. Segundo Pereira, vice-presidente da Farsul, o Estado deve dobrar em três anos a área irrigada.
Outro assunto que seguirá no foco da Federação é a questão fundiária. As desapropriações de áreas para criação de reservas indígenas e de remanescentes de quilombolas geram conflito no campo e preocupam a Farsul. “A Funai tem em vista mais de 30 áreas para desapropriar no Estado. São cerca de 100 mil hectares, atingindo 4.150 famílias, com significativa participação de pequenos proprietários”, disse Sperotto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...