Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Prefeitura divulga ordem do Desfile Cívico Municipal

A Prefeitura de Canoas, por meio da coordenação do Desfile Cívico Municipal, divulgou agora pela manhã a ordem em que vão marchar as instituições, escolas e outras entidades. A solenidade de abertura do desfile inicia no próximo sábado, 3, a partir das 8h45, na Av. Inconfidência - bairro Marechal Rondon.
Confira a ordem dos participantes:
V Comar
15 Batalhão Polícia Militar
8º Comando Regional de Bombeiros
Defesa Civil de Canoas
Guarda Municipal
Entidades
Ação Social Santa Isabel
Acadef - Associação Canoense de Deficientes
Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
Associação Grupo Chimarrão da Amizade - Gentil Gomes de Oliveira
Instituto Pestalozzi
Associação Legato Centro Inclusivo de Artes
Comdip – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência
Comdi – Conselho Municipal dos Direitos Do Idoso
Grupos da Terceira Idade
Centro de Convivencia do Idoso
Amizade Niteroi
Alegria de Viver
Associação Mulheres Princesa Isabel
Atapec - Associação dos Aposentados e Pensionista de Canoas
Beija Flor
Estrela do Oriente
Florescer
Flor da Idade
Gotas de Orvalho
Girassol Geimael
Harmonia
Lua de Cristal
Prateados
Prazer de Viver
Renascer
Reviver São Luiz
Renovando Para Luz
Renovando Á Vida
Sempre Unidos
União da 3ª Idade
Unilasalle
Vamos Viver A Vida
Viva A Vida
Associação Internacional Lions Clube Canoas Niterói
Pim - Primeira Infância Melhor
Escola Espirito Santo ( Com Elen)
Escolas Municipais (Com Elen)
Escolas Estaduais (Com Elen)
Escolas Particulares (Com Elen)
Secretaria Municipal de Esporte E Lazer
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
Uamca - União de Associações de Moradores de Canoas
Amcohagua (Associação de Moradores do Conjunto Habitacional do Guajuviras) Foi Fundada Em 17 De Abril de 1987, Tendo Como Objetivo Inicial A Defesa do Direito A Moradia.
Presidente: Paulo Santos
Aconseg Associação Comunitária do Bairro Nossa Senhora Das Graças
Associação de Moradores 07 de Outubro,
Amarji - Associação Dos Moradores E Amigos do Residencial dos Jardins Igara
Associação de Moradores Santa Isabel –
Associação dos Moradores da Vila Cerne Amvic
Conselho de Clubes de Mães De Canoas
Grito dos Excluídos
Secretaria Municipal de Educação
Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (Aetc)
Secretaria da Saúde – Central de Ambulâncias
Fonte:Secom/PMC

Secretário diz que Canoas é referência em cultura

“A referência do modelo tridimensional da política cultural de Canoas (Linguagem, Cidadania e Economia) contribuiu para o governo do estado organizar sua ação e o Minc, quando vem ao estado, tem Canoas como referência”. A afirmação foi realizada pelo adjunto da Secretaria Estadual de Cultura, Jeferson Assumpção, durante a abertura da 3.ª Pré-conferência Municipal de Cultura de Canoas. O evento teve início na noite desta terça-feira, 30, no auditório Sady Fountoura Schwtz do Paço Municipal.
Cerca de 50 artistas, ativistas culturais e gestores das mais diversas linguagens artísticas assistiram a palestra do secretário Assumpção. A pré-conferência foi aberta pelo secretário municipal de Cultura, Flavio Adonis, que demarcou a importância do debate em questão e destacou os avanços do governo nessa área, disponibilizando três dias para os debates (em 2010, foi apenas um). “Esse diálogo é fundamental, em especial, para discutir o texto base do Plano Municipal de Cultura, que vai orientar as políticas municipais”. Também integrou a mesa do evento a presidente do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Canoas, Leila da Silveira.
Novo olhar
Durante a sua fala “3.ª Conferências estadual e nacional de cultura: rumos e desafios”, o secretário Jeferson Assumpção fez um breve balanço dos avanços na área cultural no estado nesses primeiro semestre de governo, relacionando as referências absorvidas a partir da experiência de Canoas, onde foi secretário municipal de Cultura nos primeiros dois anos da atual gestão. “Ampliar a esfera crítica é tarefa da cultura, por isso transportamos a experiência dos Diálogos Culturais de Canoas para o estado”, enumera.
O secretário também mencionou projetos e ações realizadas atualmente no estado, em áreas como artes visuais, cinema, leitura e cidadania. “Antes, o RS não priorizada a cultura política pública. Agora, o estado voltou a ter um olhar para o financiamento e o incentivo a cultura”, assinala. Ele também fez uma exposição sobre os Pontos de Cultura Transversais, outra novidade que começa a ser implementada no RS. Após a fala do secretário Assumpção um amplo debate se sucedeu com a participação da platéia. Para esta segunda noite da pré-conferência, que ocorre nesta quarta-feira, está confirmada a participação da representante da Regional Sul do Ministério da cultura, Margarete Moraes.
Os objetivos da Pré-conferência estão relacionados com a mobilização da sociedade civil para III conferência Municipal de Cultura, que se realizará nos dias 10, 11 e 12 de novembro, o aprofundamento das discussões e das proposições a respeito do Plano Municipal de Cultura, bem como a apresentação da Minuta da Lei do Plano Municipal de Cultura e a importância da implementação do Sistema Municipal.
Fonte:Secom/PMC

Tempo bom leva grande público ao Parque Assis Brasil


O parque ensolarado, a previsão de tempo bom para todo o dia e uma programação extensa que entra noite adentro é um convite para as pessoas visitarem a 34ª Expointer . Nesta manhã, 23 mil pessoas circulavam pelo Parque Assis Brasil e o movimento cresce a cada hora. O público total de ontem fechou em 28.608 visitantes.
A previsão do tempo para os próximos dias também é de sol e baixas temperaturas, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o que deve contribuir para um grande público nos últimos dias da Expointer.

Presidente do IGTF ,agraciado com o Trofeu Guri na 34ª Expointer

Nascido na colônia italiana, em Flores da Cunha, Rodi Pedro Borghetti vivencia as tradições gaúchas desde a infância. Aos cinco anos, pilchado e a cavalo, acompanhava o pai, delegado de polícia, no trabalho pela região.
No final da década de 1940 veio para a capital estudar no Colégio Júlio de Castilhos. Nesta época, estava surgindo o tradicionalismo em Porto Alegre por obra de Paixão Cortes e de outros colegas, também estudantes do “Julinho”.
Formado em Direito e atuando no ramo imobiliário, se rendeu  ao tradicionalismo na década de 1960, ao ingressar no CTG 35, pelas mãos do colega de trabalho Waldomiro Leiria, então patrão do centro. Depois disso, Borghetti foi por seis vezes patrão do “35”, duas vezes presidente do MTG, diretor do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore em dois governos e criador da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha.
Aos 78 anos, é  conselheiro honorário de várias entidades tradicionalistas e integrante a comissão que organiza os festejos farroupilhas. Em 2010 foi o Patrono da Semana Farroupilha do Estado.
Rodi Borghetti é pai do músico Renato Borghetti e do advogado Marcos Borghetti, empresário do irmão.

Um momento Fantástico

Mesmo não sendo Zeca Camargo,o jornalista Cauê Nascimento,parabeniza a âncora do Fantástico Patricia Poeta,por sua conquista do Troféu Guri,durante a 34ªExpointer em Esteio.

CURSO DE REIKI DE NÍVEL 2

Programação:
Manhã: meditação  e princípios do Reiki
Tarde: sintonização e prática
O curso inclui apostila com:
*Técnicas e posições do Reiki
*Procedimentos p/ sua prática
*Um CD com meditações básicas
* Certificado de participação
Investimento: 130,00
Local: ESPAÇO VIDA
Fátima F:(51)34271037 – 84495508
Rua Engenheiro Chang 194
Obs.: Antes, fazer refeições leves evitar o consumo de carne vermelha, álcool e cigarro. (sua energia fluirá melhor)
Almoço: comunitário todos trazer um prato (leve)

Curso de Psicoterapia em Canoas - Espaço Vida‏

Abrindo uma nova turma no Espaço Vida, façam suas inscrições pelo fone 34271037 e 99666053, ou por email.
Curso para Reforma Intima e Profissionalizante para profissionais da area Holistica, Espiritualista e Universalista.

Sera uma alegria compartilhar esta experiência com você.
O acendimento da Pira da Pátria abre, na manhã desta quinta-feira, dia 1.º, as atividades de celebração da Semana da Pátria em Canoas. Na ocasião, a chama do Fogo Simbólico alusivo a semana da pátria, que permanece sob a guarda do V COMAR (FOTO), será transferida para a pira fixa na praça da emancipação na cerimônia de abertura da semana da pátria.
Na tarde de ontem foi realizada na Casa dos Conselhos Carlos Rosa a reunião para os últimos encaminhamentos sobre a organização do Desfile Cívico, que ocorre no próximo sábado, 3, na av. Inconfidência. Esse ano, o desfile deve reunir cerca de 7.000 estudantes das escolas de Canoas, além de 1000 outros representantes de outras organizações civis, religiosas e militares.
No sábado, a concentração para o desfile tem início às 8h, e a revista da tropa dos militares que abrem o evento ocorre às 8h45. O início oficial do desfile está marcado para às 9h. A apresentação dos escritores abordados em projetos pedagógicos das escolas da rede pública municipal de Canoas vai ser uma das atrações desse evneto. Outra atração especial é o sobrevôo de aeronaves da Força Aérea Brasileira, caso não ocorra chuva.
Fonte:Secom/PMC

FAMURS cria Departamento dos Vice-Prefeitos

Com o intuito de ampliar a representatividade dos Vice-Prefeitos na FAMURS - Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, foi criado nesta terça-feira, dia 30 de agosto, durante Assembleia Geral, o Departamento dos Vice-Prefeitos. No encontro realizado no Centro Administrativo da Expointer, o presidente da Federação e prefeito de São Borja, Mariovane Weis, oficializou a elevação do status da antiga comissão que agora passa a atuar como um braço direito da FAMURS. A reunião também formalizou a escolha da nova diretoria do Departamento, que será presidido pelo vice-prefeito de Saldanha Marinho, Ricardo Hermann.
O Departamento obedece a estrutura democrática e pluripartidária da FAMURS. A composição dos cargos e partidos segue a da atual diretoria da entidade. A ideia é aprimorar um trabalho que começou a ser desenvolvido no ano de 2009. De acordo com o presidente da FAMURS, o papel do vice-prefeito é muito importante para a construção de uma gestão sólida e eficiente.
- O prefeito tem que acreditar no vice para caminharem juntos, pois os vices são potenciais candidatos a prefeitos e, futuramente, à presidência da Federação - ressaltou Mariovane Weis.
Em consequência da transformação da comissão em Departamento, o novo presidente dos Vice-Prefeitos passou a ter acento permanente na Assembleia Geral dos Prefeitos da FAMURS. Segundo Ricardo Hermann, o espaço contribui para o relacionamento entre os gestores municipais.  acordo com as causas municipalistas.
- O vice deve ser parceiro e participar da administração do Município. Tem que haver esta parceria, com diálogo e sem desconfiança - reiterou Ricardo Hermann, após agradecer a confiança que lhe foi designada.
O diretor-geral do Instituto de Saúde e Assistência aos Municipários (ISAM), Jorge Gustavo Costa Medeiros, destacou as diferenças entre a atuação do vice de hoje e o de antigamente.
- Hoje em dia, o trabalho do vice é efetivo, paralelo ao do prefeito. Aquele tempo no qual a imagem do vice só aparecia para substituir o prefeito acabou - lembrou.
Após a reunião, tomou posse a nova diretoria do Departamento de Vice-Prefeitos que ficou composta da seguinte forma:
Presidente: Ricardo Hermann (PDT) / Saldanha Marinho - AMAJA
1° Vice-presidente: Nilson Luis Del Cortivo (PT) / Rodeio Bonito - AMZOP
2° Vice-presidente: Cássio Nunes Soares (PP) / Pantano Grande - AMVARP
3° Vice-presidente: Roberto Luis Visoto (PMDB) / Tapera - AMAJA
1ª secretário: Artidor da Silva Cruz (PTB) / Viamão - GRANPAL
2ª secretário: Carlos Alberto Hartmann (PSDB) / Paverama - AMVAT
1° tesoureiro: Manoel Ponciano Martins (PSB) / Cidreira - AMLINORTE
2° tesoureiro: Marilene Bermudez de Lima (DEM) / Chuí - AZONASUL


Observações do encontro entre Redação e leitores


Minha mais recente contribuição ao post Mais Canoas publicado em www.zerohora.com/canoas e veiculada na data de hoje.No final da tarde de sexta-feira, 26 de agosto, dirigi-me ao primeiro Café Mais Canoas, promovido por este encarte dos jornais Zero Hora e Diário Gaúcho com notícias da cidade desde maio de 2009.
O Café se realizava em um ambiente agradável, onde se podia escutar ao fundo uma boa música ao som de violão e voz. Comentei com o pessoal da Redação, para quem me apresentei por não termos ainda nos conhecido pessoalmente, da origem do nome do local (o Via Porcello Shopping). Ali havia, nos primórdios da cidade, uma das primeiras farmácias, na parte da entrada pela Victor Barreto, pertencente a um Porcello.
No tempo que permaneci no local, constatei da receptividade que tem a publicação, pois eram várias pessoas que chegavam às mesas onde estávamos, dizendo conhecer e acompanhar o Mais Canoas. Percebi, também, que muitos dos transeuntes paravam para relatar seus anseios e dificuldades, assim como de suas alegrias e expectativas com relação a Canoas.
Foi pra mim uma experiencia gratificante e, creio que também para o pessoal da Redação em Porto Alegre e da sucursal em Canoas, ter esse contato com o público leitor. Lá estive com meu bloco e caneta, onde rascunhei este post que acabou tomando forma e agora é apresentado aos leitores.

Em recuperação

Reproduzo este texto de meu amigo Mauro Moraes,postado em seu facebook sobre o Estado de saude de José Claudio Machado:
 A todos os amigos, fãs e parceiros trago uma baita boa nova, o nosso
ZÉ CLÁUDIO esta se recuperando do pealo, hoje estive os minutos que a mim foi permitido junto dele, mas che vou-te dizê, saí de lá loco de faceiro; ele ainda não consegue expressar com palavras toda sua emoção, mas existe melodia em seus olhos, existe melancolia, existe ternura, existe resignação... Era isso gauchada, muitíssima gracias pelas manifestações de otimismo, carinho e amor para com nosso ZÉZINHO, logo ele vai estar de volta “as casa” junto aos seus verdadeiros valores e afetos de sua vidinha.

Resultado de briga no Olimpico

Integrantes da torcida Geral do Grêmio que se envolveram nas brigas durante o clássico Gre-Nal, no domingo, estão proibidos de entrar no Estádio Olímpico por tempo indeterminado. A decisão saiu após uma reunião entre a diretoria do clube e integrantes do Juizado Especial Criminal, na manhã de hoje.
A promotora Sônia Mench e o juiz de direito Marco Aurélio Martins Xavier comunicaram ao clube que instrumentos, faixas ou qualquer tipo de peça que identifique a Geral não poderão ser levados ao Estádio Olímpico.
A direção do Grêmio destaca, no entanto, que o espaço onde fica localizado a Geral não foi interditado. De acordo com o diretor administrativo do clube, Luiz Moreira, a determinação do Ministério Público prevê somente que instrumentos musicais e bandeiras que identifiquem a torcida não possam entrar no estádio.
A decisão do Ministério Público permanece até que os autos do processo sejam analisados pela Justiça.

Ricardo Gomes

O técnico Ricardo Gomes segue internado no CTI do Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Os médicos que o acompanham, Fábio Miranda e José Antônio Guasti, concederam coletiva para explicar o quadro do treinador do Vasco. Apesar de descartarem uma nova cirurgia, o quadro ainda envolve risco de vida.
"A angiotomografia cerebral, exame moderno que mostra circulação cerebral, afastou a possibilidade de má formação que possa ter contribuído para a hemorragia. Isso é bom para a recuperação, afastando nova cirurgia", afirmou Guasti, que operou Gomes na noite de domingo.
Fábio Miranda falou sobre a evolução do quadro do treinador. "Foi operado há 48h, e a evolução é satisfatória. Não há nenhum tipo de alteração. A monitorização feita no CTI, assim como tomografia, não mostram nada. Sinais de boa evolução clínica. O estado ainda é grave, mas hoje foi um dia muito bom", explicou.

Desfile Cívico de Canoas: interpretação lírica do Hino

A interpretação lírica da soprano gaúcha Cristina Sorrentino vai ser uma das atrações culturais na solenidade de abertura do Desfile Cívico de Canoas, que ocorre neste sábado, 3. O início oficial do desfile está marcado para às 9h, na Av. Inconfidência.
A apresentação dos escritores abordados em projetos pedagógicos das escolas da rede pública municipal de Canoas vai ser outra das atrações do desfile Cívico Municipal. Uma das novidades, que deve ser atração especial vai ser o desfile de Aeronaves da Força Aérea Brasileira, caso não ocorra chuva. Este ano, o desfile Cívico de Canoas, deve reunir cerca de 7.000 estudantes das escolas de Canoas, além de 1000 outros representantes de outras organizações civis, religiosas e militares.
O Desfile Cívico de Canoas é organizado pela Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria Municipal de Integração Institucional, com o apoio de todas as secretarias, coordenadorias e demais setores do governo municipal. A participação da soprano Cristina Sorrentino neste evento é viabilizada a partir da Diretoria de Linguagens Artísticas da Secretaria Municipal de Cultura.
Cristina Sorrentino:
É uma cantora lírica (soprano), natural da cidade de Canoas, com grande experiência em espetáculos e concertos, apresentando-se há mais de dez anos nos palcos do País e da América Latina. Destaca-se pelas apresentações em solenidades presidenciais, o que já lhe valeu o título de “A Diva e os Presidentes”. Teve atuações na abertura da 4ª Bienal de Artes da América Latina, na Homenagem à Mulher do Ano (Punta Del Leste, Uruguai) na Inauguração da Nova Estátua do Laçador em Porto Alegre, na Homenagem aos 174 anos da Revolução Farroupilha na Câmara de Deputados Federal, em Brasília, além de outros muitos eventos e espetáculos. Entre os prêmios e títulos recebidos possui o Troféu Clave de Sol, o Prêmio Personalidade Feminina Brasileira o Prêmio da Secretaria de Turismo, o Troféu Solidariedade promovido pela Rádio Gaúcha e o Título de Cidadã de Porto Alegre.
Fonte:Secom/PMC

Lançado livro Brasil de Bombachas na 34 Expointer

A noite de ontem marcou o lançamento do livro Brasil de Bombachas no estande da  New Holland.Uma história que começou a ser contada 16 anos atrás e resume a trajetória de milhares de gaúchos que saíram do Rio Grande do Sul para desbravar outras fronteiras, dentro e fora do Brasil.Os três integrantes da equipe que percorreu, no início deste ano, o caminho que havia sido traçado pela primeira vez em 1995, o repórter Carlos Wagner, o fotógrafo Mauro Vieira e o motorista Evérton de Jesus,lançaram ontem
Durante a produção do material multimídia, foi realizado um concurso cultural no site da New Holland, patrocinadora do projeto, que incentivou os gaúchos espalhados pelo Brasil a contarem as suas histórias. Presentes no evento, as finalistas do concurso Bianca Buzin, de Niterói (RJ), e Patricia Medeiros, de Campo Grande (MS) receberam certificados pela participação, e a grande vencedora, Patricia Augsten, de Entre Rios do Oeste, no Paraná, foi premiada com uma viagem à Bélgica.
Todos os presentes no evento receberam o livro O Brasil de Bombachas, autografado pelos autores da publicação.
Abaixo alguns momentos da sessão de autógrafos em fotos exclusivas da Voz Nativa:








FAMURS realiza Assembleia Geral com os 496 prefeitos na Expointer 2011

A FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul realiza nesta quarta-feira, dia 31 de agosto, a partir das 14h, Assembleia Geral com os 496 prefeitos, na Expointer 2011. A reunião ocorrerá no auditório da Federacite, Quadra 26, em frente à Praça Central, e terá a coordenação do presidente da FAMURS e prefeito de São Borja, Mariovane Weis.
O Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar (SUSAF) é um dos temas principais do encontro, que contará com a presença do secretário nacional de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Francisco Sérgio Ferreira Jardim. A FAMURS defende a flexibilização da legislação sanitária, tributária e de licenciamento ambiental, bem como tramitação no Parlamento gaúcho das matérias ligadas ao setor. A intenção é cooperar para a realização de programas como o de Alimentação Escolar, tendo em vista que a produção escassa e a impossibilidade dos agricultores comercializarem fora de seus Municípios, impossibilitam a execução desse tipo de projeto.
No último dia 25 de agosto, o projeto do SUSAF-RS, de autoria do deputado Edegar Pretto (PT), recebeu parecer favorável na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa.
- A FAMUS já entregou moção de apoio ao projeto – disse Weis.
Pelo texto, agroindústrias familiares que possuem Sistema de Inspeção Municipal (SIM) poderão vender seus produtos em todo o Estado, mercado hoje explorado somente por estabelecimentos no regime da Coordenadoria de Inspeção Industrial e Sanitária dos Produtos de Origem Animal (Cispoa). O projeto deve ser votado no plenário neste primeiro semestre.
- Uma legislação adequada e políticas de fomento ao crédito, financiamento e assistência técnica vão ajudar a viabilizar as agroindústrias familiares e desenvolver o estado do Rio Grande do Sul, beneficiando toda sua população – afirmou Weis.
Ainda na Assembleia Geral desta quarta-feira, o presidente da Federação dos Clubes de Integração e Troca de Experiências, Carlos Roberto Simm, fala sobre as ações da Federacite. O termo de adesão ao novo Programa de Integração Tributária e Cartão de Crédito será apresentado pelo presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Fazenda e Finanças do RS (CONSEF), Ernani Schneider.
O coordenador do Gabinete Digital do governo do Estado, Vinícius Wu, apresentado o projeto do gabinete digital. O diretor presidente do BADESUL, Marcelo de Carvalho Lopes, falará sobre quatro pontos: 1-Programa Um Computador por Aluno; 2- Programa de Modernização Administrativa; 3 – PROVIAS; 4 - Proposta de Simplificação de Operações Financeiras.
O diretor geral do ISAM, Jorge Gustavo Costa Medeiros, falará da conjuntura atual do Instituto e Perspectivas para o futuro. O presidente da FAMURS também colocará para apreciação dos prefeitos o projeto de Comunicação e Marketing da FAMURS/ISAM.

Reunião com as Primeiras-Damas

Paralelamente à Assembleia Geral, ocorre a partir das 14h, no Anexo Casa da FAMURS, a reunião com as primeiras-damas. Na pauta, a Rede Cegonha, apresentada pela diretora do Departamento de Ações em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Sandra Fagundes; e a assessora da Associação de Secretários e Dirigentes Municipais de Saúde do RS (Assedisa), Fábia Richter Antunes.
O consultor empresarial Jairo Seligmann, falará sobre a Organização e Desenvolvimento da Atividade Turística nos Municípios.
Às 17h, no Anexo da Casa da FAMURS, acontece a reunião com os Municípios atingidos por questões fundiárias, áreas indígenas e quilombolas. A apresentação do prefeito de Getúlio Vargas e coordenador da Comissão dos Povos Indígenas, Pedro Paulo Prezotto.
À noite, a partir das 20h, os prefeitos participam do jantar com o governador do Estado, Tarso Genro, na Casa do Gaúcho, no Parque Assis Brasil, em Esteio.
Fonte:Ascom/FAMURS

Coletiva de Imprensa Toyota


Na noite de ontem a Toyota ofereceu coletiva de imprensa,seguida de jantar em seu estande na 34ª Expointer tendo como pauta a participação da Toyota na Expointer,suas expectativas de vendas,panorama do mercado de picapes médias no Brasil e a participação do agronegócio nas vendas de picapes médias.

Compactação do solo minimizada e telemetria são novidades da Massey Ferguson

As soluções para agricultura de precisão da Massey Ferguson avançam mais algumas etapas durante a Expointer 2011. Complementando um portfólio que já conta com sistemas de piloto automático e outras inovações, a fábrica leva à feira o conceito inédito de tráfego controlado para grãos e um sistema pioneiro de monitoramento da frota de máquinas à distância.
O conceito de tráfego controlado para grãos proposto pela Massey Ferguson projeta um aumento médio de 15% na quantidade de hectares trabalhados pelas máquinas por hora em uma lavoura. A novidade também gera economia de combustível, por concentrar o trajeto da máquina sempre nos mesmos rastros, o que diminui o esforço da máquina em vencer a resistência do solo ao rolamento. O sistema propõe, além da diminuição da compactação pela utilização dos mesmos rastros, a padronização das larguras de trabalho de tratores, implementos, pulverizadores e colheitadeiras. A marca coloca o sistema chamado de Tráfego Controlado Massey Ferguson à disposição em toda rede de concessionárias.
O conceito envolve a adequação das bitolas das máquinas e ainda o uso da solução de piloto automático da marca, o System 150 com precisão RTK (Sistema que transmite correção do sinal em tempo real, permitindo operação com precisão centimétrica, 2cm). De acordo com o coordenador de marketing da área de soluções em tecnologia avançada (ATS, na sigla em inglês) da Massey Ferguson, Niumar Aurélio, a solução foi otimizada para as demandas das operações em culturas de grãos. “Com a redução da área compactada nas lavouras de grãos, há ganhos diretos em produtividade e melhoria das condições físicas do solo, como aumento da capacidade de infiltração e armazenamento de água no solo, reduzindo o escoamento superficial e o carregamento de nutrientes, gerando um melhor desenvolvimento das plantas,” reconhece o coordenador da área.
Outro lançamento trazido pela Massey Ferguson é o sistema de telemetria AGCOMMAND. A novidade oferece a possibilidade de monitorar a partir do escritório todo o trabalho realizado pelo equipamento no campo. Todas as informações para acompanhar a eficiência da máquina podem ser visualizadas e acompanhadas pelo acesso online do sistema. Além de monitorar a máquina, o sistema permite a geração de relatórios que podem identificar, quantificar e endereçar problemas de logística e operação. O programa ainda possibilita determinar parâmetros de operação e ajustar alertas por mensagem em celular caso o equipamento trabalhe fora destas pré-determinações.
Fonte:Uffizi Consultoria em Comunicação

RS Móvel: A Expointer na mão do Cidadão

Uma das novidades este ano na Expointer é a possibilidade de consulta às informações da Feira a partir de dispositivos móveis com acesso à Internet. Ao digitar o endereço m.rs.gov.br em um tablet ou smartphone, o cidadão terá acesso a toda programação da Feira, poderá consultar valores de ingressos, contará com dicas sobre como chegar ao Parque Assis Brasil - inclusive com o auxílio do google maps - e ainda terá disponível as últimas notícias do evento, atualizadas em tempo real. Este serviço, viabilizado pela PROCERGS e batizado com o nome de RS Móvel: A Expointer na mão do Cidadão, já está ativado, bastando ao interessado acessar o endereço mencionado.
Mas além desta facilidade, a PROCERGS nesta edição da Expointer segue envolvida com a missão de garantir o suporte tecnológico às principais atividades da Feira, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (SEAPA). Mobilizando este ano mais de 40 funcionários para trabalharem diretamente no Parque de Exposições Assis Brasil, a Companhia disponibiliza os dois principais sistemas que fazem o gerenciamento da movimentação de animais no evento: O Sistema de Defesa Agropecuária (SDA) e o EXP. O segundo, totalmente incorporado às atividades desenvolvidas no Parque, faz o acompanhamento do evento em seus diferentes momentos: inscrição, geração de catálogo, admissão e pesagem de animais, além de acompanhar os processos de julgamento e comercialização. O SDA, por sua vez, é o sistema que controla toda a movimentação de animais na Feira.
A PROCERGS também assegura grande parte da infraestrutura tecnológica que garante a comunicação na Feira; é responsável pelo desenvolvimento do site oficial do evento (www.expointer.rs.gov.br) - e também pelo suporte técnico oferecido a secretarias e órgãos do Governo - além de oferecer acesso gratuito à Internet no Pavilhão Internacional (este ano a banda de Internet é três vezes maior em relação ao ano passado).
Este ano também novos órgãos do Estado passam a ser atendidos pela Companhia na Expointer, na área de acesso à Internet, caso da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), em especial a área da agricultura familiar.
Fonte:Imprensa Procergs.

FAMURS promove programação especial para Expointer 2011

No intuito de valorizar a importância do agronegócio gaúcho, a FAMURS - Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul preparou uma série de atividades para a 34ª edição da Expointer. É o terceiro ano consecutivo que a FAMURS está diretamente envolvida com o evento que acontece no km 257, da BR-116, em Esteio. Localizada no coração do Parque de Exposições Assis Brasil, a sede própria da Casa dos Municípios está montada em frente ao Pavilhão Internacional (quadra 12, lote 08).
- Nosso objetivo é fortalecer a representatividade da FAMURS e consolidar o movimento municipalista no Estado -ressaltou o presidente da Federação e prefeito de São Borja, Mariovane Weis.
Durante todos os dias da Expointer a FAMURS realizará uma série de atividades, com a participação das suas áreas técnicas. No dia 30 de agosto, terça-feira, às 14h, a comissão de Vice-Prefeitos do RS define sua nova diretoria no auditório do Centro Administrativo da Expointer (quadra 33, em frente ao Pavilhão de Gado Leiteiro). Na quarta-feira, 31 de agosto, às 14h, será a vez dos 496 prefeitos reunirem-se em Assembleia Geral, no auditório da Federacite (quadra 26, em frente à Praça Central).

Granizo tamanho de ovos

As pedras de gelo que caíram em Paulo Bento, no Alto Uruguai, perfuraram os telhados de diversas casas e galpões do município, na madrugada desta segunda-feira. Segundo moradores, o granizo era do tamanho de ovos e foi preciso realizar um mutirão para cobrir as residências com lonas e evitar mais estragos.
Fonte:Correio do Povo.

Inaugurada a casa da Assembléia Legislativa do RS na Expointer

Aconteceu no início desta tarde , com descerramento de placa comemorativa, o ato de instalação do Gabinete da Presidência e da Comissão de Agricultura no Novo Espaço da AL na Expointer. A solenidade contou com a presença do presidente da AL, deputado Adão Villaverde (PT) e do deputado federal e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini (PDT/RS), em cuja gestão foi aprovada e iniciada a construção do espaço. 
Em sua fala, Villaverde destacou que o" Espaço é da sociedade, dos movimentos, do setor agrícola, agropecuário, do agronegócio, da agricultura familiar." Giovani Cherini, por sua vez, enfatizou a importância da Expointer para o RS, que tem no setor primário a base de sua economia, e explicou que o objetivo da construção do espaço foi dar condições adequadas de funcionamento às atividades da Casa no Parque Assis Brasil.
Representando o governador Tarso Genro, o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Ivar Pavan, declarou que o novo Espaço vai propiciar que a vocação do Parlamento, como espaço dos grandes debates, se consolide. “Importantes temas passam por aqui para a construção de políticas, diretrizes, alternativas para as crises”, ponderou.
Durante a 34ª Expointer, o Espaço da AL abrigará debates e audiências públicas das comissões parlamentares. O Espaço da AL está localizada na quadra 13 do parque, próximo à pista de ovinos, e ocupa um terreno de 564,45 m².

Construção:
A construção do Espaço da AL foi aprovada em reunião da Mesa Diretora do dia 9 de fevereiro de 2010, no início da gestão do então presidente e atual deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS). A concessão da área para construção ocorreu em 2004, na gestão de Vilson Covatti (PP).
As obras iniciaram em setembro de 2010, após a conclusão do processo licitatório. A expectativa era inaugurar o prédio em janeiro deste ano, mas houve atraso devido à necessidade de deslocamento do sistema de esgoto que passava por baixo do terreno.
Presenças:
Também participaram da cerimônia o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Ivar Pavan; secretária de Estado do Turismo, Abigail Pereira; os deputados federais Alceu Moreira (PMDB/RS) e Nelson Marchezan Jr. (PSDB/RS); deputados estaduais Alexandre Postal (PMDB), Gilmar Sossella (PDT), Alceu Barbosa (PDT), Júlio Redecker (PSDB), Nelsinho Metalúrgico (PT), Altermi Tortelli (PT), Frederico Antunes (PP) e Chicão Gorski (PP), além de representantes do Ministério Público, Fetag e Farsul

Salário de R$ 14.837 para vereadores da Capital

A mesa diretora da Câmara de Porto Alegre decidiu em reunião no início da tarde desta segunda-feira reajustar os salários dos vereadores dos atuais R$ 10.335,00 para 14.837,00. O PSol foi a única bancada que votou contra o aumento.
O reajuste é o equivalente a 74% sobre os subsídio dos deputados estaduais e deverá ser pago de forma retroativa a fevereiro.

BM utiliza novos equipamentos durante a 34ª Expointer

A 34ª Expointer, realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, conta com novidades na área da segurança. A Brigada Militar está testando a utilização de dois novos equipamentos: o triciclo elétrico e o VANt.
O triciclo elétrico, ou Hurry, está sendo implantado em fase de testes no policiamento interno da Feira. São seis equipamentos que foram cedidos ao 34º BPM, de Esteio, e serão utilizados durante os nove dias de Exposição. Sua velocidade é de 20km/h e a duração da bateria é de 25km ou seis horas.
O Veículo Aéreo Não-Tripulado, ou VANt, está sendo usado na segurança do Parque, permitindo a captura de imagens em locais de difícil acesso. A pilotagem pode ser feita via controle remoto ou em trajetos programados.
A autonomia do equipamento é de, aproximadamente, 25 minutos e os voos podem ter uma altitude de até 150 metros. As imagens captadas pela unidade aérea são enviadas a uma central de monitoramento, onde os policiais militares acompanham as transmissões.

Público visitante no primeiro fim de semana da feira supera os 90 mil

O público visitante da 34ª Expointer já ultrapassa os 90 mil nos dois primeiros dias de feira. No sábado , 48.419 pessoas passaram pelo Parque Assis Brasil. Ontem, até as 18h, 42.357 pessoas haviam entrado no parque, entre visitantes e credenciados. O movimento deste ano é superior se comparado ao primeiro fim de semana do ano passado, quando o total chegou a 88.072 visitantes: 32.696 no sábado e 55.376 no domingo.
A venda de animais rendeu até agora R$ 2.736.170,00. Deste total, R$ 2.706.570,00 resultam da venda de 135 equinos e oito coberturas. O restante é referente ao comércio de pequenos animais. Até as 17h deste domingo, foram vendidos 75 pássaros a R$ 8.580,00; 50 coelhos a R$ 7.000,00; nove chinchilas a R$ 1.170,00; e 102 aves a R$ 12.850,00.
No sábado, a 28ª Exposição de Artesanato comercializou 3.780 peças, entre cuias, facas e artigos típicos em couro. O valor chegou a R$ 131.078,50. Já ontem, a estimativa de vendas era de R$ 150 mil.
A Feira da Agricultura Familiar teve um volume de vendas neste fim de semana que deve ultrapassar os R$ 200 mil. No sábado, foram vendidos R$ 102.101,00 em produtos coloniais. A expectativa para este domingo é de pelo menos R$ 100 mil em vendas. Os produtos mais procurados são salames, queijos, pães, cachaças e vinhos.
Os bancos BRDE, Badesul, Banrisul, Banco do Brasil e Sicredi receberam mais de R$ 56,5 milhões em propostas de investimentos para aquisição de máquinas e implementos agrícolas. O programa mais procurado é o Pronaf Mais Alimentos.

Desfile Cívico transfere edição do Prefeitura na Rua

Devido a realização do Desfile Cívico de Canoas, no próximo sábado, 3, neste dia não ocorrerão as atividades do projeto Prefeitura na Rua.
A solenidade de abertura das celebrações do 7 de setembro ocorre nesta quinta-feira, dia 1.º. A cerimônia, com início às 10h, na Praça da Emancipação (em frente à Prefeitura). Na ocasião, será executado o tradicional acendimento da pira, com a participação das escolas de Canoas. Esse evento vai contar com a presença de autoridades políticas, civis e militares, além de atrações culturais. A apresentação da Banda do V Comar já está confirmada.
No dia seguinte, sexta-feira, tem início a Guarda do Fogo Simbólico, por soldados da Brigada Militar. No segmento, integram o cronograma para essa ação cívica representantes da guarda municipal, das escolas e de outras entidades municipais

Desfile é na Inconfidência:

O Desfile Cívico vai ser realizado no próximo dia 3 de setembro, na av. Inconfidência, e deve reunir cerca de 7.000 estudantes das escolas de Canoas, além de 1000 outros representantes de outras organizações civis, religiosas e militares.
No dia 3 de setembro, sábado, a concentração para o desfile tem início às 8h, e a revista da tropa dos militares que abrem o evento ocorre às 8h45. O início oficial do desfile está marcado para às 9h. A apresentação dos escritores abordados em projetos pedagógicos das escolas da rede pública municipal de Canoas vai ser uma das atrações do desfile cívico Municipal. Uma das novidades, que deve ser atração especial vai ser o desfile de Aeronaves da Força Aérea Brasileira, caso não ocorra chuva.
Além da homenagem nacional do padre Landell De Moura, o desfile de Canoas vai homenagear, no Estado, a Legião Brasileira da Boa Vontade (LBV) e, a nível local, o escritor e jornalista Nemézio Miranda de Meirelles, ex-patrono da imprensa canoense, falecido recentemente.
Fonte:Secom/PMC

Novartis Saúde Animal alertará criadores sobre tristeza parasitária bovina

Durante a 34ª edição da Expointer  a Novartis Saúde Animal alertará os criadores de gado sobre os prejuízos causados pela infestação de carrapatos. Em seu estande, a empresa oferecerá aos visitantes orientações sobre a Tristeza Parasitária Bovina e a resistência aos parasiticidas.
A Tristeza Parasitária Bovina compreende as duas principais enfermidades transmitidas pelo carrapato Boophilus microplus no Brasil: a babesiose (Babesia bovis e B. bigemina) e a anaplasmose (Anaplasma marginale),as quais podem acontecer juntas ou separadas. De forma geral, os sintomas se caracterizam por apatia, orelhas caídas, febre, emagrecimento, fraqueza e debilidade - dando origem à denominação "Tristeza Parasitária”. Em alguns casos, os animais também apresentam problemas de locomoção, tremores musculares e agressividade.
 Entre 1978 e 2004, um levantamento realizado pela Faculdade de Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) demonstrou que, de 4.775 materiais de bovinos enviados ao seu laboratório de diagnósticos e analisados, 374 (7,83%) foram diagnosticados com enfermidades parasitárias. Desse total, a Tristeza Parasitária Bovina representou 57,4% dos casos, com 215 diagnósticos confirmados.
“Se, além da mortalidade, considerarmos as perdas em produtividade, tais como a diminuição do ganho de peso, queda na produção de leite e os custos do tratamento dos animais acometidos, é possível que o impacto econômico desta doença no Brasil ultrapasse US$500 milhões anuais”, estima Octaviano Pereira Neto, veterinário e gerente da Novartis Saúde Animal.
A fim de evitar que a Tristeza Parasitária se agrave e leve à morte dos bovinos, é necessário iniciar o tratamento assim que os primeiros sintomas forem observados. Além disso, é recomendado o controle do carrapatonos animais, para evitar altas infestações e que a doença chegue a ser transmitida. “Apenas 5% da infestação por carrapatos reside no próprio boi, o restante se concentra na pastagem na forma de ovos e larvas. Por isso, é necessário um controle efetivo e conjunto, com produtos que atuem diretamente nas larvas que sobem do pasto para o animal, reduzindo gradativamente a infestação ambiental”,aconselha Octaviano.
Em seu estande na Expointer, a Novartis Saúde Animal irá expor um “carrapatário” para mostrar o ciclo de vida dos carrapatos e orientar os criadores de gado sobre o controle e combate a esses parasitas, estratégias de manejo da resistência aos carrapaticidas e o controle da Tristeza Parasitária bovina.
Fonte:In Press

RZ Reclusion da Carapuça e Feriado de Santa Edwiges vencem o Freio de Ouro 2011

No ano em que completa 30 edições, a maior competição de cavalos crioulos do País - o Freio de Ouro - premiou Feriado de Santa Edwiges para o primeiro lugar entre os machos, na grande final, e RZ Reclusion da Carapuça para as fêmeas. Os ganhadores foram os animais que melhor conciliaram atributos morfológicos e funcionais durante as provas.
Feriado de Santa Edwiges é da Cabanha Santa Edwiges, de São Lourenço do Sul/RS, e foi montada pelo ginete Milton Castro. Já RZ Reclusion da Carapuça é da Cabanha Profecia de Parobé/RS e foi montada pelo ginete Cezar Augusto Freire.
O prêmio de Domador do Ano ficou com Milton Castro, premiação que foi entregue pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, que representou o governador Tarso Genro na final do Freio de Ouro 2011.
Segundo Mainardi, o cavalo crioulo vem ganhando destaque em âmbito nacional. "Somente em 2010, o cavalo crioulo contabilizou R$ 100 milhões em negócios. Isso significa que o Brasil está olhando para estes animais como uma raça de baixo custo no mercado e que atende as necessidades do campo."
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) informou que 1.469 animais participaram das seletivas. Foram 62 credenciadoras e 12 classificatórias, com disputas realizadas no Brasil, Argentina e Uruguai.

Secretaria da Cultura disponibiliza sessões de cinema grátis na Expointer

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine RS), vai promover sessões de longas-metragens gaúchos durante a 34ª Expointer. Os filmes serão exibidos diariamente, sempre às 19h, no galpão do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), com entrada franca.
As produções selecionadas também propõem um panorama da trajetória dos diretores Paulo Nascimento, Henrique de Freitas Lima e Tabajara Ruas. Em comum, estes três cineastas têm um olhar sempre atento para a história do Rio Grande do Sul, que é documentada tanto em tramas de época quanto em roteiros mais contemporâneos. Todas as sessões têm entrada franca.
Confira as datas de exibição dos filmes:
28 de agosto - NETTO PERDE SUA ALMA
29 de agosto - NETTO E O DOMADOR DE CAVALOS
30 de agosto - DIÁRIO DE UM NOVO MUNDO
31 de agosto - LUA DE OUTUBRO
1º de setembro -VALSA PARA BRUNO STEIN
2 de setembro - BRIZOLA, TEMPOS DE LUTA
3 de setembro - EM TEU NOME

Lançado nessa manhã o livro “Os sargentos da legalidade”

Nesta manhã, o livro “Os sargentos da legalidade”, de Ney de Moura Calixto foi lançado no salão Nélson Paim Terra, no Paço Municipal. O livro conta a história do Movimento da Legalidade, liderado pelo então governador do Estado, Leonel Brizola, que defendia a manutenção da ordem jurídica, com a posse do vice, João Goulart. Ney de Moura Calixto, na condição de sargento da Aeronáutica, teve participação ativa no movimento ao impedir que os aviões decolassem de Canoas para bombardear o Palácio Piratini.
Participaram da solenidade, o prefeito Jairo Jorge, a presidente do Movimento Ação por Canoas (MACA) e primeira-dama do município, Thaís Penna, a vice-prefeita Beth Colombo, o deputado Estadual Nelsinho Metalúrgico, o secretário de Cultura Flávio Adonis,o secretário de Comunicação Evandro Gomes,o autor do livro, Dr. Ney de Moura Calixto e o vereador Dario Francisco da Silveira (PDT).
Em sua explanação, o advogado e amigo da família Calixto, Dr. Jorge Luis Dalmás agradeceu ao prefeito Jairo Jorge pela consolidação do livro que resgata a história dos nobres heróis que salvaram o povo gaúcho de um bombardeio. Muito emocionado, Calixto, agradeceu aos amigos e colegas da FAB e contou a breve sinopse do livro.
O prefeito Jairo Jorge lembrou das histórias contadas pelos seus pais sobre Leonel Brizola e salientou que ele foi um homem que fez a diferenças, era ousado, determinado e, isso que fez com ele não tivesse temos de impedir a grande tragédia. Disse que esse ato de coragem dos bravos sargentos garantiu que a história tivesse outro caminho, por isso hoje, “celebramos a memória da história, vocês não são sargentos da legalidade, vocês são os sargentos da esperança”, conclui.
No auditório Sady Fontoura Schivitz , o grupo Espaço da Arte, de Bom Princípio, apresentou a peça teatral “Legalidade”. Após a esquete, aconteceu a sessão de autógrafos. As atividades foram organizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

Nova metodologia do Plantão Integrado atua na sensação de segurança

Com base nas denúncias e reivindicações da população canoense, as forças policiais e de fiscalização do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) decidiram atuar na sensação de segurança, ou seja, focar os Plantões Integrados de Fiscalização (PI) nos locais onde há mais pedidos de policiamento.
De acordo com secretário de Segurança Pública e Cidadania de Canoas, Eduardo Pazinato, as informações de roubos, barulhos, ou simplesmente solicitações de mais segurança surgiram através dos sistemas de participação popular oferecidos pela prefeitura. “Os dados apontados pela comunidade, desde 2009 até hoje, foram cruzados pelo Observatório de Segurança até chegarmos nos bairros com maior número de reclamações”. Pazinato informou ainda que foi sugerido para as equipes do PI “que as fiscalizações fossem feitas nas ruas onde há cadastro de estabelecimentos comerciais e que fossem próximas das ruas de solicitação ou residência de solicitantes”.

40º PLANTÃO:

A 40ª edição do Plantão Integrado de Fiscalização já cumpriu a lógica proposta pela secretaria de segurança. Na madrugada deste sábado, 27, a ação aconteceu no bairro São José.
Foram visitados quatro locais. No balanço das ações a SMDE realizou duas notificações de auto de infração, uma notificação de encerramento. O Trânsito fez dez abordagens, quatro atuações e recolheu uma moto.
Participaram a Brigada Militar com quatro policiais, a Guarda Municipal com seis agentes, a fiscalização de trânsito com quatro pessoas, a Vigilância Sanitária com um representante, o Meio Ambiente com dois fiscais, o Desenvolvimento Econômico também com dois fiscais e o Procon com um integrante.
Fonte:Secom/PMC

Gaúcha está entre os mortos após queda de bonde no Rio

A gaúcha Claudia Lilian Almeida Fernandes entre os cinco mortos no com o bonde de Santa Tereza que perdeu o controle e tombou ontem, provocando a morte de cinco pessoas e ferindo outras 57, no Rio de Janeiro.
O bonde tinha um arame no lugar de um parafuso em um dos eixos que prende as rodas traseiras. Na mesma estrutura, que tem cerca de cem anos, uma sapata de freio (espécie de pastilha) completamente gasta chamou a atenção dos técnicos do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) durante vistoria na manhã de hoje.

O Corpo de Bombeiros da Capital retomou por volta do meio-dia de hoje as buscas ao operário soterrado após o desabamento nas obras de uma estação de bombeamento de esgotos na Zona Sul da cidade.
Onze homens trabalhavam na conclusão de uma Estação de Bombeamento de Esgoto junto a uma praça do loteamento Jardins do Prado, com entrada pela Avenida Juca Batista. Destes, nove foram resgatados com vida e encaminhados ao HPS e Hospital Cristo Redentor, e um foi retirado sem vida do local.
Eles faziam a colocação de uma viga de concreto no segundo pavimento quando houve o acidente. Sob eles havia uma abertura de quatro metros abaixo do nível do solo, totalizando oito metros.

Touro da raça Devon é o animal mais pesado da 34ª Expointer

Com 1.300 kg, São Valentim, um touro da raça Devon, é o animal mais pesado da 34ª Expointer. O título é simbólico, mas já rende fama e atrai olhares curiosos dos visitantes que passam pelo box 1304 do Pavilhão dos Bovinos de Corte.
O peso recorde foi constatado no exame de admissão realizado nesse sábado (27). São Valentim 1440, como foi batizado, agora se prepara para o julgamento da raça, na próxima quarta-feira (31), às 14h, na Pista Central do Parque Assis Brasil.
O touro mais pesado da Expointer nasceu com 35 kg no dia 5 de agosto de 2006. “Sombra”, como é conhecido devido ao seu grande porte, pertence à pecuarista Soely Hoffman, de André da Rocha.O touro foi comprado em 2008 junto à cabanha São Valentim e custou, na época, R$ 10 mil. Hoje o preço é avaliado em R$ 25 mil, conforme o veterinário Gilson Hoffman veterinário da Cabanha Santa Lúcia. “Constatamos a aptidão deste excepcional animal logo ao comprarmos e resolvemos mantê-lo em nosso plantel”.
Sombra foi o grande campeão da 8ª Exposição Regional de André da Rocha, realizada em 2008. Nesta 34ª Expointer, ele é um dos seis animais da jovem expositora Ana Paula Paludo Hoffman, de apenas 14 anos.

Presente na 34 ªExpointer




Pelo 4 ano consecutivo a Loja Maçônica Luz Vida e Amor do Oriente de Esteio Jurisdicionada ao Grande Oriente do Rio Grande do Sul GORGS ,está presente na Expointer,com a Casa do Maçom.
Segundo o venerável mestre  Ricardo Seidenkranz a movimentação tem sido intensa e tem por objetivo acolher e congregar a todos participantes da Ordem que estão na feira ou em vista a ela.

Presença do IGTF

A Fundação Insttituto Gaucho de Tradição e Folclore  (FIGTF),orgão ligado a Secretaria do Estado da Cultura,está presente na 34ª Expointer.
Durante este 1º dia, recebeu a vista do Governador Tarso Genro,demais secretários e autoridades,bem como a presença de seu diretor técnico Claudio Knierim e do presidente do IGTF Rodi Borghetti e sua esposa.
O Diretor Claudio Knierim,resalta que a presença do IGTF na feira ,só foi possível devido a parceria com o Instituto Escola do Chimarrão da cidade de Venâncio Aires e ao esforço dos funcionários da FIGTF,coordenados pela  srta .Denise Gress e sra. Cristine.

instituto Escola do Chimarrão




Mais uma vez o Instituto Escola do Chimarrão de Venancio Aires está presente na Expointer ensinado a preparar e degustar um bom chimarrão.
Este ano participam junto ao stand da Fundação Instituto Gaucho de Tradição e Folclore (FIGTF),em frente ao Restaurante Internacional.

Falece Albino Manique

Albino Batista Manique, mais conhecido como Albino Manique, faleceu as 8.30h desta manhã aos 80 anos de idade completados no mês passado,em ...