Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Muito obrigado leitores

Agradeço aos leitores da Voz Nativa Comunicações pois na tarde de hoje ultrapassamos a casa dos 1000 acessos em pouco mais de 3 meses de veiculação na rede mundial de computadores.

Filas para ver Lula

As pessoas que aguardam a abertura dos portões do Gigantinho para assistir à conferência do presidente Lula pressionam pela abertura antecipada dos portões. De acordo com a secretaria da presidência, a abertura está prevista para as 17h30min.
Lula deve chegar a Porto Alegre por volta das 19h e o balanço que ele apresentará dos 10 anos de Fórum Social Mundial está previsto para começar às 19h30min

Cristo em reparos

A estátua do Cristo Redentor, símbolo do Rio de Janeiro e uma das sete maravilhas do mundo, passará por obras de restauração que começam ainda neste mês de janeiro. As obras estão previstas para durar até junho deste ano.
Na restauração será feita a reposição de pedras que faltam no mosaico que reveste a estátua, além de fazer reparos em rachaduras, desníveis e manchas de umidade. De acordo com os responsáveis pela obra – a companhia Vale e a Arquidiocese do Rio - os problemas são superficiais e não comprometem a estética do monumento, mas, sem esses cuidados, poderiam evoluir para danos maiores.
A visitação não será interrompida durante o período e para garantir a segurança dos visitantes a estátua será revestida de uma tela transparente.
A estátua do Cristo foi inaugurada em 1931, depois de cinco anos de obras. Com 30 metros de altura e mais oito metros de pedestal, ele está localizada a 709 metros acima do nível do mar, no topo do morro do Corcovado.

Tigresa adota porcos

O zoológico tailandês Sriracha tem nos tigres uma de suas principais atrações. Mas uma foto divulgada nesta terça-feira mostra uma curiosa família: uma mãe tigre e seus filhotes de porcos.
Ao todo, três filhotes suínos foram adotados pela mãe, que tem oito anos de idade.
O zoológico Sriracha fica na província de Chonburi, a aproximadamente 100 km a leste da Bangkok.

Na boca do leão

O domador de leões ucraniano Vladislav Goncharov executa seu número no 8º Festival Internacional de Circo em Budapeste.
Se fosse no Brasil seria com o imposto de renda.

Marcha abre oficialmente o FSM

Milhares de pessoas se reuniram hoje ao final da tarde concentradas em frente a prefeitura da capital para participarem da  Marcha que inaugura o FSM e já é tradição.
Autoridades como o vice-prefeito da Capital, José Fortunati, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e o deputado estadual Ivar Pavan (PT-RS)  participaram da caminhada.
O vice-prefeito de Porto Alegre considera importante a participação na caminhada. — Nossas cidades mostram que estão incorporadas aos movimentos sociais — explicou  José Fortunati.






Celebrado dia de Oxossi

Hoje a tarde  o Parque Esportivo Eduardo Gomes, em Canoas, sediou a comemoração do 5º ano do Dia Municipal de Oxóssi e Zélio F. Moraes. Um evento realizado pela Coordenadoria Municipal das Diversidades, em parceria com a Associação do Movimento de Ação Afro-Umbandista pela União dos Axés (Uniaxés) e a Federação Afro-umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul (FAUERS), em homenagem a umbanda. O público lotou o local e pode acompanhar de perto, os sorteios, shows de música (como o Canta Brasil), dança, teatro, capoeira, entre outros.
Oxóssi (Òsóòsi) trata-se de um Orixá da Umbanda. Orixás não são Deuses como muitas pessoas podem conceber em outras religiões, mas sim Divindades criadas por um único Deus: Olorun (dentro da corrente Nagô) ou Zamby (dentro da corrente Bantu e das correntes sincréticas). Oxossi é o deus caçador, senhor da floresta e de todos os seres que nela habitam. É o orixá da fartura e da riqueza. Atualmente, o culto a Oxóssi está praticamente esquecido na África, mas é bastante difundido no Brasil, e em outras partes da América onde a cultura iorubá prevaleceu.
Na história da humanidade, Oxóssi cumpre um papel civilizador importante, pois na condição de caçador representa as formas mais arcaicas de sobrevivência humana, a própria busca incessante do homem por mecanismos que lhe possibilitem se sobressair no espaço da natureza e impor a sua marca no mundo desconhecido.
Astúcia, inteligência e cautela são os atributos de Oxóssi, pois, como revela a sua história, esse caçador possui uma única flecha, por tanto, não pode errar a presa, e jamais erra. Oxóssi é o melhor naquilo que faz, está permanentemente em busca da perfeição. Sua rebeldia é algo latente na história, pois foi desobedecendo às interdições que Oxóssi se tornou orixá. Tal como Xangô, Oxóssi é um orixá avesso à morte, porque é expressão da vida. A Oxóssi não importa o quanto se viva, desde que se viva intensamente.
Já o Coordenador de Diversidades Paulo Rogério Ambieda, o Paulinho D´Odé, fez questão de declarar seu orgulho em ser afro-umbandista. “É a religião mais cultuada, mais freqüentada e menos assumida, mais isso será diferente, daqui pra frente”, afirmou. Segundo ele, esta sendo estudada a implantação de um santuário afro-umbandista em Canoas, e ainda citou um pensamento de Mahatma Gandhi: “As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?”.
No Brasil, alguns autores alegam que a Umbanda iniciou-se com a mediunidade do não menos famoso médium Zélio Fernandes de Moraes, no início do século XX. Outros, dizem que a Umbanda nasceu com a vinda dos negros africanos escravizados pelos brancos, que trouxeram suas crenças, suas mitologias e seus orixás.
Importante resaltar a presença tambem no evento de um frei com seu hábito religioso caracteristico e do ir. marista Idenir Cecchim.
A celebração finalizou com a gira onde pais e filhos de santos receberam as suas entidades e atenderam aos presentes.

Aula sobre Chimarrão

Durante entrega das credenciais pra o FSM 10 na tarde do dia 23/01/10 na assembleia legislativa em Porto Alegre,ministrei uma aula com degustação de chimarrão para 4 norte americanas que estavam chegando para participar do evento e apreciavam a cultura gaucha.
A Foto que registra este momento foi tirada pelo professor Eugenio Borges com seu celular e que passa a colaborar tambem com a Voz Nativa Comunicações.

Celebração de Oxossi

Hoje no Parque Esportivo Eduardo Gomes, em Canoas, vai sediar a comemoração do 5º ano do Dia Municipal de Oxóssi e Zélio F. Moraes.
Realizado em homenagem a umbanda, esse evento é uma realização da Coordenadoria Municipal das Diversidades, em parceria com a Associação do Movimento de Ação Afro-Umbandista pela União dos Axés (Uniaxés) e a Federação Afro-umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul (FAUERS).
A celebração ocorre a partir das 16h. Na ocasião, estará sendo recebido contribuições espontâneas de 1kg de alimento não perecível, que serão destinadas a entidades assistenciais.

Histórico do Forum Social Mundial

A criação do Fórum Social Mundial teve sua origem nas grandes manifestações em Seattle, durante o encontro da Organização Mundial do Comércio (OMC), em novembro de 1999, e naquelas realizadas em Washington, em 2000, contra as políticas do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial. Milhares de organizações civis, que travavam lutas isoladamente, passaram a se organizar enquanto movimento planetário de resistência à globalização neoliberal e por alternativas de desenvolvimento com justiça social, sustentabilidade e a democracia participativa.
Desde 2001, quando se realizou pela primeira vez em Porto Alegre, com o lema o “outro mundo possível”, o Fórum Social Mundial vem se contraponto ao Fórum Econômico Mundial de Davos, que reúne ricos e poderosos do mundo na formulação do “pensamento único” neoliberal. O FSM e o chamado “espírito de Porto Alegre” ganharam o mundo. A escolha da capital gaúcha para a realização do Fórum Social Mundial em quatro edições decorreu da natureza das experiências vividas em terras gaúchas com governos de esquerda.
O Fórum saiu de Porto Alegre para realizar-se nos diferentes continentes (Américas, Europa, África e Ásia) e voltou em 2009  à Belém, na Amazônia brasileira. Passou a se realizar não apenas como evento mundial, mas também através de fóruns continentais, nacionais, locais e temáticos. Esta rica trajetória exige agora uma reflexão mais sistemática para avaliações e projeções.

20 anos dos Cavaleiros da Paz /RS

Elton Saldanha, consagrado cantor e compositor, e amigos festejaram os 20 anos do grupo Cavaleiros da Paz no ultimo dia 13. Para esta ocasião tão especial, Saldanha recebeu  dois dos fundadores do grupo: Antônio Augusto Fagundes e Rodi Pedro Borghetti, em apresentação no Multipalco do Teatro São Pedro.
Participaram ainda da  apresentação, mais cinco músicos  dentre os quais Hugo La Roque e as cantoras Raquel Guarisse, Amanda Giacomelli, o cantor Daniel Torres, mais Erlon Péricles.
O grupo Cavaleiros da Paz, formado em 1990, leva além das fronteiras a cultura e os costumes do povo gaúcho, percorrendo a América Latina e cidades da Europa a cavalo.

En la pampa de lo infierno
Ninguna cerca se grampa
O homem é o Deus na terra
E o centauro a sua estampa
Os meus olhos transnoitados
Como estrelas pirilampas
São um mapa de casco e flores
Quando cavalgo na pampa.

Vem nos bastos paissandu
Nas chilenas cantaderas
No fio das guajuvira
Nos bulbos de alma leguera
Vem nos palas curraleiros
Na humildade das taquaras
Onde tremulam bandeiras
Pra se esquecerem fronteiras.

Por sorte, hoje encilho um verso
Como quem monta um bete
Não estou só, estou de a cavalo
Aonde o pago me vê
Estrada feita na guerra
Na amizade se refaz
Por que aí vão de a cavalo
Os cavaleiros da paz.

Dia de Oxóssi celebrado em Canoas

No próximo dia 24 de janeiro, domingo, o Parque Esportivo Eduardo Gomes, em Canoas, vai sediar a comemoração do 5º ano do Dia Municipal de Oxóssi e Zélio F. Moraes.
Realizado em homenagem a umbanda, esse evento é uma realização da Coordenadoria Municipal das Diversidades, em parceria com a Associação do Movimento de Ação Afro-Umbandista pela União dos Axés (Uniaxés) e a Federação Afro-umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul (FAUERS).
A celebração ocorre a partir das 16h. Na ocasião, estará sendo recebido contribuições espontâneas de 1kg de alimento não perecível, que serão destinadas a entidades assistenciais

Juju do Panico para a Playboy

Juliana Salimeni estampa a capa da revista Playboy de Janeiro. A modelo trabalha no programa Pânico na TV (Rede TV) e conta que não tem vergonha de ficar nua na frente dos outros.
"Trabalho de biquíni, já gravei matéria numa praia de nudismo e sou tranqüila em relação à nudez. Não tenho vergonha de ninguém", declarou a bela.


A notícia mais curiosa é que a mãe da modelo torceu para a filha sair na Playboy. "Ela me disse que um dia eu seria a estrela da Playboy e ela realmente acertou. Minha família é tranquila e eles me apóiam. Já recebi outros convites para posar nua. Recusei todos, porque meu desejo era posar para a Playboy, que é a mais conceituada de todas."
Faltou mencionar o polpudo cachê que certamente recebeu para sair in natura.

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...