Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Caminhada em homenagem a Xangô


Foi realizada agora a tarde a quarta edição da Caminhada em Homenagem a Xangô. Promovido pela Federação Afro-umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul (Fauers), o evento contou com a participação de membros de mais de cem casas de religião de várias cidades da Região Metropolitana e do Interior.
Xango é o orixá da justiça, o homem das leis, da verdade, do equilíbrio e da harmonia - explica o presidente da Fauers, Everton Alfonsin.
O ano de 2013 será regido por ele ,neste momento realiza-se roda de Umbanda com toque homenageando ao Orixá.
Kao Kabecile!

Hebe e o RS


O amor de Hebe Camargo pelo Rio Grande do Sul foi incessantemente reafirmado pela própria apresentadora. Bastava um gaúcho sentar no sofá de seu programa para que ela passasse a elogiar o sotaque, as paisagens e o povo do Estado. Quando a perguntavam sobre o momento mais marcante de sua vida, a apresentadora costumava responder:
– Em Porto Alegre, no Beira-Rio, quando fui ovacionada no show do Pavarotti e do Roberto Carlos. Achei que as 60 mil pessoas gritavam "bebe, bebe, bebe". Não era. Eles gritavam mesmo "Hebe, Hebe, Hebe". Tive que dar uma volta olímpica – relembrava.
Também em 1998, a loura gravou seu programa no Teatro do Sesi lotado. Depois de receber nomes como Elba Ramalho, Martinho da Vila e Chitãozinho & Xororó, Hebe terminou o programa cantando e chorando emocionada.
Em 2005, Hebe voltou à Capital como convidada dos Concertos Zaffari. Na ocasião, cantou músicas de Roberto Carlos e recebeu a visita especial do filho, Marcelo, vestido de gaúcho.
Fonte:ZH

Sob aplausos, Hebe Camargo é sepultada

Com muitos aplausos, o corpo de Hebe Camargo chegou na manhã deste domingo ao Cemitério Gethsemani, em São Paulo, onde foi sepultado. O corpo da apresentadora foi levada pelo carro do Corpo de Bombeiros do Palácio dos Bandeirantes, onde a apresentadora foi velada, até o local,  o túmulo de Hebe foi enfeitado com rosas vermelhas colombianas, as preferidas da apresentadora. Fãs e amigos de Hebe estiveram no local para prestar a última homenagem a apresentadora.

Cão terapia

Renan, 20 anos, portador de paralisia cerebral tinha problemas para se expressar e dificuldades para interagir socialmente. "Hoje ele é outra pessoa, tanto na questão afetiva conosco da família como com estranhos. Nossa vida realmente mudou", conta sua mãe, Maria Erenilda Santos Gomes, 50. O milagre que ocorreu com Renan tem nome: Tita, uma cadela abandonada no Parque Getúlio Vargas e que após ser treinada e castrada começou a fazer parte da equipe canina da Cão Terapia, e que depois foi adotada pela família de Maria Erenilda. Desde abril a Cão Terapia acontece no Parque Eduardo Gomes, auxiliando crianças e adolescentes com necessidades especiais que fazem parte da rede municipal de ensino. "Acaba sendo algo excelente tanto para os cães que são tratados e bem cuidados como para as crianças, esta troca de afeto entre os animais e as pessoas sempre produz bons resultados. E aqui temos um exemplo prático, pois basta ver a evolução das crianças, ou perguntar para seus pais", comenta o adestrador e professor canino contratado para o trabalho, Ivan Brizola. A Cãoterapia foi criada através de uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (SMMA) e a Secretaria de Educação (SME), através do Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade (Ceia).

"É um projeto ousado e inovador, que mostra a potencialidade dos cães para ajudar humanos. Não existe quem não goste de animais, e para muitas dessas crianças é um recomeço", diz a psicóloga e gestora da SMMA, Linda Antoniazzi. Conforme Linda, o trabalho leva em conta muito mais a qualidade do serviço prestado do que a quantidade de pessoas atendidas, então são seis alunos por sessão, que ocorrem em todas as manhãs de terça-feira e sexta-feira em uma quadra do parque. Além da interação com os cães as crianças e os pais fazem uma avaliação permanente do trabalho e participam de uma meditação realizada pelo pessoal do Ceia. "Os cães eram um problema no Capão do Corvo, pois ficavam lá soltos e abandonados. Hoje eles participam da Cão Terapia e ainda podem ser adotados pela população, todos adestados e castrados. Caso haja interesse das famílias, cada uma das crianças pode adotar um dos cães", lembrou Linda.

Cão Terapia -

A Cão Terapia é uma terapia assistida com cães, onde se busca a ação do binômio cão-homem, através de uma proposição e metodologia da empresa em parceria com a Prefeitura de Canoas, resgatando cães de rua e dando qualidade de vida a estes, e nas mais variadas patologia humanas. A Prefeitura mantém um contrato de um ano, no valor de R$ 89.760,00, - com para desenvolver treinamento com cachorros abandonados em parques e praças. No momento, há 25 cães sendo treinados no parque Eduardo Gomes. Eles recebem tratamento veterinário e são adestrados para os trabalhos de Cão Terapia, com crianças deficientes e idosos, auxiliando no desenvolvimento motor e afetivo dessas pessoas. Ao final do adestramento, os animais serão encaminhados à adoção, sete deles já têm donos.
Fonte:Secom/PMC

Semana Nacional do Trânsito se encerra com abraços

Quem gostou buzina e ganhe um abraço grátis. Estas foram as frases ouvidas pelos motoristas e pedestres no semáforo das movimentadas avenidas Inconfidência e Getúlio Vargas na tarde de sexta-feira, encerrando a Programação da Semana Nacional de Trânsito em Canoas. Com o objetivo de diminuir o estresse no trânsito, criatividade e alegria foram colocados em prática e assim entraram em cena os psicólogos do trânsito. Uma iniciativa adotada por uma transportadora local que abordou os motoristas e pedestres com abraços e com distribuição de panfletos, balões e adesivos na última blitz educativa do evento.
Esta abordagem ocorre tradicionalmente todas as quartas-feiras desde 2009, no mesmo semáforo, e muitos carros já buzinam como forma de incentivo ao projeto. Solícitos, alguns motoristas desceram de seus veículos para receber o abraço e prestigiar a atividade que é uma parceria entre empresas de trânsito do projeto, Adote uma Passarela- e Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) por meio da Unidade de Educação para o Trânsito. “O trânsito faz parte das nossas vidas e precisamos ter atitudes como essas, de disciplina, atenção e respeito que certamente farão a diferença”, avaliou a gestora da unidade de Educação Para o Trânsito,Tatiana Cenci.
Fonte:Secom/PMC




Novamente é gaucha




Gabriela Markus, representante do estado Rio Grande do Sul, foi eleita Miss Brasil 2012, no 

Centro de Convenções de Fortaleza, no Ceará, agora a pouco. Ela foi coroada por Priscila 

Machado, Miss Brasil 2011, também gaúcha.

Além da faixa de Miss Brasil 2012, ganhou uma coroa confeccionada por Pedro Muraro e um 

carro Tiggo.  O segundo lugar, Kelly Fonseca, do Rio Grande do Norte, levou uma viagem 

para Cancún, com acompanhante.


A miss que ficou em terceiro lugar, Thiessa Sickert, Miss Minas Gerais, levou uma viagem 

para qualquer lugar do Nordeste do País, com acompanhante.


Piquete Maroto

Estive conhecendo uma nova entidade tradicionalista de Canoas,localizada no Residencial dos Jardins no bairro Igara.
Trata-se do Piquete Maroto, onde recebeu-me a capataz Neuza Detânico que me apresentou-me o histórico e objetivos do piquete.
O Piquete Maroto ,nasceu de um grupo de amigos e vizinhos que acampou no dia 23/09/2011 para comemorar a data farroupilha,na praça das ruas da Erva-mate e Violetas.
Tem como seus fundadores a própria Neuza,seu esposo Sidnei,Edmar,Sandra e Luiz,o nome da entidade foi dado em homenagem ao cavalo do fundador Edmar.
O piquete ainda não possui sede,mas estão buscando junto ao poder público a cedência de espaço no mesmo local em que acampam  neste ano iniciando-se o acampamento no dia 06 de setembro e encerrando-se no dia 30,pois já são em torno de 70 membros que costumam reunirem-se para conversar,fortalecer os laços de amizade e vizinhança,tomando chimarrão e desfrutando de algum prato da culinária gaucha.
A atual patronagem da entidade está assim constituida :
Patrão de Honra:Edmar Viçosa
Patrão: Sidney Detânico
Capataz: Neuza Detânico
Sota-Capataz:Sandra Helena
Agregado das guaiacas:Luis Alberto
Posteiro Artístico: Marinez Amorim
Patrão da Campeira: Baner Borges
A entidade já encaminhou ao cartório seus estatutos para tão logo esteja registrada juridicamente,filiar-se ao MTG/RS.
Encerrando esta entrevista o jornalista Cauê Nascimento e o repórter fotográfico Serggio Lemmos,foram convidados a participar de saboroso churrasco e também experimentarem uma Ovelha ao Bafo.



Luto na televisão Brasileira


A apresentadora Hebe Camargo, uma das pioneiras da televisão brasileira, morreu aos 83 anos neste sábado, de parada cardíaca, em sua casa no bairro do Morumbi, em São Paulo. Uma história que se mistura com a da própria televisão. Assim pode ser definida a trajetória de Hebe Camargo. Ícone da televisão brasileira nas últimas seis décadas, ela se tornou um patrimônio da cultura nacional.
Desde que estreou na telinha, marcando presença na primeira transmissão televisiva do país, em 1950, o período máximo que passou afastada da TV foi de dois anos, logo após dar à luz seu filho único, Marcello, em 1965. Marcello é filho de seu primeiro marido, Décio Capuano. Nos outros 60 anos, Hebe brilhou e criou um estilo único de apresentar que é copiado até hoje por discípulas como Adriane Galisteu e Luciana Gimenez.
Sua carreira, iniciada no rádio como cantora e atriz, se cruzaria com a da televisão desde a chegada dos primeiros equipamentos de transmissão ao país. Convidada, junto com outros artistas, pelo então todo-poderoso Assis Chateaubriand, ela esteve no porto de Santos em 25 de março de 1950 para recepcionar os caixotes com câmeras, antenas e transmissores da futura TV Tupi, onde começou como cantora.
Desde 2010, Hebe lutava contra graves problemas de saúde – passou por cirurgias para retirar a vesícula, um nódulo cancerígeno no peritônio (membrana que reveste os órgãos digestivos) e um tumor no intestino. Hebe foi dignosticada com câncer no peritônio no começo de 2000. Ela havia se queixado de dores abdominais enquanto passava o réveillon em Miami com alguns amigos, e decidiu comparecer ao hospital para alguns exames. Após a descoberta de tumores cancerígenos, passou a se tratar com uma equipe de cinco médicos, entre eles, o gastroenterologista Antonio Luiz de Vasconcellos Macedo e o oncologista Sérgio Simon.

Tiro de Laço

É uma forma de competição a cavalo característica do Rio Grande do Sul. Nesta prova, o ginete tem o espaço de 120 metros para laçar um novilho que tenta fugir.
Foi no município de Esmeralda na década de 1950, que foi realizado o primeiro torneio de laço, em forma de competição e que deu origem aos atuais rodeios onde atualmente se realizam as provas de tiro de laço. É hoje uma das mais tradicionais provas campeiras.A prova é realizada em uma cancha,a pista onde correm os laçadores e bovinos. A cancha contém um ponto demarcado chamado raia, um brete de solta, por onde entram os bois na cancha, com espaços para o laçador destro e canhoto e um brete de chegada, por onde o bovino sai da cancha, nela é retirada o laço da cabeça dos animais - é chamada de saca-laço. O laçador deve arremessar seu laço antes de seu cavalo ultrapassar a marca de 100 metros. Da marca da raia até o brete do saca-laço, uma área de aproximadamente 30 metros, é onde o laçador tem que fechar a laçada (cerrar) em torno das aspas (guampas) e deve acontecer antes que o boi ou vaca entrar no brete. Os laçadores devem capturar o bovino pelas guampas com uma corda trançada em couro ( laço). O laço tem em uma ponta uma argola de metal e na outra uma presilha. O seu comprimento total deve ser de 12 braças (aproximadamente 18 a 20 metros). É chamada de armada a parte arremessada na cabeça do bovino e tem medidas que obedecem a categoria do laçador. Cada categoria é definida pela idade e/ou sexo. Numa mesma prova podem competir laçadores de categorias diferentes. A categoria adulta requer uma armada com medida de 8m (circunferência) começando da argola até uma marca feita no laço e mais 4 rodilhas de, no mínimo, 25cm de diâmetro. Mulheres (prendas), crianças (gurís ou piás) e idosos (veteranos ou vaqueanos) tem armadas com dimensões menores, em torno de 6 metros. Conforme estipulado, a prova pode ser de armada cerrada ou julgada. No primeiro caso só é considerada boa a laçada que entrar cerrada no brete do saca-laço. No segundo caso, uma comissão julgadora, manifesta-se no caso do bovino baixar a cabeça na hora do laço tocar as aspas, arbitrando uma repetição para o laçador; ou, quando em ponto de cerrar, o boi retira o laço da cabeça, assim, nesse caso, é considerado pelos juízes uma armada boa. Trata-se de uma competição de precisão e envolve duas fases: uma fase classificatória e uma fase final eliminatória (mata-mata) onde quem errar está fora da competição. Ganha o laçador que tiver 100% de aproveitamento na fase do mata-mata.
Buscando conhecer um pouco mais sobre este esporte e o que leva a ser praticado pelas prendas conversei com a laçadora canoense Tatiane Jardim,22 anos que contou-me laçar por influência familiar desde o ano de 2005,tendo sido criada no meio campeiro tradicionalista.
Tatiane relatava que já houve muito preconceito com as prendas ,mas que hoje está superado,pois as mesmas emprestam graça e charme aos rodeios em que participam.
Para poder competir em provas,Tatiane costuma treinar em torno de 3 vezes por semana,com seu cavalo que fica no Piquete 7 Palmeiras em Sapucaia do Sul.
A prenda diz também que para a armada ser perfeita é preciso uma sintonia entre ela,o laço,seu cavalo e que é uma emoção muito grande ouvir o narrador chamando seu nome.
Tatiane já participou dentre outros rodeios: do Mercosul,Campo Bom,Triunfo,Esteio,Guaíba.
Confiram nas fotos abaixo,algumas das armadas de Tatiane:



As mulheres no Tradicionalismo

A sociedade rio-grandense tem tradição machista, pois é originária de uma oligarquia militarizada, que demarcou fronteiras, através de lutas e de guerras.
          A formação da mulher, desde a mais tenra idade, é direcionada para cuidar dos afazeres domésticos, rezar, enquanto aguarda o casamento com o noivo, que era escolhido pelo pai.
          Não podemos esquecer, que a mulher sempre trabalhou nas estâncias, assegurando a economia do Rio Grande do Sul, enquanto seu pai, esposo e filho saiu para defender as fronteiras e os ideais rio-grandenses.
          Dentre tantas grandes mulheres, que se destacaram no cenário Rio-grandense, em defesa das nossas fronteiras, destacamos a Marquesa de Alegrete: heroína anônima, nobre pampeana, que em 14 de janeiro de 1717, na Batalha de Catalan, ao lado do esposo Marques de Alegrete – Luiz Telles de Caminha e Menezes e do filho, ajudou a escrever, com sangue suor e lágrimas, a história das batalhas entre Portugal e Espanha, servindo como enfermeira, mãe e até soldado, na demarcação de fronteiras do nosso pago gaúcho.
                 A Revolução Farroupilha colocou a mulher num encontro ingrato e arriscado com a vida, porém, por mais ameaçadoras, que se tenham apresentadas as circunstâncias, ela sempre soube manter-se firme: quanto mais a situação era adversa, mais a mulher soube se transformar na forja sagrada das convicções do herói farroupilha.
          A mulher guerreira ficou conhecida por "vivandeira", a "china de soldado", foi a mulher, que acompanhou as tropas em seus deslocamentos e permaneceu nos campos de combate cuidando do soldado.
          A mulher estancieira foi a mulher, que permaneceu na estância, administrando as lides campeiras e domésticas, tomando conta do lar, dos filhos, da estância e cuidando dos negócios do homem ausente, que rezava pelos vivos e chorava os mortos. Era, aos olhos de Deus e da sociedade patriarcal – a mãe, a esposa, a filha – permanecendo em casa, aguardando ansiosa o desfecho da guerra e o retorno do guerreiro.
          A história também registra a mulher farroupilha do decênio heróico, que foi a mulher que, de uma forma ou de outra, figurou na história oficial do decênio heróico. Dentre elas, citamos Anita Garibaldi (Ana Maria de Jesus). Mulher intensamente feminina, ativa, forte de ânimo, de decisões rápidas, uma exímia cavaleira, que despertou em Giuseppe Garibaldi um fortíssimo sentimento, mesmo nos poucos contatos, que tiveram em Santa Catarina, quando da invasão de Laguna pelas tropas farroupilhas, além de Maria Josefa da Fontoura Palmiro, que promovia reuniões políticas em sua casa, em Porto Alegre, em apoio a Bento Gonçalves e aos Farrapos, também defendia a libertação dos escravos e tantas outras.
          Muitas foram as heroínas desconhecidas, que lograram entrar na história, mas nem sequer seu nome é conhecido, como Caetana, esposa de Bento Gonçalves da Silva .
          Foi neste dificílimo momento, que o valor da mulher farroupilha foi testado, fazendo com que seu coração vivenciasse as inúmeras novas circunstâncias, levando a sujeitar-se às necessidades, aos infortúnios, mas ela foi competente em sua função, incansável no desempenho do seu papel. Encantadora e generosa, companheira, não se deixou arrastar por convicções derrotistas, deixando na história um admirável perfil, abrindo perspectivas esplêndidas de esperança para seu companheiro, com admiráveis e imprescindíveis fatores decisivos e determinantes da inacreditável persistência dos farrapos.
          A mulher farroupilha, com seu sentimento de compreensão e solidariedade, muito auxiliou o desenvolvimento da semente da República Rio-grandense, fazendo frutificar, em heroísmo, a alma da gente farroupilha. Ela soube avaliar e enfrentar o perigo, não para receá-lo e sim para combate-lo. Esta foi a mais sublime e valorosa lição feminina, raramente descrita com a merecida justiça e homenagem dos pósteros.            
          O tradicionalismo prima por preservar, divulgar e cultuar a tradição gaúcha, ou seja, o patrimônio sócio-cultural desta sociedade com tradição machista.
          Mas a mulher gaúcha, com sua intuição feminina de simplicidade, sentimento materno e inteligência, soube conquistar seu espaço ao lado daquele que é considerado o "mais machista dentre os homens".
          A mulher tradicionalista está ao lado do homem tradicionalista a orientar, a administrar e a planificar o tradicionalismo gaúcho. A mulher tem contribuído e muito para o engrandecimento e fortalecimento dos princípios, da filosofia do tradicionalismo, do cumprir e fazer cumprir seus Estatuto e Regulamento, suas normas, ao desempenhar funções como Patrão, Coordenadora Regional, Conselheira e detentora de outros cargos tão importantes e decisivos na estrutura organizacional e administrativa do tradicionalismo gaúcho, no propagar, divulgar e cultuar a tradição do Rio Grande.
                  Em 1947, surgia a Ronda Gaúcha e a Chama Crioula, cujos idealizadores foram homens. Em 1948, eles idealizaram a primeira entidade tradicionalista do Rio Grande do Sul, que foi o "35 CTG", em Porto Alegre. Embora tenha rompido com grande sucesso, a presença feminina foi mais acanhada. A mulher custou muito a integrar-se.
          O grande e incansável companheiro Cyro Dutra Ferreira, em sua obra "35 CTG" – O Pioneiro do Movimento Tradicionalista, faz o seguinte registro: Somente em junho de 1949, aconteceu a primeira reunião com moças da sociedade, especialmente convidadas. Dela participaram: Maria Zulema Paixão Côrtes, Derce Paixão Côrtes, Suli Dutra Soares, Sarita Dutra Soares, Lory Meireles Kerpen, Íris Piva, Norma Dutra Ferreira, Nora Dutra Ferreira, Damásia Medeiros Steinmetz e Linda Brasil Degrazzia. Na reunião, foi apresentada e aprovada a proposta da criação da Invernada das Prendas, tendo sido nomeada como Posteira Lory Meireles Kerpen. Também foram convidadas Lia Eilert dos Santos e Cyra Eilert dos Santos, as quais não obtiveram permissão do "velho", que queria primeiro ver no que dava a coisa... De fato e de direito, as irmãs Marilia e Ludemilla Zarrans são consideradas as primeiras prendas do movimento, pois, em algumas oportunidades, foram as duas primeiras colaboradoras do "35". Também é registrada a presença da menina Verinha Simch Vieira, que por ser criança, tinha a permissão de descer para o porão, visto que seu tio Cincha participava das reuniões.


Lady Gaga vem a Porto Alegre em novembro

Lady Gaga estará em Porto Alegre em novembro. Pelo menos é isso que diz o evento publicado na página oficial da cantora no Facebook. Ela se apresentará no dia 13 na Fiergs.
A pré-venda de ingressos para clientes OuroCard começa dia 5 de outubro, e as vendas para o público geral se iniciam no próximo dia 8. Ainda não há informações sobre preços, mas se seguir a mesma faixa de valores do show no Rio de Janeiro pode ficar entre 170 e 750 reais.

Nenhum foco de dengue no encerramento do LIRA em Canoas

O setor de endemias da Vigilância em Saúde encerrou hoje, o Levantamento de Índice Rápido (Lira), sobre a presença do mosquito Aedes Aegypt na cidade. Os 47 agentes visitaram 3.497 residências em todos os bairros de Canoas superando a meta de 3.011 inspeções e encerrando as atividades quatro dias antes do previsto.
Este tipo de avaliação tem como objetivo planejar ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, mas segundo a  bióloga do setor de endemias, Mariana Wildi, de 75 amostras avaliadas, nenhuma foi positivada. Ou seja, não foi constatado nenhum foco da presença de larvas do Aedes Aegypt no município, conforme o Lira.
Fonte:Secom/PMC

Casa das Artes Villa Mimosa: 17 espetáculos em três meses‏

A Casa das Artes Villa Mimosa completou três meses ontem. Inaugurada no dia 27 junho, quando Canoas completou 73 anos, a Casa oferece programação gratuita a públicos de todas as idades e, desde a abertura, já apresentou 17 espetáculos de teatro, dança e música. As atividades foram abertas no dia 28 de junho, com a peça teatral Sobre Anjos & Grilos, com a atriz Deborah Finocchiaro.
A Villa Mimosa, localizada na avenida Guilherme Schell, no Centro, tem ainda além de sala de exposições, biblioteca,  ateliê livre e sala multiuso. O prédio histórico com características neoclássicas e que pertencia à família Ludwig, foi restaurado pela construtora Goldztein Cyrella e entregue ao Município em dezembro de 2011.
A Casa das Artes Villa Mimosa, ligada à Secretaria Municipal da Cultura,  promove o acesso aos bens culturais, a formação, expressão e disseminação cultural dos artistas locais e a comunidade canoense em geral.
Atividades desenvolvidas:
Teatro infantil - 7 espetáculos, com 415 espectadores
Teatro adulto - 2 espetáculos, com 69 espectadores
Dança adulto - 2 espetáculos, com 122 espectadores
Música adulto - 6 espetáculos, com 241 espectadores
Seminário - 1, com 60 participantes
Lançamento de livro - 1, com 32 convidados
Exposições - 2 , com 546 visitantes
Visitas guiadas de instituições de ensino - 10, com 340 alunos
Fonte:Jesiel B. Saldanha

Morre Ted Boy Marino


Astro do telecatch brasileiro durante a década de 1960, Mario Marino, mais conhecido como Ted Boy Marino, morreu, aos 72 anos, na noite de hoje no Rio de Janeiro. O ex-atleta da luta livre não resistiu a uma cirurgia de emergência realizada no Hospital Pró-Cardíaco, no bairro de Botafogo, e sofreu uma parada cardíaca, logo após o processo. A morte do antigo competidor e ator foi confirmada pelo hospital registrou o óbito às 19h (de Brasília).
Mario Marino deu entrada no hospital nesta manhã com insuficiência vascular aguda. A gravidade do estado do ex-astro da luta livre brasileira obrigou a equipe médica a iniciar uma cirurgia de emergência. Entretanto, a tentativa de salvá-lo foi em vão, em virtude da parada cardíaca sofrida depois do processo cirúrgico
Nascido em Fuscaldo Marina, na província italiana da Calábria, Mario Marino deixou a Europa com apenas 12 anos de idade, quando viajou junto aos pais e mais cinco irmãos rumo a Buenos Aires. Na capital argentina, ainda jovem, trabalhou com sapateiro, aproveitando o tempo livre para praticar a luta livre e o halterofilismo. Antes de despontar no Brasil, Ted Boy já participava de programas de Telecatch argentinos e em Montevidéu.
O sucesso fez Marino viajar para o Brasil no ano de 1965. Pouco tempo depois de chegar ao País, o lutador foi contratado pela extinta TV Excelsior. Na emissora, Ted Boy obteve grande sucesso ao derrotar vilões como Aquiles, Rasputim e Barba Negra ao lado de outros personagens como Tigre Paraguaio e Electra. A participação gerou outros convites.
Já consolidado como astro da luta livre, Ted Boy Marino ganhou ainda mais reconhecimento quando passou a protagonizar "Os Adoráveis Trapalhões". Ao lado de Wanderley Cardoso, Ivon Cury e Renato Aragão, o antigo membro do Telecatch comandou um dos programas de maior sucesso das primeiras décadas da televisão brasileira.
A grande repercussão da parceria com Renato Aragão rendeu mais convites para Ted Boy Marino. Em 1968, ele interpretou um lutador no filme "Dois na Lona", em película conhecida pela "final" envolvendo o lutador e Lobo, o ator Roberto Guilherme. Na TV Globo, Marino imediatamente participou de quatro programas: Sessão Zás Trás; Orion IV x Ted Boy Marino; Oh, que Delícia de Show e o já famoso Telecatch, no horário nobre dos sábados.
Apesar de manter-se em evidência durante quase uma década, Marino não se segurou com o declínio do Telecatch. A partir de então, o ex-lutador figurou como coadjuvante do programa "Os Trapalhões", protagonizado pelo amigo Renato Aragão, e "Escolinha de Professor Raimundo".

A Chave Para Uma Vida Significativa


No dia 29/09, sábado 19 hrs, a convite do Chagdud Gonpa Khadro Ling/Centro Budista de Três Coroas, Phakchok Rinpoche estará em Porto Alegre para transmitir pontos simples e práticos compartilhados por diversas tradições e culturas e que podem nos ajudar a ter uma vida mais significativa nos tornando verdadeiramente humanos, capazes de cada vez mais  beneficiar a nós mesmos e aos outros. 
De incomparável humor e energia na forma de transmitir ensinamentos Rinpoche recebeu transmissões e ensinamentos de todos os grandes professores budistas de nosso tempo.
Onde: Hotel Embaixador – Rua Jerônimo Coelho, 354 – Centro – Porto Alegre
Valor: R$ 35,00
Antecipados na loja Regentag (Rua Joao Telles, 541)  e Livraria Bamboletras ( Lima e Silva 776).
Inscrições e informações: http://vidasignificativa.blogspot.com.br/

Padre tecnológico

No altar da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, no Rio de Janeiro, a Bíblia foi substituída por tablets e smartphones. Com a tecnologia nas mãos, o Padre Jorjão celebra missas, casamentos e batizados com a ajuda de aplicativos que disponibilizam os salmos e os cânticos da liturgia. Queridinho pela elite e disputado pelas celebridades, o padre não esconde que é pop e assume que usa o Facebook e outras redes sociais para conversar e até mesmo ouvir confissões de fiéis.
A batina de Padre Jorjão, de 51 anos, carrega a última versão do iPhone disponível no Brasil. O aparelho branco chama atenção pela capa roxa e pelos diversos aplicativos que ostenta. Simpático, o pároco mostra que seu celular tem apps de mensagens instantâneas, revistas de entretenimento, portais de notícia, além da Bíblia Sagrada online.

Convite para caminhada


Abrace sua família tradicionalista


Aconteceu no domingo, 16 de setembro de 2012, no Galpão do CPCG Gerciliano Alves de Oliveira, a realização da 1ª ação do projeto CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaucha da 1ª Prenda desta entidade Tuanny Prado Flores. 
Nesta ocasião foi abordado o tema anual do MTG para 2012 “Abrace sua Família Tradicionalista”, momento em que alguns dos fundadores e outros integrantes que fizeram e fazem parte da história do CPCG Gerciliano, deram seus depoimentos conduzidos por uma das Diretoras de cultura da CBTG e ex vice patroa do Gerciliano, Rejane Freitas Fernandes.  
Com esta ação além de resgatar a história da fundação da entidade procurou-se também buscar aquelas famílias que no momento encontram-se um pouco afastadas. Foi um grande evento, numa tarde de muita chuva, num ambiente aconchegante em que todos demonstraram sentir-se à vontade.

Plano Integrado de Barreiras chega a sua 20 edição


O Plano Integrado de Barreiras completou 20 edições na terça-feira, 25, e já tem como resultado a diminuição de ocorrências de roubo de veículos na cidade. 
A edição recente foi realizada no turno da noite, desde às 19 horas, em diversos pontos da cidade, e os resultados foram os seguintes:
Quantidade de veículos abordados: 110;
Quantidade de veículos recolhidos: 10;
Quantidade de Autos de Infração de Trânsito produzidos: 18;
Quantidade de pessoas abordadas: 132;
Quantidade de prisões /detenções realizadas: 0

Conforme informações da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), em comparação ao mês de maio, quando começaram a ser realizadas as barreiras, as ocorrências envolvendo roubo de veículos diminuiram 25%. Os dados foram levantados pelo Observatório de Segurança da SMSPC, baseados em ocorrências registradas nas delegacias de Canoas.
O Plano Integrado de Barreiras tem a participação da Guarda Municipal, Brigada Militar e agentes de fiscalização de trânsito da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade. As blitzes são itinerantes, ocorrendo em pontos diferentes da cidade, quando são verificadas as condições e documentos de veículos e condutores. As prisões/conduções efetuadas tratam desde a recuperação de foragidos do sistema prisional, passando por crimes ambientais, contrabando e crimes de trânsito.
Soma das 20 edições:
Período: de 29/05/2012 a 25/09/2012
Quantidade de veículos abordados: 3.710;
Quantidade de veículos recolhidos: 349;
Quantidade de Autos de Infração de Trânsito produzidos: 5.289;
Quantidade de pessoas abordadas: 798;
Quantidade de prisões /detenções realizadas: 11(entre TCs e BOs)

Fonte: Jesiel B. Saldanha Secom/PMC

SMDE participa da Rio Oil em busca de investimentos para o PCI


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE) participou na semana que passou da Rio Oil & Gas Expo and Conference, no Rio de Janeiro. O secretário adjunto Jerson Cunha e o diretor de desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia Edson Flores, apresentaram o Parque Canoas de Inovação (PCI) para diversas empresas do setor em busca de parcerias e investimentos. "Tivemos uma excelente recepção por parte de todos, que ficaram muito impressionados com nosso parque. Com o Pré-Sal, e a Petrobras como a segunda maior empresa do setor no mundo, existem grandes possibilidades de investimento, e também várias linhas para a pesquisa e a inovação", comentou Jerson.
Os canoenses tiveram como base o estande do Rio Grande do Sul, que foi organizado pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), pela Rede Petro, Fiergs e Sebrae/RS. "Este é um dos setores econômicos mais fortes no mundo, com um cluster de empresas que investem muito em novas tecnologias. E este é o foco do PCI", declarou Jerson.
A feira -
A Rio Oil & Gas Expo and Conference é o principal evento de Petróleo e Gás da América Latina, realizada a cada dois anos no Centro de Convenções do Riocentro, Rio de Janeiro. A Exposição é uma importante vitrine para as empresas nacionais e estrangeiras apresentarem seus produtos e serviços, bem como, a conferência dá a oportunidade de discussão sobre os principais temas relativos às inovações tecnológicas.
Fonte:Secom/PMC


Desculpas aos leitores

O Grupo Voz Nativa de Comunicação,mantenedor deste blog,através do jornalista Cauê Nascimento,pede desculpas a seus leitores por ter estado fora do ar,devido a problemas junto a hospedagem deste site.
Agradecemos as manifestações recebidas e de solidariedade,pedindo a volta do mesmo.
Reafirmamos nosso compromisso de bem informar a quem nos prestigia,com sua leitura. 

Estância do Verso Rimado - 1º Aparte





Surge um importante festival de improvisação em Porto Alegre, é o Estância do Verso Rimado - 1º Aparte, que contempla a trova em seus diversos estilos e a pajada. São mais de 25 mil reais em prêmios para os participantes do evento, o que deve atrair os mais conceituados improvisadores do Estado. Além disso, há espetáculos especiais com Moraezinho, Marco Aurélio, Flávio Mattes, Paulo Martins, Valdomiro Melo, Maria Celoy e Raúl Quiroga & Americanto. Há também oficina de trovas com Derly Silva.
O Estância do Verso Rimado acontece na Casa do Gaúcho do Centro de Eventos da Estância da Harmonia, em Porto Alegre, nos dias 22 e 23 de setembro com a produção cutural de Jandira Moraes, o patrocínio de Da Colônia e RR Shoes e o Financiamento do Pro-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, governo do do Rio Grande do Sul.
O regulamento e a ficha de inscrições para os concorrentes podem ser encontrados em http://www.nativismo.com.br/regulamentos.php. O prazo final de inscrições é o dia 22 . Maiores informações pelos telefones (51) 9971.7694 / (51) 9669.4781 / (51) 8522.1798 / (51) 9123.0494 com José Estivalet.

Nota de falecimento

Faleceu na noite de ontem  no Hospital da PUC, Zélia Caetano Braun, irmã do payador Jayme Caetano Braun. Zélia, de 76 anos, lutava contra uma leucemina. Ela era amante da tradição gaúcha e desde 1988 atuava na emissora católica Rádio Aliança. Zélia apresentava diariamente o programa Amanhecer na Querência e o Nova Evangelização e aos sábados o Chimarreando com Deus.

Frase do dia!


Loir Ítalo de Oliveira Filho não é mais secretário de Governo na cidade de Cachoeira do Sul, na Região Central do Rio Grande do Sul. Ele pediu demissão na manhã de hoje após ampla repercussão de uma postagem no Facebook onde chamou a Semana Farroupilha de "babaquice", segundo matéria publicada em jornal da cidade.
De acordo com o jornal "O Correio", Loir escreveu a seguinte frase na rede social: "Esta chuva poderia se repetir no dia 20 o dia todo. Daí não teria aquele desfile lacaio. Eita que esta Semana Farroupilha é uma babaquice sem tamanho, Deus do céu". Logo após a repercussão negativa, ele deletou a mensagem.A assessoria de imprensa da prefeitura confirmou que o prefeito Sergio Ghignatti aceitou o pedido de demissão. De forma interina, o secretário de Administração, Rui Ortiz, assumirá o cargo.

Ex-presidentes do Sindijors homenageados na Assembléia Legislativa


A Assembleia Legislatvia realiza nesta tarde Sessão Solene e Grande Expediente especial em homenagem aos 70 anos do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul. A proposta do deputado Valdeci Oliveira (PT), além de resgatar a trajetória e a história da categoria, vai homenagear também os ex-presidentes do Sindicato.
 Sete ex-presidentes, entre eles a titular da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) do Governo do Estado, Vera Spolidoro, e o atual presidente do Sindicato, José Maria Nunes, vão receber medalhas da 53ª Legislatura das mãos de Valdeci e do presidente da casa, Alexandre Postal.
Ex-presidentes que confirmaram presença na homenagem: Lucídio Castelo Branco, João Borges de Souza, Antônio Manoel de Oliveira, Lauro Hagemann, Vera Maria Spolidoro, Celso Augusto Schröder e Jorge Luiz Correa da Silva.


Sabores e origens na Festa Farroupilha canoense


Entre tantas atrações, a culinária tem seu destaque durante os festejos da Semana Farroupilha. Em Canoas, nos galpões que recebem o público no Parque Eduardo Gomes, bairro Fátima, os horários de janta são um momento de encontrar amigos e degustar os pratos típicos.
Tanto na área campeira quanto nos galpões ao redor do palco principal, o churrasco é o item mais tradicional do cardápio. A quantidade de carne assada preparada varia de alguns ou muitos quilos, como em peças inteiras, os chamados "janelões" ou até mesmo a metade de um novilho que foi assado inteiro no último domingo. Neste, foram 14 horas no fogo, para ser servido durante a noite.
Também não são poucos os servidos de carreteiros, ou acompanhamentos como aipim e saldas de batatas, cada qual com seu modo de preparo.
Sabor e origem:
As opções para conhecer os segredos da comida típica no Estado vão além. No restaurante campeiro, sob o comando do chef Marcos Barbier, os pratos possuem além do cuidado no preparo, a história de uma minuciosa pesquisa de sabores e origens.
Entre os exemplos, uma iguaria que Barbier prepara rapidamente, cuja receita é proveniente da fronteira do Uruguai, na região de Jaguarão. Trata-se da língua ao vinagrete, comumente servida em bolichos daquela região do interior, e de origem espanhola. "A língua de gado é cozida na panela de pressão com ervas e temperos aromatizantes. Após descascada, é colocada no molho vinagrete", explicou.
O prato é acompanhado por saladas, como alface e tomate. "É um prato que pode ser servido como entrada, ou como aperitivo", destacou o chef Marcos. Quem quiser experimentar, pode conferir a pedida no restaurante campeiro, localizado em frente ao palco principal no Parque Eduardo Gomes.
Fonte: Jesiel B. Saldanha Secom/PMC

Chama Crioula é conduzida para área dos galpões no Parque Eduardo Gomes


Um grupo de cavaleiros realizou na noite de ontem, o transporte da Chama Crioula da área campeira do Parque Eduardo Gomes para a região dos galpões e palco principal. A Chama foi recebida pelo presidente da Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas, Juliano Furquim. A Chama ficará guarnecida por representantes de diversas entidades tradicionalistas do município até sua extinção, no final da noite de 20 de setembro.
Fonte: Jesiel B. Saldanha Secom/PMC
Pelo 2º ano consecutivo o jornalista Cauê 
Nascimento,solicita a AETC,a relação das entidades
tradicionalistas que farão a Ronda Crioula,não obtendo 
resposta por parte da mesma associação.

Porteira Aberta

Há um bom tempo que venho brincando com o amigo Olegar Lopes,chamando-o de Concorrente,pois escrevemos sobre tradicionalismo em diferentes jornais da cidade de Canoas.
Um dos valores primordiais do tradicionalismo é a amizade e o respeito mútuo e sempre disse a ele estamos concorrentes,mas não rivais,e mesmo assim não existe concorrência pois partilhamos do mesmo ideal,a cultura gaúcha.
Com este espirito de amizade,companheirismo e respeito,o Concorrente,brindou-me com exemplar de seu 1º livro Porteira Aberta Tradição e Tradicionalismo.
Mil gracias amigo,já estou aproveitando o regalo!

Prorrogado o Acampamento Farroupilha de 2012 em Porto Alegre

Os visitantes terão alguns dias a mais para visitar o Acampamento Farroupilha este ano. Normalmente, o evento encerra-se no feriado de 20 de setembro, mas como a data cairá numa quinta-feira , a organização decidiu prorrogar a festividade até o próximo domingo (23). O comércio, os serviços públicos e os piquetes continuarão funcionando.
Belo exemplo para ser seguido em Canoas.

Adiado o desfile temático em Porto Alegre


A chuva que castiga o estado desde a última segunda-feira alterou a data de um dos eventos mais tradicionais do Rio Grande do Sul. Em função do mau tempo, o desfile temático da Semana Farroupilha de Porto Alegre, que seria realizado no dia 19 na Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), passou para o dia 21, sexta-feira, às 20h.

A comissão organizadora do evento tomou a decisão para preservar os nove carros alegóricos que irão participar do evento. As alegorias, que estão nos galpões do Complexo Cultural Porto Seco, poderiam sofrer danos no deslocamento até o local do desfile.
O desfile temático terá o tema Nossas Riquezas, que serão representadas nos carros elaborados pelo artista plástico Guaraci Feijó abordando nove itens: fauna, flora, água, agricultura, indústria, comércio, produção de energia, extrativismo e cultura do Rio Grande do Sul.
O desfile tradicional está mantido para o dia 20, às 9h.

MP lança cartilha sobre rodeios


Começa amanhã  a distribuição gratuita de uma cartilha com orientações do Ministério Público sobre a realização de rodeios no estado.
A idéia surgiu a partir  de acordos assinados pelas promotorias de Caxias do Sul e Vacaria e agora firmado a nível estadual entre o Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga e  o  Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
O idealizador da cartilha, promotor Luís Augusto Gonçalves Costa, afirma que o objetivo é “orientar os organizadores de rodeios crioulos sobre o trato com os animais”. Para ele, o rodeio “é uma legítima manifestação cultural do povo gaúcho”. O texto estabelece o que é proibido durante as provas e explica a origem dos rodeios crioulos, além de apresentar um  resumo das principais formas de disputa, bem como as diferenças em relação ao rodeio country.

Mulheres recebem troféu em reconhecimento ao seu trabalho‏

O galpão da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF) e da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), no Parque da Harmonia, ficou lotado nesta segunda-feira (17) durante a entrega do troféu Mulher Gaúcha. A premiação, concedida pelo segundo ano consecutivo, é destinada às mulheres que se destacaram no desenvolvimento de projetos sociais e atividades culturais direcionadas à valorização da mulher gaúcha.
Na abertura, a secretária de Políticas para as Mulheres, Marcia Santana, salientou que o troféu é o reconhecimento e a valorização da história de muitas mulheres que ajudaram a construir a riqueza e a paz no Rio Grande do Sul. "Não queremos fazer somente a entrega de um prêmio, mas contar a história da participação feminina na revolução de ideias e na cultura".
Já o presidente da FIGTF, Rodi Pedro Borghetti, lembrou que no passado a mulher era proibida de entrar em um galpão e hoje, graças a sua atuação, isso já não ocorre. Ele citou ainda o caso da eleição da primeira patroa do 35 CTG.
Além da premição foi realizado um painel sobre o crescimento da atuação da mulher na sociedade ao longos dos anos. Jeanice Ramos falou sobre a participação da mulher no tradicionalismo;Dilza Porto Gonçalves resssaltou o ideário feminino na virada do século XIX para o XX; Neusa Bonna Secci abordou a mulher propagadora da educação da cultura; Marilia Menezes salientou o enfrentamento da violência e Odila Savaris citou as riquezas do nosso Estado.
O troféu é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres; Sedac, através da FIGTF; Comissão Gaúcha de Folclore; Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG); com o apoio da Companhia Riograndense de Mineração (CRM).
Participaram ainda do evento, a patrona da Semana Farroupilha, Nilza Lessa; o presidente da Comissão Gaúcha de Folclore, Ivo Benfato e o presidente do MTG, Erival Bertolini.

Homenageadas:

Marcia Borges da Silva- patroa do 35 CTG
Gilda Galeazzi - Coordenadora da 7ª Região Tradicionalista
Stela Frias - secretária da Administração e Recursos Humanos
Dinara Xavier Paixão - Comissão Gaúcha de Folclore da Região Central do RS
Nilza Lessa - Patrona da Semana Farroupilha
Prendas: Luana Raquel Wojciechowski, Luise Picolato, Maitê Lorenzoni Antonini, Amália Pletsch, Verônica Lorenset Padoin, Nathália Rodrigues, Raquel Pinheiro Pereira, Gabriela Ertel Heinnene Érika Martins Benevenute.
Fonte:Rita Escobar Imprensa IGTF

Oficinas sobre a cultura gaúcha atraem alunos canoenses


Escolas municipais do município estão participando das oficinas da 20ª Semana Farroupilha de Canoas. Na tarde de ontem, nem a chuva forte que caia no Parque Eduardo Gomes fez com que os pequenos tirassem os olhos das apresentações sobre a cultura gauchesca, realizadas no Palco Principal.
Danças gaúchas:
As contadoras de história Sônia Petry, Maristela Bongiorni e o Boneco Juca, da Secretaria Municipal de Cultura, mostraram para as crianças as danças gaúchas. O relato de cada dança, entre elas a Dança do Pezinho, do Bugio, e do Balaio era acompanhado do pequeno gaiteiro Rodrigo La- Roque e das prendas do CTG Seiva Nativa. A interação do público ficou na Chula: após assistir o grupo de dança, os alunos presentes arriscaram alguns passos sobre a lança.
Um bom chimarrão:
Léo Bruno de Souza Moreira, 11 anos, do CTG Mata Nativa, e integrantes do CTG Esperança Farroupilha e Alma Crioula ensinaram a preparar um bom chimarrão. Após a explicação, todos degustaram a bebida característica do Rio Grande do Sul.
Prova de laço
A oficina de Laço " vaca parada" foi demonstrada pelos integrantes do CTG Piazitos, Emily Zahaner, 8 anos, campeã do Rodeio e da Semana Farroupilha de Canoas 2011 , e pelo campeão da Fecars 2012, Samuel da Silva Salazar, 10 anos. A atividade também teve a participação dos iniciantes na modalidade Eric Douglas Bibiano, 11 anos, e Matheus Lima Maldonado, 10 anos, do Piquete Gaudério dos Pampas. Entusiasmados com o que viram, os alunos das escolas quiseram também aprender a armada certeira na vaca de madeira.
 Fonte:Secom/PMC

Nota de Repúdio SINDIJORS contra o Grupo Record/RS

O Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul e o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, entraram em contato com a ...