Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Adão Villaverde profere seu primeiro discurso como presidente da Assembleia Legislativa

O presidente eleito da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Adão Villaverde (PT), proferiu o seu primeiro discurso. O novo presidente ressaltou as contribuições dos gaúchos para a história nacional e conclamou para o enfrentamento de temas inadiáveis.
Villaverde salientou que, durante a sua gestão, pretende aprofundar o debate sobre o enfrentamento da erradicação da pobreza no RS; o desenvolvimento regional sustentável que o RS requer; a infraestrurura e logística que o RS necessita; prevenção aos fenômenos (des)naturais e os efeitos climáticos; educação para todos e a inclusão digital; o Sistema Único de Saúde: qualificação do atendimento e financiamento; a segurança alimentar como direito: da produção à comercialização e ao consumidor; modelo de Segurança Pública que queremos e 50 anos da Legalidade: democracia, reforma política e papel dos legislativos.

Nova solteira no pedaço

Sabrina Sato não está mais namorando o deputado federal do Rio Grande do Norte Fábio Faria. A informação foi confirmada por pessoas próximas à apresentadora. O casal se separou na última quarta-feira (27). A dificuldade da dupla em encontrar tempo nas respectivas agendas para namorar foi o principal motivo do término, já que Sabrina mora em São Paulo e Fábio em Natal. Recentemente, Sabrina e Fábio viajaram para Fernando de Noronha, no Réveillon, e para Paris, no início de janeiro. O casal estava junto há um ano e meio. Este ano, Sabrina desfilará como madrinha de bateria da escola de samba Vila Isabel, no Rio.

Rainha de Bateria

Ellen Roche é coroada rainha de bateria da escola de samba Unidos do Porto da Pedra, no Espaço Cultural Porto da Pedra, em São Gonçalo, Rio de Janeiro.

Herdeira de Gandhi

A líder do governista Partido do Congresso, Sonia Gandhi, reza diante do monumento de Mahatma Gandhi em Rajghat, pela celebração do Dia dos Mártires.

Na Argentina

As presidentes da Argentina, Cristina Fernández Kirchner, e do Brasil, Dilma Rousseff, reuniram-se nesta tarde  na Casa Rosada, em Buenos Aires, para em encontro inédito, seguido de almoço oficial. Esta é a primeira vez que Dilma visita o país ou faz uma viagem internacional oficial desde que tomou posse, em janeiro. As duas devem discutir acordos para avanços nas relações bilaterais e na cooperação nas áreas de pesquisas científicas, tecnológicas e sociais. Elas devem assumir um compromisso de prosseguir com uma política comum para o desenvolvimento da região e maior espaço no cenário internacional. Temas como o incremento da parceria entre o Brasil e a Argentina na área de energia nuclear, uma parceria para a construção de casas populares baseada na experiência do programa Minha Casa, Minha Vida, a construção do complexo hidrelétrico de Garabi (entre a província de Corrientes, na Argentina, e o Rio Grande do Sul) e a construção da ponte entre Santa Catarina e a Argentina também estão na pauta. Mais tarde, Dilma se reunirá com as Mães e Avós da Praça de Maio, grupo de mulheres que desde a ditadura militar argentina cobra o paradeiro dos desaparecidos políticos e a punição dos envolvidos em torturas e assassinatos no período. A presidente brasileira vem acompanhada de sete integrantes de seu gabinete que devem participar de reuniões paralelas com funcionários argentinos.
Dilma chegou acompanhada de sete ministros: Antonio Patriota (Relações Exteriores), Nelson Jobim (Defesa); Aloysio Mercadante (Ciência e Tecnologia); Fernando Pimentel (Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior); Iriny Lopes (Mulheres); Mário Negromonte (Cidades); Paulo Bernardo (Comunicações), além do interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, e o assessor especial, Marco Aurélio Garcia.

Troca de comando no 1º/14º GAV - Esquadrão Pampa

O coordenador de Integração Institucional da Prefeitura de Canoas, Luiz Possebom, representou o prefeito Jairo Jorge em cerimônia de troca de comando do 1º/14º Grupamento de Aviação – Esquadrão Pampa. A solenidade foi realizada na manhã desta segunda-feira, 31, na Base Aérea de Canoas.
Pilotando um dos caças F5 que compõe o Esquadrão, o tenente aviador Sérgio Barros, transmitiu o cargo para o tenente aviador Alexandre Rocha Alves, que também voava em formação com o grupo de aeronaves, que sobrevoava a pista da Base Aérea.
Após, ambos pousaram as aeronaves e participaram da cerimônia junto ao palanque das autoridades.
O 1º/14º GAV Esquadrão Pampa tem suas raízes no 3º Regimento de Aviação, Unidade Aérea do Exército, criada no ano de 1934, em Santa Maria. Em 1937 o RAV foi transferido para Canoas.
Em 1947, foi criado o 1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação (1º/14º GAV). Nascia então, um dos mais importante e operacionais esquadrões da Força Aérea Brasileira.
O efetivo do Esquadrão Pampa é composto pela elite os pilotos de caça da FAB, pela excelente reputação e conhecida tradição que possuem. Os militares que nele servem são oriundos das unidades de transição, os quais somente após uma relativa bagagem operacional e de ter adquirido uma larga experiência, alçam as condições necessárias para servirem no 1º/14º GAV.
Fonte:Jesiel B. Saldanha/BACO

Discurso de despedida de Giovani Cherini na presidência da ALRS

Volto mais uma vez a esta tribuna, não para uma despedida, mas para UM AGRADECIMENTO.
Há 16 anos, quem aqui fazia seu discurso de estréia era o educador que os caminhos do destino afastaram do meio cooperativista e converteram em aprendiz de político. Hoje, vencida uma etapa desse aprendizado, sinto a emoção de deixar a Casa onde me fiz plena e orgulhosamente político. E com o diploma de deputado federal que o povo generosamente me concedeu, venho à presença dos meus colegas dizer do fundo do coração: MUITO OBRIGADO!
Dos mais de 600 pronunciamentos realizados nesta Casa ao longo de minha vida parlamentar, hoje quero inverter a lógica das minhas falas.
Desejo agradecer a todas as pessoas que passaram pela minha vida política, contribuíram com ela e souberam dar-lhe projeção e grandeza. Agradeço aqueles que me assessoraram, indicando os melhores caminhos a seguir.
Agradeço aos membros da Mesa Diretora pela convivência e pelo compromisso compartilhado neste ano, aos líderes de bancadas e a todos os parlamentares desta Casa pela convivência pacífica e pela confiança depositada durante meu mandato. Em especial, à Bancada do PDT que, em mim acreditando, indicou-me para representar o partido na presidência da Casa.
Agradeço profundamente também aos superintendentes, aos diretores, aos coordenadores, aos órgãos e setores vinculados à Mesa e à Presidência, ao chefe do meu gabinete e toda a equipe da presidência, do Forum Democrático, bem como a todos os servidores desta Casa pela dedicação e pela prestimosa contribuição de cada um.
Tudo o que conseguimos foi obra do esforço, da dedicação e do comprometimento de cada parlamentar e de cada servidor desta Casa.
Agradeço a todos os sonhadores.
Agradeço por ter tido a oportunidade de apresentar mais de 680 Projetos de Lei e ter aprovado 101 leis nesta Casa. Iniciativas aprovadas aqui, e, por serem benéficas ao povo, hoje se encontram tramitando em praticamente todos os parlamentos do Brasil.
Agradeço aos que votaram a favor das minhas propostas, e aos que as rejeitaram, porque estamos em uma democracia e em pleno Estado de Direito. Agradeço a minha eleição em 1994, com 18.975 votos; em 1998, com 38.691 votos; em 2002, com 55.185 votos, e, em 2006, com 64.523 votos. E também aos 111 mil votos recebidos em 2010.
Agradeço a oportunidade recebida: poder dirigir esta Casa até o dia de hoje. Lembro aqui a frase proferida no meu discurso de posse ocorrido no dia 30 de janeiro de 2010. Naquela oportunidade iniciei com um pensamento de Mahatma Gandhi que faço questão de repetir agora: “Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.”
CREIO QUE ESTAMOS FAZENDO UMA HISTÓRIA NOVA... Afirmo sem medo de errar que construímos uma nova história desta Casa. Fizemos dessa Casa a Casa da Cooperação. O Rio Grande virou o estado da Cooperação. O Rio Grande compreendeu melhor o que é COOPERAR.
Cooperar é pacificar. Segundo o Dicionário, significa aliviar, atenuar, congraçar, harmonizar, reconciliar, serenar, sossegar, tranqüilizar.
Por isso, não tenho dúvidas de que o nosso Estado vive um novo momento político depois de COOPERAÇÃO: O RIO GRANDE ACIMA DAS DIFERENÇAS. OS ELOS DA INTEGRAÇÃO FIZERAM A DIFERENÇA. Eu falo de pessoas.
E por falar em pessoas, quero agradecer as mais de 700 pessoas presentes no evento final do Programa Cooperação realizado no Teatro Dante Barone, no dia 26 de janeiro, com a OCERGS, e a participação de cooperativas, cooperativistas, Poder Executivo, Ministério Público, Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas. Realizamos um evento a altura da COOPERAÇÃO, prestando homenagens a 41 cooperativas e entidades que se destacaram no setor cooperativista consolidando o programa de gestão desta Casa. Mostramos a pujança do cooperativismo gaúcho.
Para isso precisamos de muito pouco. Basta uma ação positiva. É como atirar uma pedrinha no lago. O impacto causará uma revolução na água fazendo com que ondas circulares se propaguem pela superfície da água. As ondas se quebram apenas quando encontram alguma barreira. A nossa tarefa enquanto político é quebrar estas barreiras e fazer com que as resistências diminuam cada vez mais.
Isso é o que eu chamo de energia vibracional. Aquela que atua em corrente, através de elos, irmanando as pessoas em torno de objetivos comuns, neste caso, o de cooperarem umas com as outras.
A cooperação traz FELICIDADE.
Senhor presidente.
A FELICIDADE DAS PESSOAS ESTÁ NAS SUAS PRÓPRIAS MÃOS, E CABE A NÓS, POLÍTICOS, DESENVOLVERMOS FORMAS PARA QUE NUNCA ACABE.
O sonho de um emprego, da casa própria, da água tratada, de uma boa escola, da rua calçada, saúde, o lazer, o trabalho, a segurança, previdência social, políticas públicas, a democracia... Os pensadores gregos já estabeleciam a democracia como uma forma de definir a felicidade.
FELICIDADE Senhor PRESIDENTE.
As pessoas querem ser felizes.
Quem pode oferecer tudo isso? O Estado. Seus dirigentes. Portanto, nós políticos. Nós temos parte nisso. E a cooperação é um dos caminhos da FELICIDADE. Quem coopera vive melhor, portanto, é FELIZ. SOU UM HOMEM FELIZ. Por isso não me canso de agradecer.
Quero agradecer os 54 deputados e dizer de meu orgulho de ter dirigido este Parlamento. Agradeço a todas as bancadas, indistintamente, e a todos os assessores e membros pela compreensão e pelo apoio. Agradeço aos servidores do Legislativo. Aos diretores, coordenadores, funcionários e estagiários, meu reconhecimento.
Agradeço aos servidores terceirizados, do cafezinho, da água, dos elevadores.
Agradeço aos Cargos de Confiança. Aos jornalistas que cobriram esta Casa, colunistas, blogueiros, jornais, rádios, TVs.... Os elogios nos animaram e a críticas serviram para buscar novos rumos.
AGRADEÇO e dedico a GESTÃO da Cooperação alguns resultados positivos.
Cooperação, associativismo e responsabilidade social, pilares que nortearam as ações no Parlamento gaúcho em 2010 e neste pedacinho de 2011.
Não considero utopia ter lançado as sementes para a construção de um Rio Grande acima das diferenças. Criamos um novo cenário político que se descortina para os gaúchos, o que não teria sido possível sem o aprofundamento das relações com os demais Poderes e com as diversas representações da sociedade. Esta interligação com as diversas instâncias pautou as ações da Presidência durante todo o ano. O Palácio Farroupilha foi palco de inúmeras audiências com servidores públicos, empresários e comitivas de diversos rincões do Estado. Esta Casa atuou como mediadora nas negociações salariais e de planos de carreira do funcionalismo público.
Entre as instituições que tiveram o Plano de Cargos e Salários aprovados ou sofreram mudança, é bom dizer, depois de muitas negociações, podemos citar, a FEPAGRO, DAER, Fundação Zoobotânica, Porto de Rio Grande, Secretaria dos Transportes, Fundação de Proteção Especial. Também ajudamos a Criar do Quadro de Técnico de Nível Médio beneficiando todos os Técnicos Agrícolas e Industriais que trabalham no serviço Público Estadual.
Intermediamos importantes acordos entre o Governo estadual e categorias de classe. Cito o Projeto de Reajuste da nossa Brigada Militar, entre tantos.
Além disso, para maior aproximação com as comunidades do interior, a Assembleia Legislativa se fez presente em iniciativas que promovem os valores e tradições do Rio Grande do Sul, participando de feiras e exposições.
Em 2010, o Parlamento gaúcho realizou 115 sessões plenárias, nas quais foram apreciadas 410 roposições, sendo 295 projetos de lei. Realizamos mais 400 audiências.
Cumprimos o exercício pleno do dever constitucional de propiciar o equilíbrio e harmonia entre os poderes, uma vez que no inicio de sua gestão o Estado encontrava-se conflagrado e não havia interlocução entre os poderes.
Promovemos reuniões para debater a questão do endividamento das cooperativas agropecuárias, conseguindo suspender os leilões de bens e aprovar o AJUSTAR-RS que as beneficiou. Medidas administrativas implementadas em nossa gestão buscaram modernizar a Casa, trazendo mais segurança na aplicação dos recursos públicos. A partir da formalização de um convênio com o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), com vistas à execução do projeto Modernizando a Gestão da Assembleia Legislativa (MGA), houve significativa redução de despesas. A meta de atingir ganho de R$ 3,5 milhões nos 14 meses do convênio, até outubro de 2011, poderá chegar a R$ 5 milhões. Até novembro, a economia foi de R$ 2,7 milhões, a partir da otimização de despesas em áreas como as da informática, comunicação, serviços de terceiros, viagens e estadas, material de consumo, utilidades e transportes.
“Os números, considerando o curto espaço de tempo, fazem do projeto o melhor case em execução”
REPITO:
“Os números, considerando o curto espaço de tempo, fazem do projeto o melhor case em execução”
Palavras do presidente do Conselho Superior do PGQP, Jorge Gerdau Johannpeter, referindo-se claro, aos resultados já obtidos com o nosso Programa de Qualidade em relação a outras instituições e empresas que contrataram o Programa.
O espírito de cooperação prevaleceu sempre no momento da negociação de matérias polêmicas. Atuamos como mediadores em questões que envolveram trabalhadores, órgãos públicos, entidades e empresários. Iniciamos a construção da Casa da Expointer, cujas obras devem ser finalizadas até o final de fevereiro. Com este espaço permanente a Assembleia Legislativa se aproxima ainda mais do setor primário gaúcho.
Ainda no âmbito interno, implantamos o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos e Folha de Pagamento (RHE), em funcionamento desde outubro. Esta medida prioritária veio substituir a metodologia utilizada há mais de 20 anos, garantindo maior transparência e confiabilidade. Outra iniciativa com o objetivo de dar transparência às atividades do Parlamento, aprovada pela Mesa Diretora em novembro, foi a ampliação da capacidade de comunicação da Casa, disponibilizando para todos os gaúchos o sinal aberto da TV Assembleia.
A operacionalização depende, ainda, da assinatura de convênio com a Câmara dos Deputados. A intenção é que o modelo de referência já disponibilizado em São Paulo passe a ser realidade no Rio Grande do Sul, o mais breve possível. Inauguramos o Memorial do Legislativo, que consolidou o trabalho que vinha sendo desenvolvido desde 2004. O novo espaço levará às gerações futuras as páginas já escritas da história, com o registro oficial e perene da construção da democracia.
Alcançamos as metas de excelência em Gestão Pública, uma vez que 94% DAS METAS ESTABELECIDAS NO INICIO DA GESTÃO FORAM CUMPRIDAS.
Alcançamos as metas de público tanto na Assembleia como em eventos realizados no interior envolvendo mais de meio milhão de pessoas.
Em parceria com o Instituto Municipalizar, realizamos 9 grandes Congressos tornando o Parlamento gaúcho, novamente, um Fórum de Discussões altamente qualificadas acerca dos grandes temas da Nação Brasileira. Debatemos temas como: MUNICIPALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS, TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, COMBATE A CORRUPÇÃO E CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO, FEDERALISMO, REFORMA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, REFORMA TRIBUTÁRIA, TRIBUTAÇÃO E FEDERALISMO, REFORMA POLÍTICA, COMBATE A CORRUPÇÃO ELEITORAL, REFORMA PROCESSUAL CIVIL, O REPENSAR DA INSTITUIÇÃO PARLAMENTO E A QUALIFICAÇÃO DA ATIVIDADE PARLAMENTAR.
Importante dizer que os referidos congressos se caracterizaram por serem atos de COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL entre 142 instituições do Poder Público e da Sociedade Civil Organizada, entre elas 42 UNIVERSIDADES e Centros Universitários.  estes congressos foram realizados sem nenhum custo para o Parlamento Gaúcho.
Destaco, também, o trabalho desenvolvido pelo Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional cujo Colégio Deliberativo aprovou a criação de 4 Grupos Executivos de Acompanhamento de Debates – GEADS, ou seja: Ações cooperadas e Desenvolvimento, Participação e controle social, Ações Ambientais e; Potencialidades Econômicas do Tradicionalismo Gaúcho. Setenta e sete instituições participaram das discussões destes temas através de 44 reuniões realizadas na Assembleia e no Interior do Estado. O resultado deste trabalho foi a grande contribuição que estes Grupos deram ao nosso Estado, cujo relatório pode ser acessado no site da Assembleia.
Cito um: A discussão, criação e instalação do primeiro Observatório Social do Estado do Rio Grande do Sul, já em funcionamento no municipio de Santa Maria. O Observatório Social é uma instituição preocupada em auxiliar a sociedade na fiscalização das ações realizadas pelos órgãos públicos.
Faço apenas um breve relato das nossas atividades. Maiores informações estão no nosso Relatório da Gestão que poderá ser encontrado na saída deste plenário. Destaco ainda a entrega de Prêmios e Medalhas, todas previstas em regulamento. Dentro da linha de que quem coopera deve agradecer-se e, sobretudo, reconhecer-se o trabalho e o ESFORÇO DAS OUTRAS PESSOAS, estabelecida aqui, a política do BEM, do BEM RECONHECER e de aproximar o Rio Grande do centro das decisões nacionais.
Entre os homenageados estão Nelson Jobim, Ministro Aires Britto, Ministro Orlando Silva, Ex-Ministra da Casa Civil, a presidente da República eleita, Dilma Rousseff, Ministra do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie, Ministro do STJ Luiz Fux, Fabio Koff, Lazier Martins, Ana Amelia Lemos, Pedro Ortaça, Raul Randon, o vice-presidente da República Michel Temer entre outras importantes personalidades.
Um estado que se preza, que tem orgulho e que compartilha com todos os nossos compatriotas brasileiros as belezas e a sua cultura, sabe reconhecer, também, homem mulheres de espírito altivo de outras querências. É por isso que somos diferenciados. Homenageando o que temos de bom lá fora ESTAMOS mostrando a eles o nosso valor, a nossa pujança e as nossas conquistas. A homenagem é uma espécie de batismo que torna o homenageado tão gaúcho como aquele que nasceu nesse torrão sulino.
Que o reconhecimento seja uma política de atitudes nessa Casa.
RECONHECER É AGRADECER. Reconhecer é ser grato.
Como dizia o poeta, a “A gratidão desbloqueia a abundância da vida”. Ela torna o que temos em suficiente, e mais. Ela torna a negação em aceitação, caos em ordem, confusão em claridade. Ela pode transformar uma refeição em um banquete, uma casa em um lar, um estranho em um amigo. A gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para o hoje, e cria uma visão para o amanhã." Eu diria que a gratidão é que dá sentido a política e aos políticos cuja confiança dos brasileiros segue em baixa.
Luc Ferry, filósofo e humanista francês afirma em seu livro POLITICA E VIDA PRIVADA NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO que: “A profissão dos políticos, é realmente ingrata”.
Por mais que façamos, basta algo errado e “pum”, vem tudo abaixo.
Por isso precisamos reinventar a forma de fazer política preocupando-nos realmente com a mudança de comportamento das pessoas no sentido de que sejam mais FELIZES. Nós temos que ser o agente da felicidade. Se pudéssemos ligar agora para nossos filhos e perguntar o que eles mais  querem na vida: certamente diriam: PAI EU QUERO SER FELIZ... Assim comportam-se as pessoas. É POR ISSO QUE TENHO INSISTIDO que o Legislativo tem o dever de preocupar-se com a verdadeira integração do povo gaúcho, fundamento para a paz, justiça, desenvolvimento e felicidade. É aqui o ambiente em que devem ser instigados e debatidos os assuntos de interesse do Estado, e o interesse do Estado é o INTERESSE DA PESSOA!. Também é daqui que se espera algo pontual, diferenciado que não seja escândalo ou má gestão. Por isso debatemos a COOPERAÇÃO como veículo dessa integração e como propulsora do crescimento.
Saio da Casa Política Gaúcha para integrar outra Casa Política, agora a Câmara Federal.
Não tenham dúvidas que para lá também levarei a bandeira da cooperação.
No Brasil não é diferente. É constante a luta de uma ideologia contra a outra, uma classe contra a outra, um segmento contra o outro, o que faz distanciar cada vez mais indivíduos e comunidades, aumentando no Estado o alheamento e a competição destrutiva.
Não podemos negar a nossa tradição divisionista. Quero despertar a importância da cooperação a nível nacional como uma profunda consciência de união, de fraternidade, de parceria, na convicção de estar juntos e atuando juntos para o bem de todos.
Queremos disseminar a importância da cooperação procurando levar, como agente político, aquele que é considerado o mais básico dos direitos humanos: o direito à FELICIDADE.
Muito obrigado a todos.

Dilma se reúne com Cristina Kirchner em Buenos Aires

Com quase uma hora de atraso por causa das fortes chuvas que atingem a região, a presidente Dilma Rousseff chegou por volta de 12h30 (horário local)  a Buenos Aires, capital da Argentina. Ela foi recebida pela presidente Cristina Kirchner no Salão Branco da Casa Rosada, sede do poder no país.
Depois da reunião reservada com a colega argentina, Dilma segue para um encontro com as avós e mães da Praça de Maio, mulheres que perderam filhos e netos durante o periodo da ditadura militar na Argentina.
Fonte:PR

Shaolin continua internado, após 13 dias

Após ter sofrido um acidente de carro há 13 dias, o humorista Shaolin permanece internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital das Clínicas de São Paulo, segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa do hospital. O quadro do comediante é grave e inalterado.
Há sete dias, a sedação de Shaolin foi suspensa e ele continua em coma, não respondendo a comandos verbais.
Na última quinta-feira, (27), Francisco Jozenilton Veloso foi submetido a traqueostomia e limpeza cirúrgica no membro superior esquerdo, tendo sido colocado um substituto temporário (espaçador) para a falha óssea.

Estado de saúde de Chico Anysio melhora

Chico Anysio continua internado, mas segue apresentando boa recuperação no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro.
Segundo novo boletim do clínico intensivista Luiz Alfredo Lamy, divulgado hoje,"o paciente está fora do leito, interagindo com a família e melhora progressivamente".
O comunicado também afirma que o quadro infeccioso está controlado, o processo de retirada do respirador evolui e o paciente respira praticamente sem ajuda mecânica ao longo do dia.

Saqueadores roubam antiguidades de museus no Egito

Um grupo saqueou um depósito do museu Qantara, perto de Ismailia, cidade à beira do canal de Suez, segundo uma fonte da polícia turística. O local tinha 3.000 objetos dos períodos romano e bizantino.
Muitas das peças haviam sido encontradas na península do Sinai por israelenses, depois da ocupação da região por Israel, na Guerra dos Seis Dias, em 1967. Só recentemente elas haviam sido devolvidas ao Egito.
Um funcionário do depósito disse que os saqueadores afirmavam estar à procura de ouro. O funcionário explicou que não havia ouro no local, mas os saqueadores não desistiram, quebraram alguns itens e levaram outros embora.
Um arqueólogo disse que os depósitos perto das pirâmides de Saqqara e Abu Sir também foram saqueados.
- Em outros locais, guardas e moradores conseguiram repelir gangues de saqueadores.

Orkut faz 7 anos no Brasil

A Rede Social do Google é acessada por 91% dos usuários brasileiros que acessam Redes Sociais, segundo uma pesquisa do Ibope. Na última véspera de Natal foram enviados 95 milhões de scraps – uma marca histórica da rede social. Em janeiro, foram adicionadas mais de 62 milhões de fotos, o que originou 1,6 bilhão de pageviews.
Outros números representativos vêm dos jogos que atraem milhões de usuários. A Vostu, responsável pelo game MiniFazenda, tem uma média de 20 milhões de usuários ativos por mês.

Manifestantes convocam greve geral por tempo indeterminado no Egito

O opositores ao governo do presidente egípcio, Hosni Mubarak, no poder há 30 anos, convocaram para terça-feira, dia 1.º, uma greve geral por tempo indeterminado e um megaprotesto. A expectativa é que a passeata conte com a adesão de um milhão de pessoas.
A convocação foi feita na noite de domingo pelos trabalhadores de Suez, uma das três maiores cidades do país e, ao lado de Alexandria e do Cairo, sob toque de recolher. Eles disseram que a paralisação só será encerrada quando forem ouvidas suas demandas.
Com mais de 100 mortos nos protestos, turistas se apressam em deixar o Egito e cresce o temor de saques. A partir desta segunda-feira, Mubarak determinou que o toque de recolher, que vem sendo desrespeitado, vá das 15h às 8h. Os protestos entram no sétimo dia.

ONG divulga imagens de índios isolados no Brasil

A organização mundial de apoio aos índios Survival International divulgou imagens que mostram índios isolados no Brasil, perto da fronteira com o Peru.
As fotos foram tiradas pela Funai. A sobrevivência da tribo estaria em perigo por causa da entrada de madeireiros ilegais no território.

Drogas em urso de pelúcia

Uma operação contra o tráfico de drogas no norte do Estado resultou na prisão de 16 pessoas na manhã desta segunda-feira. A investigação da Polícia Civil durou sete meses.
Em uma casa,  estavam cinco quilos de crack e cocaína. Segundo a polícia, droga suficiente para produzir 30 mil pedras de crack. Uma parte da droga estava escondida dentro de um urso de pelúcia.

Dilma visita Argentina em primeira viagem internacional como presidente

A presidente Dilma Rousseff encontra-se hoje com a presidente argentina Cristina Kirchner.
Dilma Rousseff chegará a Buenos Aires às 11h (12h em Brasília), reunindo-se pouco depois com Kirchner, que a receberá com um almoço na chancelaria antes de seu regresso ao Brasil, previsto para as 16h (17h em Brasília), segundo sua agenda oficial.

Banco Panamericano confirma que negocia venda

O Banco Panamericano admitiu que está sendo negociada a  sua venda .

Brasil presidirá Conselho de Segurança da ONU

O Brasil assumirá a presidência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira e irá comandar o grupo até dezembro de 2011. O posto é rotativo e sempre ocupado por um dos 15 membros do órgão.
Há anos, o Brasil tenta ocupar um assento permanente no conselho e defende sua reforma. Ao assumir o comando, o objetivo é ampliar os debates para as áreas de conflito nas regiões mais pobres do mundo.

Egito proíbe Al-Jazeera de operar em seu território

O ministro da Informação do Egito, Anas El Feki, proibiu a rede de televisão Al-Jazeera, do Qatar, de operar no país. A rede fazia uma ampla cobertura das manifestações contra o regime do presidente Hosni Mubarak, anunciou a agência oficial Mena.
Segundo a agência, o ministro "ordenou que a Al-Jazeera na República Árabe do Egito feche as portas, que sejam canceladas suas autorizações e que sejam retirados os crachás de imprensa de seus funcionários a partir de hoje (domingo)".
No momento do anúncio da proibição, a Al-Jazeera continuava transmitindo imagens do Egito, porém, posteriormente, a emissora anunciou que o satélite egípcio Nilesat, administrado pelo Estado, suspendeu a transmissão dos programas da rede.
– A transmisssão por satélite foi interrompida pela Nilesat – declarou um diretor técnico da Al-Jazeera.
A emissora, que também é retransmitida por outros satélites árabes, entre eles Arabsat, comunicou a seus telespectadores uma nova frequência para captar os programas.

وزير الإعلام المصري أنس الفقي، حظرت شبكة تلفزيون الجزيرة في قطر، التي تعمل في البلاد. وقال إن شبكة تغطية واسعة من المظاهرات ضد نظام الرئيس حسني مبارك اعلنت وكالة الشرق الاوسط المصرية الرسمية.
وقالت الوكالة ان وزير "أمرت أن قناة الجزيرة في جمهورية مصر العربية إغلاق الأبواب ، والتي يتم سحبها بالتزاماتها وانسحبت من البطاقات الصحفية من موظفيها اعتبارا من اليوم (الاحد)".
ولدى الاعلان عن الحظر، واصلت قناة الجزيرة بث صور مصر، ولكن في وقت لاحق، أعلنت المحطة أن القمر الصناعي المصري نايل سات، التي تديرها الدولة أوقفت بث برامج الشبكة.
أعلن المدير الفني لقناة الجزيرة -- -- انقطع البث بواسطة الأقمار الصناعية نايل سات.
نقلت المحطة، التي هي أيضا من قبل الفضائيات العربية الأخرى، بما في ذلك عربسات، أعلنت لمشاهديه تردد جديدة لاستقبال البرامج.

 

Colisão entre trens mata pelo menos 10 pessoas na Alemanha

Pelo menos 10 pessoas morreram e cerca de 40 ficaram feridas após um trem regional de passageiros colidir com um trem de mercadorias no sábado em Saxônia-Anhalt, no leste da Alemanha.
O acidente ocorreu perto de Oschersleben, próximo a Magdeburgo, por razões ainda desconhecidas. O trem regional é da linha HarzElbeExpress e circula entre Magdeburgo e Halberstadt.

Mindestens 10 Menschen starben und etwa 40 nach einem Fahrgast der Regionalbahn mit einem Güterzug Samstag in Sachsen-Anhalt im Osten Deutschland kollidierte verletzt.
Der Unfall ereignete sich in der Nähe von Oschersleben bei Magdeburg, aus unbekannten Gründen. Die regionale Bahnlinie ist HarzElbeExpress und zirkuliert zwischen Magdeburg und Halberstadt.

Transporte hidroviário entre Porto Alegre e Guaíba deverá funcionar em abril

O transporte hidroviário entre Porto Alegre e Guaíba começará a funcionar em abril deste ano. O contrato firmado entre a Metroplan e a empresa Catsul Guaíba foi homologado pelo conselho superior da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs).
A expectativa é que duas mil pessoas usem o serviço diariamente.

Prédio em construção desaba em Belém

Um prédio em construção com cerca de 20 andares desabou no início da tarde de sábado em Belém (PA), na travessa Três de Maio, entre as avenidas Magalhães Barata e José Malcherno, no bairro Nazaré.
O desabamento ocorreu após um temporal na cidade.

Na data de hoje assumem os novos deputados estaduais.

Em sessão plenária hoje, assumirão os 55 deputados estaduais eleitos para a 53ª legislatura, 17 deles estreando no legislativo estadual. Dos eleitos, 33 foram reconduzidos, enquanto 22 nomes são diferentes dos que assumiram em 2006 – uma renovação de 40%.

Quatro suplentes vão assumir:

São os deputados que já estão exercendo cargos no Executivo gaúcho. Estão nessa situação Luiz Fernando Mainardi (PT), secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio; Stela Farias (PT), que está na pasta de Administração e Recursos Humanos; Ciro Simoni (PDT), secretário de Saúde; e Luiz Augusto Lara (PTB), encarregado da pasta do Trabalho e Desenvolvimento Social.
Os secretários estão temporariamente licenciados de seus cargos no governo estadual, de forma a poderem assumir seus postos na Assembleia. Trata-se de uma posse protocolar, no entanto; já no dia seguinte, os empossados deixam seus lugares para que os suplentes possam dar continuidade aos mandatos. Assumirão os petistas Jeferson Fernandes e Luís Fernando Schmidt, além de Marlon Dias (PDT) e Jurandir Maciel (PTB)

Abaixo, a relação completa dos deputados estaduais que atuarão em 2011:

PT (14)

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA: Adão Villaverde
LÍDER DO PARTIDO E DO GOVERNO: Miriam Marroni
LÍDER DA BANCADA: Daniel Bordignon
BANCADA:
Edegar Pretto
Raul Pont *
Valdeci Oliveira
Adão Villaverde *
Daniel Bordignon *
Luis Lauermann
Miriam Marroni
Marisa Formolo *
Altemir Tortelli
Alexandre Lindenmeyer
Ana Affonso
Nelsinho Metalúrgico
Jeferson Fernandes
Luis Fernando Schmidt

PMDB (8)
LÍDER DA BANCADA: Giovani Feltes
LÍDER DO PARTIDO: Márcio Biolchi
BANCADA:
Marco Alba *
Edson Brum *
Márcio Biolchi *
Giovani Feltes
Gilberto Capoani *
Alexandre Postal *
Maria Helena Sartori
Álvaro Boessio

PDT (7)
LÍDER DA BANCADA: Gerson Burmann
LÍDER DO PARTIDO: Adroaldo Loureiro
BANCADA:
Juliana Brizola
Gilmar Sossella *
Gerson Burmann *
Adroaldo Loureiro *
Alceu Barbosa Velho
Dr. Basegio
Marlon Santos

PP (7)
LÍDERES DA BANCADA E DO PARTIDO: indefinidos
BANCADA:
Silvana Covatti *
Pedro Westphalen *
Adolfo Brito *
Frederico Antunes *
João Fischer (Fixinha)
Jose Francisco Gorski (Chicão)
Mano Changes *

PTB (6)
LÍDERES DA BANCADA E DO PARTIDO: indefinidos
BANCADA:
Aloísio Classmann *
Ronaldo Santini
Francisco Sperotto
Marcelo Moraes
Cassiá Carpes *
Jurandir Maciel

PSDB (5)
LÍDER DA BANCADA: Jorge Pozzobom
LÍDER DO PARTIDO: Adílson Troca
BANCADA:
Lucas Redecker
Pedro Pereira *
Adílson Troca *
Zilá Breitenbach *
Jorge Pozzobom

PSB (3)
LÍDER DA BANCADA: Heitor Schuch
LÍDER DO PARTIDO: Catarina
BANCADA:
Heitor Schuch *
Miki Breier *
Catarina

PPS (2)
LÍDERES DA BANCADA E DO PARTIDO: indefinidos
BANCADA:
Paulo Odone *
Luciano Azevedo *

DEM (1)
BANCADA:
Paulo Borges *

PCdoB (1)
BANCADA:
Raul Carrion *

PRB (1)
BANCADA
Carlos Gomes *

* indica deputado estadual reeleito

Soliedariedade gaucha,parte via aérea para o Rio

Na tarde de sábado decolou da Base Aérea de Canoas um avião Hércules carregando mais de 11 toneladas de donativos. Deste total, 3.677 quilos são de roupas e calçados, 7.166 quilos de alimentos e mais 620 quilos em medicamentos, conforme a assessoria de imprensa da Base Aérea.
Os mantimentos foram recolhidos pela Defesa Civil do Estado e estavam em um dos armazéns do Cais do Porto da capital.

Instituto Penal de Canoas será interditado em fevereiro

O Instituto Penal de Canoas será interditado, junto com mais setes casas prisionais do regime semiaberto sob a jurisdição da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Porto Alegre.
O ingresso de novos condenados será proibido até que ocorra a progressão, já concedida, a 400 presos do semiaberto que ocupam as vagas e agravam a superlotação do regime fechado. A decisão, do juiz Alexandre de Souza Costa Pacheco, do Juizado da Fiscalização de Presídios, entra em vigor a partir de 14 de fevereiro.
A interdição parcial fica mantida até que a Superintendência do Sistema de Execução Penal (Susepe) cumpra todas as decisões judiciais concessivas de progressão de regime para o semiaberto proferidas pela VEC de Porto Alegre.

Tiririca quer entrar na Comissão de Educação e Cultura

Na saída do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde foi submetido a uma cirurgia para a retirada de pedras da “inflamadíssima” vesícula, o deputado eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR), o Tiririca, falou dos projetos para a Câmara.
O humorista afirmou que pretende fazer parte da Comissão de Educação e Cultura.

Os dois lados de uma mesma festa

Enquanto católicos , celebram Nossa Senhora dos Navegantes:

Prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti,acompanhado do ex-governador Olivio Dutra e irmandade de Navegantes durante a procissão.
Afro-Umbandistas , celebram a Yemanjá:

 Trago-te oferendas para homenagear.

Navegantes já foi assim...

Sim houve tempos em que era mesmo Navegantes,depois com o desastre do Bateau Mouche,tornou-se Nossa Senhora dos Caminhantes.
A procissão deixou o Lago Guaiba e passou a ser feita de a pé.



Nossa Senhora de Navegantes,os anonimos que realizam a festa


A tradicional festa de Nossa Senhora dos Navegantes, chega a sua 136ª edição no próximo dia 02 em Porto Alegre.
Muitos pensam que a festa é realizada apenas pelo padre e festeiros,mas para o bom andamento do evento,inumeros são os heróis anonimos que trabalham para que devotos possam prestar suas homenagens .







Não deveria haver uma fiscalização?




Ontem 30/01, estive visitando o parque da Redenção em Porto Alegre,chamou-me a atenção que recentemente a Pepsi doou equipamentos de ginastica para a terceira idade,mas ou a população é muito analfabeta ,sendo o uso proibido para crianças ou  através de exercicios os de melhor idade rejuvensceram?

Eleita Corte do Carnaval 2011 de Canoas-RS

Thamiris Damazia, 16 anos, moradora do bairro Niterói, representante da escola de samba Nenê da Harmonia, é a Rainha do Carnaval 2011 de Canoas. Ela foi eleita na noite deste sábado e, junto com a primeira princesa Francine dos Anjos (Os Tártaros), segunda princesa Taline dos Santos (Nossas Raízes) e o Rei Momo Pedro Gregório, forma a nova Corte do Carnaval. A Nossas Raízes também recebeu o trofeu de melhor torcida, entregue pelo presidente da Liga da Escolas de Samba de Canoas, Rubens Menezes.
O evento, promovido pela Liga da Escolas de Samba de Canoas, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, ocorreu na Sociedade Cultural e Beneficente Rui Barbosa. O ingresso foi um quilo de alimento não perecível, doados às vítimas das enchentes e deslizamentos no Rio de Janeiro.

Presenças:

A festa foi prestigiada pela Corte de Porto Alegre, Rei Momo Fábio Verçoza, rainha Samen dos Santos e princesas Mahara Ferreira Pereira e Tamires Nunes e por carnavalescos de cidades da Região Metropolitana.
O público lotou a sede da Sociedade Rui Barbosa para torcer pelas candidatas e dançar ao som do Show Nossas Raízes (escola campeã do Carnaval 2010) e pelo grupo de pagode Bem à Vontade. Todas as escolas de samba da cidade também estavam representadas com seus mestres-salas e porta-bandeiras.
Após os desfiles das concorrentes, em trajes social, maiô e fantasia, os votos foram contabilizados e anunciado o resultado. Faixas e coroas foram entregues pela Corte de 2010 e pela coordenadora Luciane Vais.
O secretário de Cultura, Fávio Adonis, diretores da SMC, titulares das Coordenadorias Municipais participaram da festa, que se estendeu pela madrugada.

Júri:

O júri que escolheu a Corte foi formado Joseane Oliveira (Miss Gay 2010), Helida Freiras, André Rossales, Marco Aurélio, Evandro Hazzy, Bruna Jaroceski, Laney Langaro, Imídio Gobbi e Jenifer Foldmann.
Fonte:Secom/PMC

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...